Substantivo abstrato

O substantivo abstrato não tem existências física e concreta próprias, dependendo de outro ser para que possa ser manifestado. É oposto ao substantivo concreto.

Os substantivos abstratos não têm uma imagem concreta, dependendo de outro ser para se manifestarem.

Substantivo abstrato é o tipo de substantivo que representa conceitos que não têm forma concreta, dependendo de outro ser para existirem e se manifestarem. Como exemplos de substantivos abstratos temos os sentimentos, as sensações, as reações, entre outras qualidades e conceitos abstratos.

Saiba mais: Qual é o plural dos substantivos compostos?

Resumo sobre substantivo abstrato

  • Substantivos abstratos são aqueles que indicam sentimentos, sensações, reações e outros conceitos que não têm uma imagem física concreta.

  • Eles não existem por si só, dependendo de outro ser para se manifestarem.

  • Os substantivos abstratos se opõem aos substantivos concretos, que são aqueles que existem de maneira concreta e independente de outro ser (ou que podem ser imaginados dessa forma concreta).

  • O substantivo pode ser classificado em comum, próprio, simples, composto, primitivo, derivado, concreto, abstrato e coletivo.

O que é substantivo abstrato?

O substantivo abstrato é uma das classificações possíveis dada à classe dos substantivos. O substantivo é abstrato quando a existência dele é dependente de outro ser, ou seja, trata-se de uma ideia abstrata sem uma imagem física e que não existe por si só, como sentimentos, sensações, entre outros conceitos abstratos.

Qual a diferença entre substantivo abstrato e substantivo concreto?

Enquanto o substantivo abstrato não tem uma imagem física existente e depende de outro ser para existir, o substantivo concreto é dotado de uma imagem física existente (ainda que imaginária), de modo que sua existência é independente de outro ser.

Videoaula sobre substantivos concretos e abstratos

Usos do substantivo abstrato

O substantivo abstrato é usado para expressar conceitos que não têm existência por si só, de maneira concreta. Eles dependem de outro ser para se manifestarem ou existirem.

Importante: Seres imaginários e divindades não são considerados substantivos abstratos. Isso porque, apesar de imaginários ou de não existirem fisicamente, eles têm existência independente de outros seres e podem ser conceitos imaginados fisicamente e corporalmente, ou seja, na imaginação, eles existem de maneira própria e absoluta. Portanto, são consideradas substantivos concretos palavras como:

  • dragão;

  • duende;

  • fada;

  • deus/deusa;

  • anjo;

  • demônio.

→ Exemplos de substantivo abstrato

Como os substantivos abstratos não têm existência própria, palavras que representem conceitos atrelados a outro ser para existirem são exemplos por excelência. Dentre os substantivos abstratos, temos palavras como:

Sentimentos

amor

ódio

alegria

tristeza

raiva

medo

 

Sensações e reações

nojo

dor

susto

empolgação

calor

frio

fome

sede

 

Conceitos abstratos

estresse

vida

morte

bem

mal

inteligência

elegância

beleza

feiura

riqueza

pobreza

fartura

generosidade


Veja também: Quais são os substantivos sobrecomuns?

Classificação dos substantivos

Os substantivos são classificados da seguinte forma:

  • Comum ou próprio: substantivo comum quando não é especificado, sendo genérico em sua própria categoria; substantivo próprio quando é o nome que especifica um substantivo dentro daquela categoria.

    • Exemplo: “cachorro” é um substantivo comum e “Totó” é um substantivo próprio.

  • Simples ou composto: substantivo simples quando tem apenas um radical; substantivo composto quando tem mais de um radical, geralmente sendo formado a partir da junção de duas palavras diferentes.

    • Exemplo: “sol” é um substantivo simples, enquanto “girassol” é um substantivo composto.

  • Primitivo ou derivado: substantivo primitivo quando não é formado a partir de outra palavra; substantivo derivado quando é formado a partir de outra palavra.

    • Exemplo: “flor” é um substantivo primitivo, enquanto “floricultura” é um substantivo derivado (de “flor”).

  • Concreto ou abstrato: substantivo concreto quando não depende de outro ser vivo para existir ou se materializar (mesmo que na imaginação); substantivo abstrato quando é dependente de outro ser vivo para existir.

    • Exemplo: “estante” é um substantivo concreto, enquanto “amor” é um substantivo abstrato.

  • Coletivo: substantivo coletivo usado para indicar um número grande de substantivos de uma mesma categoria.

    • Exemplo: “alcateia” é o substantivo coletivo para se referir a um conjunto de lobos.

Exercícios resolvidos sobre substantivo abstrato

Questão 1

Assinale a alternativa que contém apenas substantivos abstratos.

A) Calor, luz, sol.

B) Escolha, adulto, felicidade.

C) Tristeza, sabedoria, barulho.

D) Derrota, escada, oposição.

Resolução:

Alternativa D

As palavras “tristeza”, “sabedoria” e “barulho” representam conceitos abstratos, que não existem de maneira independente.

Questão 2

Assinale a alternativa que não contém nenhum substantivo abstrato.

A) Deus, diabo, fé.

B) Dinossauro, dragão, monstro.

C) Régua, altura, trena.

D) Cozinha, panela, fome.

Resolução:

Alternativa B

As palavras “dinossauro”, “dragão” e “monstro” são substantivos concretos, cuja existência não depende de outro ser (ainda que algumas dessas palavras representem conceitos imaginários).

 

Por Guilherme Viana
Professor de Gramática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VIANA, Guilherme. "Substantivo abstrato"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/substantivo-abstrato.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

De estudante para estudante