História da Jamaica

A ilha da Jamaica situa-se na América Central e, durante sua história, ficou sob influência de países como Reino Unido e Estados Unidos.

Bandeira da Jamaica

A chegada dos espanhóis à ilha da Jamaica aconteceu em 1494, quando mataram os índios arauaques que ali viviam e levaram escravos africanos para plantar cana-de-açúcar.

Em 1670, os britânicos assumiram oficialmente o controle da ilha. A partir do fim da escravatura (1833) e dos privilégios comerciais (1846), a região ficou empobrecida.

Independência e atualidade

O país tornou-se independente em 1962, após trinta anos de luta e, no mesmo ano, entrou para a Comunidade Britânica. A Jamaica aproximou-se do Bloco Soviético durante a Guerra Fria, em 1970.

Já na década de 1980, o país adotou uma política liberal e ficou sob a influência dos Estados Unidos. Nas primícias da década de 1990, ocorreu uma crise econômica, o que gerou greves e um significativo aumento da violência.

Em 1999, foi fundado um grupo de cooperação com os Estados Unidos para extinguir as plantações de maconha na Jamaica.

Por Eliene Percília

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "História da Jamaica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-jamaica.htm. Acesso em 03 de maio de 2024.

De estudante para estudante