Área da Superfície de um Corpo Humano

A área da superfície do corpo humano pode ser determinada por uma equação matemática

Os estudos Matemáticos estão presentes em diversas áreas do conhecimento humano. Na medicina, especificamente na Fisiologia, médicos desenvolveram uma equação matemática responsável por determinar a área da superfície do corpo de um ser humano. O estudo envolve um importante órgão do corpo humano, pois a pele é a camada de proteção dos nossos músculos e é por ela que algumas substâncias, juntamente com o suor, são eliminadas. A pele também é responsável pela manutenção da temperatura corporal, pela reserva de nutrientes e é detentora de terminações nervosas sensitivas.

Essa fórmula tem como objetivo determinar a quantidade de suor (líquido) expelido durante a realização de atividades físicas. Também é utilizada para acompanhamento de pessoas com problemas de ganho e perda de massa corpórea. A expressão utilizada na determinação da área superficial do corpo de um humano adulto em metros quadrados é dada por:

 

Exemplo 1

Um indivíduo com massa de 82 kg e 1,86 metros de altura possui a seguinte área superficial do corpo:

Exemplo 2

Qual a área da superfície do corpo de uma mulher com 65 kg e 1,68 metros de altura.

De acordo com estudos realizados temos que a área da superfície do corpo humano considerada normal é de aproximadamente: 1,6 m² para mulheres e 1,9 m² para homens.

 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Área da Superfície de um Corpo Humano "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/area-superficie-um-corpo-humano.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante