Camila, a favorita de Diana, era caçadora e guerreira. Essa moça não conhecia os afazeres domésticos, aprendera a suportar os trabalhos da guerra, em velocidade podia bater o vento, e andar sobre as águas, sem afundar.

Seu pai, Métabo, foi expulso de sua cidade por discórdia civil, e levou com ele sua filha. E fugindo de seus inimigos que o perseguia em meio à floresta, chegou às margens do rio Amazeno, que estava cheio por causa das águas das chuvas, ele então parou por um momento e amarrou a criança em sua lança, envolveu-a em cascas de árvore, e, levantou a garota e disse a Diana: “Deusa das matas! Consagro-vos esta donzela!” e então arremessou sua arma à margem oposta do rio, a lança atravessou as águas furiosas e ele pulou no rio e nadou em direção a lança, onde encontrou a filha salva.

Daí por diante, passou a viver entre os pastores, ensinou Camila a utilizar arco e flecha, podendo assim abater patos e cisnes selvagens. Muitas mães queriam Camila como nora, mas ela permanecia fiel à Diana rejeitando a idéia de casamento.

Keilla Costa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Camila"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/camila.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante