Conferência de Teerã

A Conferência de Teerã foi o primeiro encontro dos Aliados no final da Segunda Guerra Mundial. Eles organizaram a contraofensiva ocidental que resultou na libertação francesa.

A Conferência de Teerã reuniu os Aliados para a organização de uma contraofensiva no final da Segunda Guerra Mundial.

A Conferência de Teerã foi a primeira grande conferência entre as principais nações aliadas (EUA, Inglaterra e URSS) no contexto do final da Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo foi a organização da contraofensiva aliada na Europa, sobretudo a invasão da França (ocupada pelos nazistas) por tropas aliadas e sua posterior libertação. Foi decidido que seria iniciado um novo front de guerra para combater a Alemanha Nazista a partir do Ocidente.

Leia também: Batalha de Stalingrado — o combate mais sangrento da Segunda Guerra Mundial

Resumo sobre a Conferência de Teerã

  • Foi a primeira conferência entre as nações aliadas no final da Segunda Guerra Mundial e organizou a contraofensiva aliada na Europa.
  • Seu objetivo foi a organização da contraofensiva aliada na Europa, sobretudo a invasão da França (ocupada pelos nazistas) por tropas aliadas e sua posterior libertação.
  • Reuniu os líderes das principais nações aliadas: o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt; o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill; e o chefe de Estado da URSS, Joseph Stalin.
  • Stalin defendia veementemente que o desembarque aliado deveria ser feito pelo território francês, enquanto Churchill contrapunha essa ideia à do desembarque pelos Bálcãs.
  • Na conferência foi decidido que seria iniciado um novo front de guerra para combater a Alemanha Nazista a partir do Ocidente.
  • Foi a terceira conferência realizada entre as nações aliadas, com o objetivo de organizar a administração e ocupação da Alemanha derrotada.
  • A Conferência de Yalta foi a segunda das três grandes conferências ocorridas no período final da Segunda Guerra, com o objetivo de decidir as estratégias que levariam à divisão das áreas de influência Oeste e Leste e ao fim da guerra na Europa.
  • A Conferência de São Francisco (25 de abril e 26 de junho de 1945) teve por objetivo a produção e aprovação da Carta das Nações Unidas (ONU).

Quais eram os objetivos da Conferência de Teerã?

A Conferência de Teerã foi a primeira grande conferência entre as principais nações aliadas (EUA, Inglaterra e URSS) no contexto do final da Segunda Guerra Mundial. Ocorreu entre 28 de novembro e 1º de dezembro de 1943 na cidade de Teerã, no Irã.

Seu objetivo foi a organização da contraofensiva aliada na Europa, sobretudo a invasão da França (ocupada pelos nazistas) por tropas aliadas e sua posterior libertação. Em paralelo, seria desenvolvido o front oriental, liderado pelos soviéticos, que pressionariam os alemães, resultando no sucesso do desembarque aliado em solo francês, concretizado na Operação Overlord, no Dia D.

Como foi a Conferência de Teerã?

A conferência reuniu os líderes das principais nações aliadas: o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt; o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill; o chefe de Estado da URSS, Joseph Stalin. Essa foi a primeira vez que os três se reuniram, o que simbolizou a aliança contra o nazismo. Como curiosidade, pode-se apontar que o codinome secreto da conferência era “eureka”, em referência ao ineditismo da situação de negociação entre EUA e URSS.

Após a chegada dos chefes de Estado, as reuniões discutiram as condições para o desembarque aliado na França e alinharam os objetivos que resultariam no desenvolvimento da Operação Overlord. No entanto, as negociações não foram fáceis: Winston Churchill e Joseph Stalin protagonizaram cenas tensas por discordâncias estratégicas.

Stalin defendia veementemente que o desembarque aliado deveria ser feito pelo território francês, enquanto Churchill contrapunha essa ideia à do desembarque pelos Bálcãs. O presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, foi o responsável por um meio-termo e definiu a estratégia de desembarque na Normandia, litoral da França, pela conhecida Operação Overlord.

Saiba mais: Guerra Fria — a polarização do mundo na disputa entre EUA e URSS

O que foi decidido na Conferência de Teerã?

A Conferência de Teerã estabeleceu a estratégia de invasão da França, que resultou em grande vantagem sobre os nazistas.

Na Conferência de Teerã foi decidido que seria iniciado um novo front de guerra para combater a Alemanha Nazista a partir do Ocidente. Os aliados, notadamente as tropas anglo-americanas, promoveriam a invasão do território francês (sob ocupação nazista) e abririam o front ocidental. Enquanto isso, os soviéticos pressionariam a Alemanha no front oriental, garantindo o sucesso da operação.

Outras conferências no contexto final da Segunda Guerra Mundial

  • Conferência de Potsdam: foi a terceira grande conferência realizada entre as três principais nações aliadas, Inglaterra, EUA e URSS, no contexto do final da Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945 em Potsdam, Alemanha. Os objetivos da Conferência de Potsdam foram organizar a administração e ocupação da Alemanha, recém-derrotada e que havia assinado sua rendição incondicional em 8 de maio.
  • Conferência de Yalta: foi a segunda das três grandes conferências ocorridas no período final da Segunda Guerra Mundial. Ocorreu entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 na cidade de Yalta, Crimeia, Ucrânia. Nela, os líderes dos países aliados (EUA, URSS e Inglaterra) decidiram as estratégias que levariam à divisão das áreas de influência Oeste e Leste e ao fim da guerra na Europa.
  • Conferência de São Francisco: ocorreu entre 25 de abril e 26 de junho de 1945 na cidade de São Francisco, EUA. Seu objetivo foi a produção e aprovação da Carta das Nações Unidas por 50 nações aliadas, apontada como o marco inaugural da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fontes

MAGNOLI, Demétrio. História da Paz. São Paulo: Contexto, 2012.

VASCONCELLOS, Carlos-Magno; MANSANI, Roberta. As conferências internacionais de Yalta e Potsdam e sua contribuição à construção da hegemonia econômica internacional norte americana no capitalismo do após 2ª guerra mundial. Revista Relações Internacionais do Mundo Atual. V2, n.16, 2013. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RIMA/article/view/731/557

MIRANDA, Monica; FARIA, Ricardo. Da Guerra Fria à nova ordem mundial. São Paulo: Contexto, 2003.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Tiago Soares. "Conferência de Teerã"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/conferencia-teera.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFJF) Em dezembro de 1943, foi realizada por Roosevelt, Churchill e Stalin a Conferência de Teerã, que decidiu a abertura de um novo front da Guerra com a invasão da Normandia. Essa reunião assinala alteração na situação estratégica da Alemanha, que passa a atuar na defensiva. A inversão no quadro da guerra se deveu à:

a) ruptura do pacto germano-soviético pela URSS, que libertou a França.

b) unificação da Coreia e ao controle do petróleo romeno pelos norte-americanos.

c) aliança da URSS com o Japão, obrigando o Eixo a recuar na Ásia.

d) ofensiva soviética iniciada na Batalha de Stalingrado e à capitulação italiana frente aos aliados.

e) proclamação da República Social Italiana por Mussolini, que rompeu o pacto com a Alemanha e arrastou a Iugoslávia

Exercício 2

A Conferência de Teerã ficou caracterizada também pela animosidade entre Churchill e Stalin. O clima hostil entre o líder do Reino Unido e o líder da URSS tinha como motivo principal:

a) o fato de Stalin não admitir fazer acordos com os ingleses, já que pretendia também invadir a Inglaterra.

b) o fato de Churchill não querer entrar em guerra com os adeptos de Mussolini, na Itália.

c) o fato de Stalin desconfiar da estratégia defendida por Churchill, que implicaria a exposição do Exército Vermelho ao ataque nazista por todos os flancos.

d) o fato de o Exército Vermelho não possuir mais estratégias de combate contra os nazistas.

e) o fato de o Reino Unido não estar disposto a fornecer o apoio aéreo da RAF (sua força aérea).