Primeira Guerra sino-japonesa

A Primeira Guerra sino-japonesa transcorreu entre os anos de 1894 e 1895 e marcou o triunfo do Império Japonês no Extremo Oriente.

Soldados do Império Japonês na linha de frente com seus rifles
Crédito da Imagem: Wikimedia Commons

A Primeira Guerra sino-japonesa ocorreu entre os anos de 1894 e 1895, no contexto do expansionismo imperialista japonês da segunda metade do século XIX. Essa guerra resultou no início do controle do Japão sobre áreas estratégicas do Extremo Oriente, como a península da Coreia, o que fez com que o Império Japonês se tornasse mais visível ao mundo ocidental, isto é, às potências imperialistas ocidentais da mesma época.

  • Expansão japonesa na Era Meiji

O Japão passou a se tornar propriamente uma potência econômica e militar com tendências imperialistas no advento da Era Meiji, no ano de 1867. A Era Meiji teve início com o imperador Mutsuhito, que pôs fim à Era Edu, que perdurou no Japão por cerca de duzentos anos e caracterizou-se por construir uma sociedade agrária, feudal e baseada em clãs políticos. O clã principal era o Xogunato Takugawa.

Com Mutsuhito, as bases feudais japonesas foram gradualmente sendo demolidas. O Japão conseguiu modernizar-se e inserir-se no capitalismo internacional, sobretudo por meio da compra de tecnologia ocidental: maquinário industrial e armas. Além disso, ocorreram reformas políticas, agrárias e urbanas no território japonês, que tornaram a economia do país mais dinâmica do que na época feudal.

Essa prosperidade vinda com a Era Meiji gerou a necessidade de expansão do Japão no continente asiático. Uma das primeiras conquistas territoriais foi a das ilhas Ryukyu, ao sul, em 1879. Todavia, o interesse maior dos japoneses estava na península coreana. O problema é que a Coreia estava a bastante tempo subordinada à China.

  • Questão da Península da Coreia

A China possuía relações tradicionais com a Coreia, que a servia na condição de Estado vassalo. Por ser uma península aberta ao Oceano Índico, a Coreia era considerada uma região estratégica, sobretudo no que diz respeito à recepção e ao escoamento de produtos comerciais e matérias-primas. Além disso, a Coreia pagava tributos à China e vinha sob a sua influência cultural, tendo o confucionismo como religião oficial.

Entretanto, em virtude de conflitos como as duas Guerras do Ópio e a Guerra sino-francesa, a China ficou gradualmente enfraquecida na segunda metade do século XIX e, ao contrário dos japoneses, os chineses não se modernizaram. Essa situação de vulnerabilidade chinesa foi a oportunidade que o Império Japonês encontrou para colocar a Coreia em sua zona de influência.

Os setores mais reformistas da Coreia viam na ascensão do Japão moderno uma possibilidade de ganhar mais autonomia e, por consequência, de também modernizar a península. Os setores mais tradicionais buscavam, ao contrário, solidificar as relações com a China, como diz a pesquisadora Dora Martins:

Assim, em 1876, o Japão obrigou a Coreia a estabelecer consigo relações diplomáticas, enfraquecendo os tradicionais laços com a China. A China, por seu turno, procurou neutralizar a influência japonesa, promovendo relações entre a Coreia e os países ocidentais, começando com o Tratado entre Coreia do Norte e os Estados Unidos, em 1882. Foi exatamente esta rivalidade entre Japão e China pelo controle da Coreia que haveria de desencadear um conflito bélico entre as forças destes dois países asiáticos a 1 de agosto de 1894 e que ficou conhecido como a Guerra sino-japonesa de 1894-1895. [1]

  • Explode a guerra

O estopim para o conflito ocorreu no dia 28 de março de 1894 com o assassinato de um revolucionário coreano aliado do Japão, chamado Kim Ok-Kyun. Kyun foi morto em Xangai por agentes de Yuan Shikai, um dos principais generais que serviam à Dinastia Qing, chinesa. Após ter sido morto, o corpo de Kyun ainda foi enviado de volta para a Coreia, onde foi esquartejado e exibido em praça pública.

O Japão encarou o fato como uma afronta direta. O conflito estourou quando a China enviou 2.800 soldados sob a liderança de Shikai para a Península Coreana. O Império Japonês, por sua vez, enviou 8.000 combatentes bem treinados e com armamento moderno. As forças chinesas sucumbiram rapidamente sob o poderio japonês. Os japoneses invadiram Seul e capturaram o Imperador coreano em 8 de junho de 1894. Os conflitos prosseguiram até o ano seguinte tanto por terra quanto por mar.

  • Tratado de Shimonoseki

A guerra só terminou oficialmente em 17 de abril de 1895 com a assinatura do Tratado de Shimonoseki, que tornou a Coreia independente da China. Além disso, o tratado obrigava a China a indenizar o Japão pelos danos da guerra e a permitir que navios japoneses adentrassem seu território por meio de alguns rios, como o Yangtze.

NOTAS

[1] MARTINS, Dora A. E. As Relações sino-nipônicas durante o séc. XX. In: observatoriodachina.org. p. 10.


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Primeira Guerra sino-japonesa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/primeira-guerra-sino-japonesa.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante