Subjuntivo, Imperativo e Formas Nominais dos auxiliares

Subjuntivo, imperativo e formas nominais dos auxiliares integram algumas das características relativas aos verbos, tendo em vista a correta conjugação das formas consideradas auxiliares.

Subjuntivo, Imperativo e Formas Nominais dos auxiliares representam tempos e modos de tais formas verbais (auxiliares)

Ao retratarmos acerca do subjuntivo, imperativo e formas nominais, estes nos indicam algumas particularidades que norteiam a classe gramatical representada pelos verbos. E por falar nelas, sabemos que não são poucas.

Indo mais adiante, constatamos que tais elementos fazem referência a uma das formas verbais – a dos auxiliares. Nesse sentido, vale relembrar que não existem por si só, uma vez que integram aquelas formas compostas, formadas por um verbo principal – trazendo consigo a maior carga semântica, e também pelos verbos auxiliares propriamente ditos, cuja característica é demarcar o tempo, modo, número e pessoa da forma principal.

Sendo assim, o presente artigo tem por finalidade evidenciar acerca da forma pela qual os auxiliares são conjugados, tendo em vista os modos, subjuntivo, imperativo e as formas nominais. Observe:     


Modo subjuntivo

Presente




Pretérito imperfeito 



Futuro



Modo imperativo

Afirmativo



Negativo



Formas Nominais

Infinitivo impessoal



Infinitivo pessoal



Gerúndio



Particípio




Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Subjuntivo, Imperativo e Formas Nominais dos auxiliares"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/subjuntivo-imperativo-formas-nominais-dos-auxiliares.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante