Brasil Regional

A seção de Brasil Regional tem por objetivo oferecer ao leitor textos que contemplem a complexidade da formação histórica das várias regiões do Brasil.

Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil conta com uma diversidade cultural muito acentuada em suas regiões

Esta seção de Brasil Regional apresenta textos com conteúdos referentes à história de cada região do Brasil, desde seus respectivos aspectos culturais e tradicionais até aspectos sociais, econômicos e políticos ligados às peculiaridades geográficas do país (por esse motivo, esta seção também estabelece vínculos com a seção de Geografia do Brasil).

Como sabemos, o Brasil é um país de dimensões continentais e ocupa a maior parte da América do Sul. Toda essa vasta região foi desbravada, conquistada (por meio de guerras), colonizada ou negociada ao longo dos mais de quinhentos anos de história do país. O sistema de Capitanias Hereditárias — a primeira forma de ocupação do território brasileiro — foi planejado e autorizado pela Corte Portuguesa no século XVI. Depois se seguiram, de acordo com as transformações históricas que o Brasil sofreu, os modelos de Província e de Estados.

Os atuais estados de São Paulo e Pernambuco, por exemplo, têm suas respectivas histórias atreladas às histórias das capitanias de São Paulo e Pernambuco, bem como às províncias homólogas que substituíram essas capitanias. A configuração inicial das capitanias hereditárias passou a sofrer alterações com o processo do bandeirantismo, responsável pelo desbravamento do interior brasileiro. Sendo assim, a história da formação das regiões brasileiras teve como ponto de partida fenômenos como as entradas e as bandeiras. Mas também outros fenômenos, como as invasões de outras nações europeias (Holanda, sobretudo), o uso da mão de obra escrava negra, as migrações de colonos europeus e asiáticos, foram decisivos para a configuração das tradições regionais do Brasil.

Esta seção também contará com textos que expõem a história dos institutos e das políticas de Estado que pensaram e instituíram as regiões brasileiras. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são os mais importantes quanto a esse tema. Entender a trajetória da formação das regiões brasileiras é importante para saber como chegamos à atual configuração que temos, isto é, a cinco grandes regiões: Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os estados integrados a cada região são:

Estados da Região Norte: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins;

Estados da região Nordeste: Maranhão, Piauí, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia;

Estados da Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal;

Estados da Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo;

Estados da Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A seção contará com canais dedicados a cada uma dessas regiões, com subseções que abarquem a história dos estados que nelas estão contidos, bem como das capitais e principais cidades a eles pertencentes. Exemplo: dentro da História da Região Centro-Oeste, temos a História de Goiás e, dentro dessa última, temos a História de Goiânia, que, por sua vez, comporta conteúdos como o Acidente Radioativo em Goiânia e a História da Colônia Santa Marta.

Boa leitura!


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Brasil Regional"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-regional.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.