Dia Internacional dos Povos Indígenas: Funai explica importância da data

Presidenta ressalta por que sociedade brasileira precisa reconhecer importância dos povos originários

Povos indígenas foram grandes influenciadores da formação da identidade cultural brasileira [1]

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado hoje, 9 de agosto. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em dezembro de 1994.

Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a data faz referência ao dia da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra, em 1982. O Grupo foi criado para desenvolver os padrões de direitos humanos que protegeriam os povos indígenas.

A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, ressalta a necessidade de toda a sociedade brasileira reconhecer a importância dos povos originários e de conhecer mais sobre essa cultura tão rica e importante.

Para Joenia, o Dia Internacional dos Povos Indígenas é um dia que a ONU reconhece a resistência e a luta pelos direitos dos povos indígenas. Ela reforça que a data tem um significado profundo para os povos indígenas, que lutam constantemente pela efetivação de seus direitos.

"É muito importante que toda a sociedade não indígena conheça a realidade dos povos indígenas, para que possa estabelecer uma relação de interculturalidade e respeito, para que possamos conviver de forma harmoniosa e respeitosa. É crucial que a sociedade perceba nos povos indígenas uma grande riqueza cultural e de valores, como povos originários que ainda têm demandas para reconhecer seus direitos básicos e fundamentais, como o reconhecimento do direito à demarcação de suas terras e à proteção”, ressalta a presidente da Funai.

Joenia Wapichana destaca que a efetivação dos direitos dos povos indígenas também é fator primordial para a causa indígena, afinal, para ela, a única coisa que diferencia os povos é a cultura, é a diversidade cultural do Brasil.

"A relação especial que os indígenas têm com a terra é de extrema importância para manter essa diversidade cultural entre os povos indígenas e os demais. Portanto, no Dia Internacional dos Povos Indígenas, almejamos a efetivação desse reconhecimento que já foi estabelecido pelas Nações Unidas e também em nossa Constituição Federal brasileira", salienta a presidenta da Funai. 

Joenia Wapichana é presidenta da Funai

População indígena no Censo 2022

O Censo 2022 revelou dados sobre os povos indígenas no Brasil. O levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o apoio da Funai, foi divulgado na última segunda-feira, 7 de agosto. 

Confira abaixo os principais números dos povos indígenas no Brasil:

  • Há 1.693.535 pessoas indígenas, o que equivale a 0,83% do total de habitantes;

  • Pouco mais da metade (51,2%) da população indígena está concentrada na Amazônia Legal;

  • Em 12 anos, foi registrado aumento de 88,82% dos povos indígenas no Brasil;

  • Grande parte dos povos indígenas do Brasil (44,48%) está concentrada na região Norte;

  • Vivem no Norte 753.357 indígenas;

  • Os estados da Amazonas e da Bahia contam com 42,51% da população indígenas do país;

  • Sergipe (4,7 mil pessoas indígenas), Distrito Federal (5,8 mil) e o Piauí (7,2 mil) são os estados com o menor número de residentes indígenas;

  • Dos 5.568 municípios brasileiros, 4.832 tinham, em 2022, pelo menos um residente indígena, o que representa 86,7% do total;

  • Os três municípios brasileiros com o maior número de indígenas são do Amazonas: a capital, Manaus, com o total de 71.713 mil pessoas, São Gabriel da Cachoeira, com 48,3 mil, e Tabatinga, com 34,5 mil. 

Curiosidades sobre os povos indígenas no Brasil

Os povos indígenas foram grandes influenciadores da formação da identidade cultural brasileira. Destacamos abaixo algumas curiosidades sobre essa população:

Uso de adornos

O uso de adornos é uma das principais características dos povos indígenas. Eles pintam os corpos com tintura de urucum, usam colares de peças naturais, e os botoques e adornos feitos com base na arte plumária (que utiliza plumas e penas de aves).

Uma curiosidade sobre os povos indígenas é que os adornos e as pinturas corporais têm uma simbologia e podem identificar o sexo, a idade, a aldeia e a posição social do índio, estabelecendo uma espécie de identidade cultural dos povos indígenas.

Valorização da natureza

Os povos indígenas têm muita devoção à natureza, uma vez que foi por meio dela que adotaram o seu modo de vida tribal, que permitia a caça, a coleta e a agricultura familiar como modos de subsistência.

É ainda comum nas tribos indígenas o pensamento de uma vivência sustentável — retirando da natureza somente aquilo que é necessário para a manutenção da vida. 

Alimentação

A alimentação dos povos indígenas é um destaque à parte. No geral, eles comem frutas, legumes, verduras, raízes, caules, peixes e carnes de caça.

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, é comum que a população indígena se alimente com frutas próprias das regiões, como caju, açaí e guaraná.

Outros alimentos típicos dos povos indígenas são a mandioca e a tapioca.

Leia mais sobre a cultura indígena 

Créditos da imagens:

[1] Alekk Pires/ Shutterstock 

[2] Valter Campanato/ Agência Brasil

Por Silvia Tancredi
Jornalista

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Dia Internacional dos Povos Indígenas: Funai explica importância da data"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/noticias/dia-internacional-dos-povos-indigenas-veja-curiosidades-sobre-essa-populacao-no-brasil/3129204.html. Acesso em 20 de maio de 2024.