O que significam as saudações japonesas?

Kirei - Uma forma de saudação japonesa

As diferenças existentes entre as distintas nações são bastante interessantes. Os japoneses, por exemplo, possuem uma forma bastante especial de se cumprimentarem, pois o cumprimento independente pra quem quer que seja é feito com bastante reverência, porém as pessoas com níveis sociais superiores inclinam-se menos que as pessoas socialmente inferiores.

Desde o século VIII, a forma de cumprimento mais utilizada se chama ojigi. Apesar de parecer fácil se inclinar e imitar os japoneses, a forma com que uma pessoa se inclina pode significar diferentes coisas:

Kirei: Forma utilizada há tempos, hoje não é mais praticada. A pessoa deveria ficar de joelhos e se inclinar com o rosto quase no chão, postura nomeada de kiza.

Dogeza: Forma utilizada no período feudal quando o senhor se colocava a frente de um homem comum. O homem comum tinha que tocar a testa no chão. Hoje é utilizada para pedir perdão quando uma pessoa comete um erro muito grave.

Keirei: Forma padrão utilizada para saudar amigos e familiares. A inclinação é feita em 45º.

Saikeirei: Forma utilizada para demonstrar respeito perante pessoas socialmente superiores. A inclinação é feita à 75º. Curiosidade: Essa forma de saudação era utilizada antigamente para saudar o imperador.

Eshaku: Forma bastante utilizada para demonstrar cordialidade somente. A inclinação é feita em 15º.

Apesar de serem importantes formas de expressão, as saudações sempre necessitam ser acompanhadas de palavras adequadas ao cumprimento.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "O que significam as saudações japonesas?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/o-que-significam-as-saudacoes-japonesas.htm. Acesso em 30 de abril de 2024.

De estudante para estudante