Guerra dos Ducados (1864)

Representação da Batalha de Dyboel, feita por Jørgen Valentin Sonne (1801–1890)

A Guerra dos Ducados ocorreu em 1864 e colocou em lados opostos do campo de batalha a Dinamarca contra a Prússia e a Áustria. O alvo da disputa eram os ducados de Schleswig e Holstein, que se localizavam ao sul do território dinamarquês.

O ducado de Schleswig era autônomo e a população era em sua maioria de origem dinamarquesa. O ducado de Holstein, por sua vez, tinha uma maioria germânica entre os habitantes de seu território. Os dois ducados eram ligados por laços de familiaridade com a coroa dinamarquesa, apesar de o Holstein compor a Confederação Germânica, formada ao fim das guerras napoleônicas e liderada pela Áustria.

Os conflitos pelo controle dos territórios dos ducados estavam relacionados ao processo da Unificação Alemã e do protagonismo alcançado pelo reino da Prússia nesse período, sob o comando de Otto von Bismarck. Uma primeira ocupação do Holstein ocorreu em 1851 pela Confederação Germânica com o objetivo de restabelecer a situação política que vigorava antes das revoluções de 1848. Em resposta, o rei da Dinamarca, Frederico VII, garantiu que os dois ducados não seriam separados, além de estender a validade da constituição democrática dinamarquesa a eles.  

Com a morte de Frederico VII e a ascensão ao trono de Cristiano IX, uma nova Constituição foi colocada em vigor no Schleswig. Essa medida foi o estopim que a Confederação Germânica, liderada pela Prússia e pela Áustria, utilizou para invadir novamente os ducados.

A declaração de guerra ocorreu em 01 de janeiro de 1864. As demais potências europeias, como a França e a Inglaterra, não interviram nesse conflito, facilitando a vitória germânica. A Batalha de Dyboel representou o fim da resistência dinamarquesa, e, em 1865, a administração política do ducado de Schleswig foi passada à Prússia, e o Holstein ficou com a Áustria.

Novos conflitos em relação aos ducados iriam surgir em 1866 quando a Prússia, no intuito de tirar da Áustria a predominância na Confederação Alemã, declarou guerra a esse reino pelo controle dos dois ducados. A vitória prussiana garantiu o controle sobre os dois ducados e possibilitou o fortalecimento de seu objetivo unificador dos estados germânicos, o que ocorreu finalmente em 1871, após o fim da guerra Franco-Prussiana.


Por Tales Pinto
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "Guerra dos Ducados (1864)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-dos-ducados-1864.htm. Acesso em 02 de maio de 2024.

De estudante para estudante