Regência

Regência é um tema da gramática que estuda uma relação de dependência entre dois termos no enunciado. Na língua portuguesa, existem dois tipos de regência: nominal e verbal.

Existem dois tipos de regência: a verbal e a nominal.

Regência é a relação que se estabelece entre uma palavra e seus complementos. Há dois tipos de regência na gramática da língua portuguesa: a verbal e a nominal. A regência verbal trata da relação de um verbo com seus complementos. A regência nominal trata da relação de um nome com seus complementos.

Leia também: Concordância nominal — regras gerais e casos específicos

O que é regência?

Na gramática, a regência é a relação estabelecida entre dois termos, quando um é o termo regente, isto é, o termo principal, e outro é o termo regido, ou seja, o complemento do termo regente. O termo regido não tem sentido sozinho no enunciado, uma vez que depende do termo regente, ao qual está ligado na frase.

Quais são os tipos de regência?

Há dois tipos de regência, de acordo com a classificação do termo regente: a nominal e a verbal.

Regência nominal

Na regência nominal, o termo regente é um nome (um substantivo, um adjetivo ou um advérbio). Ela ocorre quando um nome no enunciado tem complementos, geralmente ligados por meio de preposição.

Veja o seguinte caso:

“Estou obcecado por essa história de terror!”

Veja que a palavra “obcecado” é um adjetivo que caracteriza o sujeito “eu”. Esse adjetivo recebe um complemento: “por essa história de terror”. A regência do adjetivo “obcecado” requer a preposição “por”: “obcecado por”.

Vamos a outro exemplo:

“Meu pai tem muito orgulho das conquistas de minha irmã.”

Nesse outro caso, o substantivo “orgulho” tem o complemento “das conquistas de minha irmã”, que é ligado ao substantivo pela preposição “de”: “orgulho de”.

Outros exemplos de regência nominal:

“Essa viagem me despertou grande fascínio pela natureza.”

“Aquela turma tem muita necessidade de atenção.”

“Nós estamos muito satisfeitos com o resultado.”

“Elas estavam muito preparadas para o exame que viria.”

“Você ainda tem esperanças em um futuro melhor?”

  • Videoaula sobre regência nominal

Regência verbal

Na regência verbal, o termo regente é um verbo. Ela ocorre quando um verbo no enunciado tem complementos, que podem ou não ser ligados por meio de preposição.

Observe este caso:

“Eu preciso de ajuda.”

A regência do verbo “precisar” pede o uso da preposição “de”: “precisar de”.

Veja outro caso:

“Nós assistimos a esse filme ontem!”

O verbo “assistir”, quando sinônimo de “ver”, é acompanhado da preposição “a”.

Atenção! Um verbo pode ter regências diferentes de acordo com o seu significado! Por exemplo, quando o verbo “assistir” for sinônimo de “ajudar”, ele não é regido por nenhuma preposição. Veja:

“O enfermeiro assistiu o médico durante a cirurgia.”

Outros exemplos de regência verbal:

“Nossa equipe participou da reunião de forma remota.”

Confiamos em nosso time!”

“Minha tia gosta muito de festa junina.”

“Meus vizinhos viajaram para a Bahia no Carnaval.”

“Eu concordo com as regras estipuladas.”

  • Videoaula sobre regência verbal

Qual a importância da regência?

A regência, na língua portuguesa, é muito importante para nos ajudar a compreender melhor um enunciado, ligando adequadamente uma expressão ao termo que complementa. Graças à regência, é possível entender a que termo da frase uma expressão se refere, evitando ambiguidades e confusões.

Saiba mais: Como ocorre a concordância verbal

Exercícios resolvidos sobre regência

Questão 1

(Vunesp)

Leia o texto para responder à questão.

Veja – A senhora teve uma infância humilde em um bairro pobre de Nova York. Como explica ter atingido o topo de uma das maiores empresas do mundo?

Ursula Burns (presidente da Xerox) – Em primeiro lugar, educação. Meus dois irmãos e eu fomos criados apenas por nossa mãe. Meu pai nunca esteve presente. Éramos muito pobres. Muito pobres mesmo. Minha mãe trabalhava cuidando de crianças e fazendo faxina. Ela fazia limpeza em clínicas médicas e dentárias em troca de tratamento clínico e dentário para os filhos. Sua ideia de sucesso não era fazer dos filhos pessoas ricas. Ela nos dizia que era preciso trabalhar com afinco e ser bom em alguma coisa. Se agíssemos assim, ela dizia, o reconhecimento um dia chegaria. Ela exigia que tivéssemos bom desempenho na escola. Minha mãe acreditava que a educação, entre todos os fatores sobre os quais pudéssemos ter alguma influência, era justamente o que nos abriria maiores oportunidades no futuro. Nossa maior preocupação, quando crianças, era ir bem nas provas. Já minha mãe fazia todo o esforço para conseguir nos manter na melhor escola possível. Mais da metade de tudo o que ela ganhava ia para custear as mensalidades do colégio dos três filhos.

(Veja, 25.05.2011)

Assinale a alternativa correta quanto à regência.

A) Devido ao esforço da mãe, Ursula e seus irmãos tinham certeza de que seriam bons em alguma coisa a que se dedicassem.

B) Devido o esforço da mãe, Ursula e seus irmãos tinham certeza que seriam bons em alguma coisa a que se dedicassem.

C) Devido ao esforço da mãe, Ursula e seus irmãos tinham certeza que seriam bons em alguma coisa em que se dedicassem.

D) Devido o esforço da mãe, Ursula e seus irmãos tinham certeza de que seriam bons em alguma coisa que se dedicassem.

E) Devido ao esforço da mãe, Ursula e seus irmãos tinham certeza que seriam bons em alguma coisa com que se dedicassem.

Resposta

Alternativa A. As demais alternativas apresentam desvios de regência nominal e/ou verbal, como em: “devido ao esforço”, “tinham certeza de que” e “alguma coisa a que se dedicassem”.

Questão 2

(Cespe/Cebraspe)

Texto para a questão.

1 Foi "entrevistado" aquele que é apontado pelas

autoridades como o principal responsável pelos ataques do

PCC. O Celular "falou" ao repórter com o compromisso de não

4 ter sua identidade e sua marca reveladas.

O senhor admite ter desempenhado um papel

fundamental na organização dos ataques do PCC? Não se

7 pode dispensar todo o barril por causa de algumas maçãs

podres. Eu ajudo mais de 90 milhões de brasileiros a se

comunicarem diariamente. Sou um aparelho democrático.

10 É possível ou não bloquear os seus serviços?

Eu sempre me esforço para ser o melhor naquilo que faço. Esta

é a minha receita de sucesso. Para bloquear, é preciso

13 acompanhar o meu ritmo de avanço tecnológico. Alguns

bloqueadores instalados já estavam obsoletos quando foram

instalados.

16 Afinal, existe alguma forma de bloquear o seu

sinal? Tem uma tal de gaiola de Faraday. Apesar de o nome

parecer complicado, é bem simples. Basta instalar uma tela de

19 metal em volta das celas ou dos presídios. A gaiola de metal

impede que minhas ondas eletromagnéticas entrem ou saiam.

Aí, não tem comunicação.

Veja, 31/5/2006 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

Como o verbo ajudar admite duas regências, atenderia aos preceitos gramaticais a inserção da preposição a antes do termo "mais de 90 milhões de brasileiros" (l.8).

( ) Certo

( ) Errado

Resposta

Errado. O enunciado já tem um objeto direto e outro indireto: “Eu ajudo mais de 90 milhões de brasileiros a se comunicarem diariamente.” O objeto indireto é “a se comunicarem diariamente”, logo não cabe uso de preposição no objeto direto “mais de 90 milhões de brasileiros”.

Fontes

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VIANA, Guilherme. "Regência"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/regencia.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.