Apótema

O segmento de um polígono que une o centro ao ponto médio de um dos lados é chamado de apótema. Esse segmento forma um ângulo reto com o lado do polígono.

O segmento OM é um apótema do triângulo equilátero ABC. O ângulo OMC mede 90°.

O apótema de um polígono é um segmento com extremidades no centro do polígono e no ponto médio de um dos lados. Esse segmento forma um ângulo de 90° com o respectivo lado do polígono.

Para calcular a medida do apótema, é necessário considerar as características do polígono em questão. Dependendo da forma geométrica, é possível construir uma fórmula para obter essa medida. Uma observação importante é que a medida do apótema de um polígono regular é igual à medida do raio da circunferência inscrita no polígono.

Leia também: O que é a bissetriz?

Resumo sobre o apótema

  • O apótema é o segmento de um polígono que liga o centro (ponto de encontro das mediatrizes) ao ponto médio de um dos lados.

  • O ângulo entre o apótema e o respectivo lado do polígono mede 90°.

  • A medida do apótema de um polígono regular é igual à medida do raio da circunferência inscrita no polígono.

  • O apótema OM de um triângulo equilátero de lado l é dado pela fórmula

  • O apótema OM de um quadrado de lado l é dado pela fórmula

  • O apótema OM de um hexágono regular de lado l é dado pela fórmula

  • O apótema de uma pirâmide é o segmento que une o vértice ao ponto médio de uma das arestas da base, e sua medida pode ser obtida pelo teorema de Pitágoras.

Exemplos de apótema

Para encontrar o apótema de um polígono, devemos construir o segmento de reta que une o centro do polígono com o ponto médio de um dos lados. Lembre-se de que o centro de um polígono é o ponto de encontro das mediatrizes.

Apótema do triangulo equilátero, quadrado, pentágono regular e hexágono regular, respectivamente.

Nesses exemplos, o apótema foi considerado em polígonos no plano. Entretanto, existe um objeto espacial que possui um tipo diferente de apótema: a pirâmide.

Em uma pirâmide, há dois tipos de apótema: o apótema da base, que é o apótema do polígono que forma a base da pirâmide, e o apótema da pirâmide, que é o segmento que une o vértice ao ponto médio de uma aresta da base (ou seja, é a altura de uma face lateral da pirâmide).

No exemplo de base quadrada abaixo, o segmento OM é o apótema da base e o segmento VM é o apótema da pirâmide, sendo M o ponto médio de BC.

Pirâmide de base quadrada

Quais as fórmulas do apótema?

Conhecendo as características de um polígono, em especial dos polígonos regulares, podemos desenvolver fórmulas para o cálculo da medida do apótema. Vejamos quais são essas fórmulas para os principais polígonos regulares.

  • Fórmula do apótema do triângulo equilátero

No caso do triângulo equilátero, a altura e a mediana relativas a um determinado lado são coincidentes. Isso significa que o centro do polígono coincide com o baricentro do triângulo. Assim, o ponto O divide a altura AM da seguinte forma:

 e

Lembre-se de que a medida da altura de um triângulo equilátero de lado l é dada por:

Portanto, como a AM é altura do triângulo equilátero ABC e o segmento OM é o apótema do triângulo, podemos elaborar a seguinte expressão para a medida de OM, considerando que o lado do triângulo mede l:

  • Fórmula do apótema do quadrado

No caso do quadrado, a medida do apótema corresponde à metade do comprimento do lado. Assim, se O é o centro do quadrado, M é o ponto médio de um dos lados e l é a medida do lado do quadrado, então a fórmula do apótema OM é

  • Fórmula do apótema do hexágono regular

No hexágono regular, o apótema corresponde à altura de um triângulo equilátero com vértices em duas extremidades de um dos lados e no centro do polígono. No exemplo abaixo, o apótema OM do hexágono regular é a altura do triângulo equilátero OCD, em que M é o ponto médio de CD.

Como comentamos antes, a altura de um triângulo equilátero é conhecida. Assim, se o lado do hexágono regular mede l, então a fórmula do apótema OM é

  • Fórmula do apótema da pirâmide

A medida do apótema da pirâmide pode ser obtida com o auxílio do teorema de Pitágoras. No exemplo abaixo, em uma pirâmide quadrada, o triângulo VOM é retângulo, com catetos VO e OM e hipotenusa VM. Perceba que VO é a altura da pirâmide, OM é o apótema da base e VM é o apótema da pirâmide.

Pirâmide de base quadrada

Assim, para determinar a medida do apótema da pirâmide, devemos aplicar o teorema de Pitágoras:

Cuidado! VM é a altura de um triângulo isósceles, não de um triângulo equilátero. Assim, nesse caso, não podemos utilizar a fórmula da altura de um triângulo equilátero.

Como se calcula o apótema?

Para calcular o apótema de um polígono ou da pirâmide, podemos utilizar as fórmulas construídas ou associar o apótema ao raio da circunferência inscrita.

  • Exemplo 1: Considere que uma circunferência de raio 3 cm está inscrita em um triângulo equilátero. Qual a medida do apótema desse triângulo?

Como o apótema de um polígono possui a mesma medida que o raio da circunferência inscrita, o apótema do triângulo mede 3 cm.

  • Exemplo 2: Qual a medida do apótema de um hexágono regular com 4 cm de lado?

Utilizando a fórmula para o apótema de um hexágono regular com  cm, temos que

Leia também: Tudo sobre os pontos notáveis de um triângulo

Exercícios resolvidos sobre o apótema

Questão 1

Se uma pirâmide com 4 cm de altura possui um apótema da base com 3 cm, então a medida do apótema da pirâmide é

a) 5 cm

b) 6 cm

c) 7 cm

d) 8 cm

e) 9 cm

Resolução:

Em uma pirâmide, podemos construir um triângulo retângulo em que um cateto é o apótema da base, o outro cateto é a altura da pirâmide e a hipotenusa é o apótema da pirâmide. Assim, aplicando o teorema de Pitágoras para hipotenusa de medida x,

Alternativa A.

Questão 2

Se o apótema de um quadrado mede y cm, então o lado do quadrado mede

a)  cm

b)  cm

c) y cm

d) 2y cm

e) 3y cm

Resolução

O apótema de um quadrado possui metade da medida do lado do quadrado. Portanto, se o apótema mede y cm, o quadrado mede 2y cm.

Alternativa D.

 

Por Maria Luiza Alves Rizzo
Professora de Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIZZO, Maria Luiza Alves. "Apótema"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/apotema.htm. Acesso em 09 de maio de 2024.

De estudante para estudante