Capitu traiu Bentinho?

O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é um clássico da literatura brasileira que ficou muito conhecido pelo grande mistério insolucionável: Capitu traiu Bentinho?

Selo comemorativo dos 150 anos de nascimento de Machado de Assis com trecho de Dom Casmurro.*
Crédito da Imagem: Shutterstock

Afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Esse mistério marca Dom Casmurro, romance de Machado de Assis que se tornou um dos grandes clássicos da Literatura brasileira. Vamos entender melhor a obra para, então, poder desvendar esse mistério?

Dom Casmurro

O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, foi publicado em 1899, já na segunda fase do autor, que ficou conhecida como a fase realista, por causa de suas críticas à sociedade, que vivia de aparências. Dom Casmurro é o narrador e personagem principal que, por meio de uma autobiografia, conta sua história a fim de amenizar a monotonia de um velho homem de poucos amigos e para que, dessa forma, vivesse novamente tudo o que já havia vivido. O autor então conta sua jornada enquanto filho prometido ao seminário, sua paixão pela vizinha, Capitu, e como conseguiu casar-se com ela até o ponto em que se afastam.

O que significa Casmurro?

No romance, Bentinho explica que ganhara a alcunha de Dom Casmurro por ser sozinho, contando que Casmurro significa ‘homem calado e metido consigo’, influenciando o leitor a dispensar consulta ao dicionário, no entanto, se desconfiarmos do narrador-personagem, ao olhar o significado de Casmurro, vemos que se trata de uma pessoa teimosa, sorumbática (triste, carrancudo, sombrio), fechada em si, que insiste e não desiste, triste, sempre macambúzio (tristonho e mal-humorado.). Percebe-se, a partir da primeira página do livro, de que não se trata de um narrador confiável, dando a entender que toda a narrativa é parcial. Basta levar em conta que o acesso à história é dado apenas a partir de uma perspectiva sobre os fatos.

Leia também: Grande Sertão: Veredas da literatura de Guimarães Rosa

Videoaula: Capitu traiu Bentinho? Polêmicas de Dom Casmurro

Por que Bentinho acha que Capitu o traiu?

A desconfiança de Bentinho com Capitu sempre foi presente no romance, desde o começo, quando ainda eram crianças. Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.

Além disso, Bentinho e Capitu tiveram muita dificuldade para engravidar, tentando por anos até que conseguissem. Atrelado a essas desconfianças, houve uma ocasião em que Bentinho, ao chegar da ópera que havia ido só, encontrou, por acaso, Escobar na porta de sua casa, o que se somou as suas desconfianças de que, de fato, Ezequiel era filho de Escobar.

A defesa de Capitu

Capitu, apesar de se mostrar muito esperta e astuta, jamais deu indícios reais de que estaria com Escobar. Os acontecimentos que pautaram as desconfianças de Bentinho são ambíguos e, por isso, não há como defender nem Capitu nem Bentinho.

No entanto, é possível presumir que alguns desses casos de desconfiança sejam frutos de uma má interpretação por parte de Bentinho, tais como a demora para engravidar, que poderia ser justificada como um problema congênito, tendo em vista que Dona Glória também demorara para engravidar de Bentinho; ou como o garoto assemelhava-se aos modos de Escobar, o que poderia ser uma brincadeira de criança, tendo em vista que o garoto tinha esse costume de imitar; a fisionomia parecida poderia ser o acaso, tal qual a semelhança entre Capitu e a mãe de Sancha, que nada tinham de parentesco e, ainda assim, pareciam-se.

Leia também: Os cinco cronistas mais importantes da literatura brasileira

Afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Várias conjecturas são possíveis nesse clássico romance brasileiro de Machado de Assis: Bentinho pode ter razão em suas desconfianças, assim como Capitu pode não ter traído Bentinho. As circunstâncias apresentadas no romance não são capazes de confirmar nada, pois se trata de uma história contada pelo próprio personagem: não há outro ponto de vista que não o do próprio Bentinho.
__________________
*Crédito da imagem: rook76 / Shutterstock


Por Me. Fernando Marinho

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MARINHO, Fernando. "Capitu traiu Bentinho?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/capitu-traiu-bentinho.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas