Principais batalhas da Segunda Guerra Mundial

As principais batalhas da Segunda Guerra Mundial, estrategicamente, foram as batalhas de Stalingrado e Normandia. Outras batalhas também tiveram grande importância na guerra.

A Batalha da Normandia e a Batalha de Stalingrado estão entre as principais batalhas da Segunda Guerra Mundial.

As principais batalhas da Segunda Guerra Mundial foram:

  • Ofensiva de Saar;
  • Batalha Aérea de Berlim;
  • Batalha de Arnhem;
  • Batalha de Sedan;
  • Batalha da Inglaterra;
  • Desembarque da Normandia (“Dia D”);
  • Operação Varsity;
  • Batalha de Stalingrado;
  • Batalha de Monte Castello;
  • Batalha de Castelnuovo.

Destacam-se entre estas a Batalha de Stalingrado e a Batalha da Normandia. A Batalha de Stalingrado ocorreu em agosto de 1942, na União Soviética: as tropas alemãs chegam à cidade de Stalingrado e travam uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra, com vitória soviética. A Batalha da Normandia foi o primeiro passo da Operação Overlord, com início em 6 de junho de 1944 (o chamado “Dia D”), e consistiu no desembarque de mais de 3 milhões de soldados aliados no território francês da Normandia.

Leia também: Batalha das Ardenas — última ofensiva dos nazistas na II Guerra Mundial

Resumo sobre as principais batalhas da Segunda Guerra Mundial

  • As principais batalhas da Segunda Guerra Mundial foram: Ofensiva de Saar, Batalha Aérea de Berlim, Batalha de Arnhem, Batalha de Sedan, Batalha da Inglaterra, Desembarque da Normandia (“Dia D”), Operação Varsity, Batalha de Stalingrado, Batalha de Monte Castello e a Batalha de Castelnuovo.
  • A Batalha de Stalingrado e a Batalha da Normandia destacam-se pela sua importância estratégica.
  • A Batalha de Stalingrado ocorreu em agosto de 1942, na União Soviética: as tropas alemãs chegam à cidade de Stalingrado e travam uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra, com vitória soviética.
  • A Batalha da Normandia foi o primeiro passo da Operação Overlord, com início em 6 de junho de 1944, o chamado “Dia D”, e consistiu no desembarque de mais de 3 milhões de soldados aliados no território francês da Normandia.
  • A maior e mais sangrenta batalha da Segunda Guerra Mundial foi a Batalha de Stalingrado: do lado alemão, mais de 800 mil homens morreram ou ficaram feridos; do lado soviético, mais de 1,1 milhão.
  • As consequências dessas duas grandes batalhas foram o início da contraofensiva aliada contra a Alemanha Nazista e sua derrota na guerra.

Lista das principais batalhas da Segunda Guerra Mundial

  • Ofensiva de Saar (7 a 16 de setembro de 1939): a Alemanha Nazista invade a França e derrota as tropas francesas.
  • Batalha Aérea de Berlim (18 de novembro de 1943 a 31 de março de 1944): os Países Aliados, comandados pela Força Aérea Britânica, invadem o espaço aéreo de Berlim e bombardeiam a cidade, mas são expulsos pela Força Aérea Nazista.
  • Batalha de Arnhem (17 a 26 de setembro de 1944): tropas britânicas e nazistas se enfrentaram na Holanda, resultando na vitória alemã e ocupação da região.
  • Batalha de Sedan (12 a 15 de maio de 1940): as tropas nazistas consolidaram seu domínio sobre a França, derrotando tropas francesas e britânicas.
  • Batalha da Inglaterra (15 de setembro de 1940): a aeronáutica militar nazista invade o espaço aéreo britânico e trava uma batalha com a força aérea inglesa, que prevaleceu e repeliu a invasão alemã.
  • Desembarque da Normandia (“Dia D”: 6 de junho de 1944): tropas aliadas, sobretudo dos EUA, Inglaterra e Canadá, iniciam a contraofensiva que libertaria a França e enfrentaria os nazistas na Europa.
  • Operação Varsity (24 de março de 1945): tropas de paraquedistas dos EUA e Inglaterra invadem, com milhares de aeronaves, o território alemão, reforçando as tropas em solo.
  • Batalha de Stalingrado (23 de agosto de 1942 – 2 de fevereiro de 1943): a invasão nazista na URSS culmina na batalha contra os exércitos soviéticos, que vencem a Alemanha e iniciam o Front Oriental. 
  • Batalha de Monte Castello (25 de novembro de 1944 – 21 de fevereiro de 1945): tropas brasileiras da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e americanas enfrentam o exército alemão nazista na Itália e libertam a região.
  • Batalha de Castelnuovo (5 a 6 de março de 1945): tropas brasileiras da FEB enfrentam e derrotam tropas nazistas na cidade de Castelnuovo, Itália.

Veja também: Quais foram as causas da Segunda Guerra Mundial?

Quais foram as principais batalhas da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) foi o maior conflito militar em escala mundial da história, tendo ceifado milhões de vidas humanas. Dentre as inúmeras importantes batalhas dessa guerra, duas se destacam com importância estratégica:

→ Batalha de Stalingrado

Entre os anos de 1939 e 1943, a Alemanha Nazista conquistava territórios e vencia batalhas na Segunda Guerra. Grande parte da Europa já havia sido conquistada pelos nazistas, e aparentemente eles estavam ganhando a guerra. O cenário começou a mudar quando Hitler decidiu romper o pacto de não agressão assinado com a União Soviética e invadir seu território, evento conhecido como Operação Barbarossa, ocorrido entre junho e dezembro de 1941.

Tropas alemãs invadindo o território soviético em 1942.

Nos anos subsequentes ao início da invasão, o exército nazista avança com as tropas mais numerosas da história militar do mundo, contando com mais de 4 milhões de soldados que, apesar dos números e da quantidade igualmente impressionante de equipamentos, avançam com dificuldades sobre o território soviético.

Os soviéticos foram capazes de retardar o avanço alemão através de estratégias militares, táticas como a da “terra arrasada” (que consiste em abandonar localidades, queimar construções e estruturas) e, não menos importante, o rigor do inverno. Em agosto de 1942, as tropas alemãs encontram as soviéticas na cidade de Stalingrado e travam uma das mais importantes batalhas da Segunda Guerra. Nela, os soviéticos conseguiram derrotar os alemães e iniciar a primeira contraofensiva ao Eixo, que alterou irreversivelmente os rumos da guerra.

→ Batalha da Normandia

Do outro lado do continente, no Front Ocidental, em 1944, os Aliados organizavam uma estratégia para invadir a Europa, libertar a França (sob ocupação nazista desde 1940) e iniciar uma nova contraofensiva contra a Alemanha Nazista. A Batalha da Normandia foi o primeiro passo da Operação Overlord, com início em 6 de junho de 1944 (o chamado “Dia D”), que consistiu no desembarque de mais de 3 milhões de soldados aliados no território francês da Normandia.

O desembarque das tropas aliadas na Normandia deu início ao conflito para libertar a França dos nazistas.

Essa região litorânea estava ocupada por tropas nazistas, e o enfrentamento entre essas forças recebeu o nome de Batalha da Normandia, ocorrida entre 6 de junho e 30 de agosto de 1944.

Qual foi a batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial?

A maior e mais sangrenta batalha da Segunda Guerra Mundial foi a Batalha de Stalingrado, ocorrida entre 23 de agosto de 1942 e 2 de fevereiro de 1943. Do lado do Eixo, soldados da Alemanha, Itália, Romênia, Croácia e Hungria lutaram contra as tropas da União Soviética.

Soldados soviéticos em combate durante a Batalha de Stalingrado. [1]

A batalha tem início em agosto com 270 mil soldados do Eixo contra 187 mil soldados soviéticos, números que crescem para 1 milhão de soldados do Eixo contra 1,8 milhão de soldados soviéticos em novembro. A batalha é considerada a mais sangrenta da guerra pelo seu número de mortos e feridos: do lado alemão, mais de 800 mil; do lado soviético, mais de 1,1 milhão.

Consequências das principais batalhas da Segunda Guerra Mundial

  • Consequências da Batalha de Stalingrado: pode-se apontar o início da contraofensiva soviética contra os alemães e a virada dos rumos da guerra, que a partir de então caminhou para a derrota nazista.
  • Consequências da Batalha da Normandia: pode-se apontar o desembarque de milhões de soldados aliados, a libertação da França, a abertura de uma nova contraofensiva aliada na Europa que reforçou a tendência de derrota nazista e culminou no fim da guerra.

Créditos da imagem

[1] Arquivo RIA Novosti, imagem nº 44732 / Zelma / CC-BY-SA 3.0/ Wikimedia Commons

Fontes

ALMEIDA, Angela Mendes. A República de Weimar e a ascensão do Nazismo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914–1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e estratégias. São Paulo: Contexto, 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Tiago Soares. "Principais batalhas da Segunda Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/principais-batalhas-da-segunda-guerra-mundial.htm. Acesso em 12 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A Segunda Guerra Mundial se iniciou quando a Alemanha invadiu qual país:

a) Checoslováquia

b) Iugoslávia

c) União Soviética

d) Polônia

e) Áustria

Exercício 2

Qual das batalhas abaixo ficou marcada pela participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o batalhão brasileiro que lutou na Segunda Guerra Mundial:

a) Desembarque na Sicília

b) Batalha de Creta

c) Batalha de Bari

d) Batalha de Monte Castello

e) Batalha de Monte Cassino