Santuário de Stonehenge

Possivelmente construído com o objetivo de estudar fenômenos astronômicos, o santuário de Stonehenge intriga a humanidade.

Santuário de Stonehenge, próximo a Londres, Inglaterra

O santuário de Stonehenge é um dos principais monumentos arquitetônicos do período Neolítico, a fase final da Pré-História, quando os grupos humanos passaram a se sedentarizar e a praticar a agricultura, criando uma série de ferramentas com novos materiais e novas técnicas. Pelos estudos que são realizados sobre Stonehenge, percebe-se também que durante este período os conhecimentos sobre os fenômenos astronômicos estavam sendo desenvolvidos. Entretanto, a falta de documentação e vestígios arqueológicos mais claros impedem um conhecimento aprofundado sobre as funções desempenhadas pelo santuário ao longo de sua existência, o que leva à criação de uma série de teorias e especulações sobre Stonehenge.

Stonehenge está localizado na planície de Salisbury, no condado de Wiltshire, próximo a Londres, na Inglaterra. É um dos mais conhecidos pontos turísticos do país. Além disso, o santuário de Stonehenge é entendido como um local de observação astronômica, principalmente na época dos solstícios de verão e inverno, já que as pedras parecem ter sido dispostas de acordo com a posição do Sol nestas épocas do ano. Por outro lado, há indícios de que o local era utilizado para a realização de rituais religiosos, evidenciando a união que existe na humanidade entre os conhecimentos astronômicos e o domínio religioso.

Stonehenge é formado por imensos blocos de pedras dispostos em forma circular e construídos a partir de 3100 a.C., em três fases de construção. A primeira seria uma estrutura de madeira. Já a segunda teria sido feito com pedras azuis vindas da região do País de Gales, distantes 400 km de Stonehenge. A terceira fase constituiria o formato atual do santuário. Essas pedras azuis ainda compõem o santuário, estando localizadas em seu círculo central. No núcleo do santuário há uma espécie de altar, formado por bancos de pedras.

Acredita-se que cerimônias religiosas foram realizadas no local, principalmente por druidas, que realizavam sacrifícios e rituais destinados à adoração da divindade solar. Estes rituais poderiam também ser constituídos enquanto festivais, em que os druidas realizavam ainda algumas funções fora do âmbito religioso, como as judiciais.

Escavações arqueológicas indicam ainda que o local pode ter sido utilizado como cemitério em virtude de restos mortais terem sido encontrados no local e a forma de disposição desses restos.

Muitas dúvidas e superstições pairam sobre Stonehenge, o que acaba fortalecendo sua vocação turística. Há ainda outros sítios arqueológicos semelhantes a Stonehenge na Grã-Bretanha. Ao norte de Stonehenge existe o complexo de Avebury, com datação próxima do famoso santuário. Foram encontrados indícios no norte da Escócia, nas ilhas Orkney, da existência do Promontório de Brodgar, um complexo de centenas de construções, cercadas por uma muralha monumental, possivelmente 200 anos mais antigo que Stonehenge.


Por Tales Pinto
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "Santuário de Stonehenge"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-santuario-stonehenge.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante