Lei dos senos

A lei dos senos é uma relação entre os lados e os ângulos de um triângulo qualquer.

Lei dos senos.

A lei dos senos é uma expressão matemática que relaciona os lados de um triângulo qualquer com seus ângulos. De acordo com esta lei, para um triângulo qualquer, a razão entre cada lado e o seno do ângulo oposto é constante.

Leia também: Secante, cossecante e cotangente — as razões inversas das razões trigonométricas cosseno, seno e tangente

Resumo sobre lei dos senos

  • A lei dos senos é uma relação matemática entre os lados e os ângulos de um triângulo qualquer.

  • A fórmula para a lei dos senos é asen , em que a, b e c são os lados de um triângulo e , e  são os ângulos opostos, respectivamente.

  • É interessante aplicar a lei dos senos quando são conhecidos dois ângulos de um triângulo e um dos lados opostos a esses ângulos.

  • Determinar o ângulo de um triângulo por meio da lei dos senos pode ser um processo inconclusivo, pois o seno obtido pode indicar dois ângulos diferentes: um agudo e um obtuso.

Videoaula sobre lei dos senos

O que é seno?

Seno é uma função trigonométrica, e seu valor depende do ângulo considerado. Podemos obter o seno de um ângulo de diferentes maneiras. No caso de um ângulo interior a um triângulo retângulo, o seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa.

Já para ângulos superiores a 90°, o uso do ciclo trigonométrico é mais indicado. Por exemplo, sabendo que o seno de 30° vale , concluímos que o seno de 150° também vale .

O que diz a lei dos senos?

Seja ABC um triângulo qualquer, com lado a oposto ao ângulo , lado b oposto ao ângulo  e lado c oposto ao ângulo .

Segundo a lei dos senos, as razões entre cada lado desse triângulo e o seno dos ângulos opostos correspondentes são iguais.

Qual é a fórmula da lei dos senos?

Em notação matemática, para um triângulo ABC com lados opostos medindo a, b e c, respectivamente, a fórmula da lei dos senos é:

  • Exemplo:

Um triângulo ABC possui ângulos  e . Sabendo que o lado oposto ao vértice A mede 0,5 cm, qual a medida aproximada do lado oposto ao vértice ? Use a aproximação sen 40° = 0,643.

Resolução:

Como a soma dos ângulos de um triângulo é 180°, concluímos que . Seja c o lado oposto ao vértice . Assim, podemos aplicar a lei dos senos relacionando os lados a e c com os senos dos respectivos ângulos opostos:

Importante: Note que não foi necessário utilizar as três razões presentes na lei dos senos para resolver o exemplo.

Demonstração e aplicação da lei dos senos

Vejamos de onde vem a lei dos senos e como aplicá-la. Para a demonstração, considere a figura auxiliar abaixo, em que o triângulo ABC é dividido em dois triângulos retângulos com um lado em comum.

Perceba que sen  e . Ou seja, temos duas expressões para h:

Consequentemente,

Agora, vamos retornar à figura auxiliar do triângulo ABC e considerar a altura H relativa ao vértice C:

Assim, temos que sen  e . Ou seja:

Consequentemente,

Combinando esse resultado com a expressão alcançada por meio da primeira figura, obtemos a lei dos senos:

  • Exemplo:

Se ABC é um triângulo com ,  e lado c, oposto a , medindo 5, qual a medida do lado a, oposto a ? Use a aproximação sen 12° = 0,208.

Resolução:Pela lei dos senos:

Quando se aplica a lei dos senos?

Aplicamos a lei dos senos quando sabemos a medida de dois ângulos e a medida de um dos lados opostos a esses ângulos. Imagine a seguinte situação: dado um triângulo ABC, sabemos a medida de dois lados e de um dos ângulos opostos a um dos lados. Nosso objetivo é determinar a medida do ângulo oposto ao outro lado.

Quando aplicamos a lei dos senos nesse caso, teremos o seno do ângulo procurado. No entanto, esse seno pode corresponder a dois ângulos diferentes. Considere um exemplo em que o resultado obtido foi . Podemos ter  ou . Portanto, para a determinação de um ângulo, a lei dos senos não é totalmente eficaz.

Lei dos senos no triângulo retângulo

Considere um triângulo retângulo ABC com catetos medindo a e b e hipotenusa c. Portanto, . Aplicando a lei dos senos e lembrando que sen 90° = 1, concluímos que:

Veja também: Os 4 erros mais cometidos na Trigonometria básica

Exercícios resolvidos sobre lei dos senos

Questão 1

(UFPB — adaptado) A prefeitura de certa cidade vai construir, sobre um rio que corta essa cidade, uma ponte que deve ser reta e ligar dois pontos, A e B, localizados nas margens opostas do rio. Para medir a distância entre esses pontos, um topógrafo localizou um terceiro ponto, C, distante 200 m do ponto A e na mesma margem do rio onde se encontra o ponto A. Usando um teodolito (instrumento de precisão para medir ângulos horizontais e ângulos verticais, muito empregado em trabalhos topográficos), o topógrafo observou que os ângulos  e  mediam, respectivamente, 30° e 105°, conforme ilustrado na figura a seguir.

Com base nessas informações, qual a distância, em metros, do ponto A ao ponto B?

Resolução:

Como a soma dos ângulos inteiros de um triângulo é 180°, temos que . Aplicando a lei dos senos:

Questão 2:

(Unifor — adaptado) Qual a medida do lado AB do triângulo abaixo?

Resolução:

Aplicando a lei dos senos:

 

Por Maria Luiza Alves Rizzo
Professora de Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIZZO, Maria Luiza Alves. "Lei dos senos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/lei-dos-senos.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas