Função emotiva

A função emotiva ou expressiva é a função da linguagem presente nos textos em que o locutor expressa suas emoções e sensações, utilizando a primeira pessoa do discurso.

Imagem explicando o que é a função emotiva ou expressiva.
A função emotiva ou expressiva é muito utilizada no cotidiano para expressar nossos sentimentos positivos e negativos a pessoas íntimas.
Crédito da Imagem: Brasil Escola

A função emotiva ou expressiva é a função da linguagem que destaca as emoções e sensações, ou seja, a subjetividade do emissor da mensagem. Frequentemente presente em textos autobiográficos, narrativos e líricos, ela se caracteriza pelo uso de verbos em primeira pessoa. Essa função pretende expressar os sentimentos e experiências do locutor ao receptor, contribuindo para uma conexão emocional entre ambos. Embora seja comumente encontrada em textos artísticos, a função emotiva pode aparecer em diversos gêneros textuais, ainda que em trechos pontuais, desde que o foco esteja nas sensações e vivências de quem está falando ou escrevendo.

Leia também: Função conativa — a função da linguagem que se concentra no receptor da mensagem

Resumo sobre a função emotiva

  • A função emotiva ou expressiva é a função da linguagem em que o discurso está voltado a expressar os sentimentos e sensações do locutor/escritor.
  • Textos que apresentam essa função da linguagem contêm informações sobre o lado emocional, ou seja, a subjetividade de quem fala.
  • A função da linguagem emotiva apresenta verbos em primeira pessoa para marcar o posicionamento subjetivo.
  • A função emotiva pode ser encontrada em diversos textos, mas os mais recorrentes são os biográficos, narrativos e líricos.
  • Para identificar a função da linguagem nos textos é importante atentar-se à conjugação verbal e ao conteúdo emocional presente no texto.

Videoaula sobre a função emotiva ou expressiva

O que é a função emotiva?

A função emotiva ou expressiva é a função da linguagem em que há uso da linguagem para expressar as emoções e as sensações do emissor da mensagem. Nessa função da linguagem, o discurso está centralizado nas experiências daquele que fala, por isso a comunicação pode apresentar emoções, desejos e sensações experienciadas pelo locutor.

Exemplo da função emotiva

Talvez eu goste ainda mais de nós
Num dia inteiro colados, a sós
Com tempo pra se discorrer a dois
Sentir sua pele sem tua roupa

Não ligo se faz frio ou faz calor
Hoje, quem me ligar, digo que tô
Nas nuvens de um poeta ou algo assim
Torcendo pra não ser mentira

Enquanto você dorme, eu cheiro você
Pra guardar na memória o tom
Do meu veludo cor marrom, ai
Eu não tô a fim de desgrudar
Mas quero fazer, dos dias, a paz
Para fazer um escarcéu com teu sorriso
Nem ligo, a gente pode demorar

Veludo Marrom, Liniker

No trecho da música acima, percebe-se que a voz lírica expressa seus gostos talvez eu goste ainda mais de nós”; “Não ligo se faz frio ou calor”; suas sensações “[...] digo que tô/ nas nuvens de um poeta ou algo assim”; seus receios Torcendo pra não ser mentira”; suas vontades “Eu não tô a fim de desgrudar”; seus anseios “Mas quero fazer, dos dias, a paz / Para fazer um escarcéu com teu sorriso”.  Essas são características típicas da função emotiva, pois o discurso está focado em externalizar os conteúdos subjetivos do eu lírico. Desse modo, conseguimos acessar o interior do eu lírico, pois a linguagem está a serviço de transferir esse conteúdo para o ouvinte/leitor.

Outra característica típica da linguagem emotiva presente no trecho destacado é o uso de verbos em primeira pessoa, o que demarca a posição de subjetividade do texto. Nesse fragmento, destacamos os verbos “goste”, “Não ligo”, “digo”, “tô”, “cheiro” e “quero”.  Ainda vale destacar que é por meio da linguagem emotiva que o ouvinte pode conectar-se com a emoção da poeta e também experienciar ou reconhecer esses sentimentos. Logo, a linguagem emotiva tanto contribui para a expressividade do locutor/escritor quanto para a identificação ou sensibilização do interlocutor/ouvinte.

Características da função emotiva

A função emotiva tem como principais características o uso dos verbos em primeira pessoa e a expressão de subjetividade daquele que fala ou escreve. Para evidenciar as sensações pessoais, o locutor pode utilizar adjetivos que ajudem a qualificar as emoções, figuras de linguagem que auxiliem a expressar as emoções vivenciadas, além do uso da pontuação como recurso expressivo, como o ponto de exclamação (!) ou as reticências (...), que podem simbolizar intensidade ou hesitação, por exemplo. 

Como identificar a função emotiva?

Para identificar a função emotiva nos textos, é necessário atentar-se primeiramente à voz verbal, pois, como se trata de uma função que evidencia as emoções do locutor, é necessário que os verbos sejam conjugados em primeira pessoa. Além disso, a descrição de experiências emocionais ou psicológicas é outro indício que auxilia a identificar essa função da linguagem. No entanto, é importante lembrar que a expressão de sentimentos só é considerada como função emotiva quando se centra naquele que fala ou escreve o texto.

Onde é encontrada a função emotiva?

A função emotiva é encontrada principalmente em textos de caráter autobiográfico ou artístico. Em textos autobiográficos, essa função da linguagem serve para mostrar o ponto de vista do autor a respeito das experiências relatadas. Em textos artísticos, a função emotiva pode aparecer em alguns textos evidenciando os sentimentos do narrador ou do eu lírico, por exemplo.

É importante ressaltar que os textos podem apresentar mais de uma função da linguagem; sendo assim, até em textos objetivos pode ocorrer trechos em que se identifica a função emotiva.

Quais são as funções da linguagem?

São seis as funções da linguagem: emotiva, referencial, conativa, fática, poética e metalinguística. Cada uma centraliza-se em um dos elementos da comunicação e desempenha um papel diferente nos textos.

  • Função emotiva: centra-se no emissor, é a função que evidencia as emoções e sensações daquele que fala ou escreve.
  • Função referencial: centra-se no contexto, é a função que faz referências a elementos e fatos da vida real, por isso utiliza uma linguagem objetiva e literal.
  • Função conativa: centra-se no receptor, é a função que se centra em atingir o interlocutor com diferentes objetivos, como emocionar, influenciar ou manipulá-lo.
  • Função fática: centra-se no canal, é a função utilizada para começar, manter ou encerrar uma conversa, como, por exemplo, quando se questiona “está me ouvindo?” em meio a uma ligação falhando ou quando dizemos “oi” para iniciar uma conversa com alguém.
  • Função poética: centra-se na mensagem, é a função que busca estilizar o conteúdo, dando uma estética específica para o texto, facilmente reconhecida em textos artísticos, como filmes, literatura, música, etc.
  • Função metalinguística: centra-se no código, é a função em que utilizamos um tipo de linguagem para se referir a ela mesma, como uma música que fala sobre compor músicas; um poema que aborda o processo de escrever um poema; etc.

Para saber mais detalhes sobre as funções da linguagem, clique aqui.

Exercícios resolvidos sobre função emotiva

Questão 1

A função emotiva da linguagem é centrada em qual elemento da comunicação?

A) Canal

B) Receptor

C) Mensagem

D) Contexto

E) Emissor

Resolução:

Alternativa E.

A função emotiva foca o emissor, destacando suas emoções, sensações e subjetividade.

Questão 2

Em qual dos gêneros textuais abaixo a função emotiva é mais aceitável?

A) Textos científicos

B) Propagandas

C) Carta de reclamação

D) Manuais de instrução

E) Seminário

Resolução:

Alternativa C.

Apesar do caráter argumentativo que pressupõe fatos e não emoções, a carta de reclamação é, dentre as alternativas, o gênero no qual é mais aceitável a presença de uma expressividade subjetiva, visto que, a depender do contexto, o autor pode ter passado por algum tipo de prejuízo ou constrangimento pessoal que pode ser relatado nesse texto, ainda que de forma mais comedida.

Questão 3

O uso de exclamações é típico da função emotiva porque:

A) Indica uma pausa no discurso

B) Intensifica a expressão emocional do emissor

C) Serve para explicar conceitos complexos

D) Destaca a interação com o receptor

E) Evidencia a mudança de sentimentos do receptor

Resolução:

Alternativa B.

A pontuação é um recurso importante para transmitir intensidade emocional e, por isso, contribui para a expressividade presente na função emotiva da linguagem.

Questão 4

Leia o trecho da música abaixo e responda

O mundo é tão cruel com as garotas negras
Te silenciam pra poder ter mais razão no jogo
Vão te humilhar na frente da sua equipe de trabalho
Puxando o saco da sua chefe, ter algum retorno
Machuca a sua garota negra quando não assume
Machuca a sua filha, achando que ela não consegue
Eu sei que já nascemos fortes, isso é inegável
Mas a parte de ser humana parece invisível
Garotas negras merecem afeto

Cartas a uma garota negra, Mc Luanna

No fragmento acima, há trechos onde a função emotiva da linguagem é utilizada e compreendemos como o contexto descrito afeta a voz lírica. Nesse sentido, podemos dizer que esse recurso, no texto analisado, contribui para:

A) A estilização do texto, demonstrando um caráter de leveza ao tema

B) Referenciar fatos e acontecimentos do mundo real

C) Evidencia a dificuldade de comunicação entre os interlocutores

D) Auxilia a evidenciar o sentimento de invisibilidade experienciado pela poeta

E) Caracteriza a recepção do interlocutor aos acontecimentos relatados

Resolução:

Alternativa D.

No trecho “Eu sei que já nascemos fortes, isso é inegável / Mas a parte de ser humana parece invisível”, a poeta expressa o sentimento de invisibilidade que ela sente e compartilha com outras garotas negras. A função emotiva, nesse trecho, é o que permite ao leitor/ouvinte conhecer o impacto emocional do racismo.

Questão 5

Leia o trecho abaixo e responda à questão

Eu me encho de esperança, de algo novo que aconteça
Quem despetala a rosa estará lá pro que aconteça?
Nuns dias, sou carente, completa, suficiente
Quero amor correspondente pra testemunhar

Liniker, Caju

Qual dos fragmentos do texto acima apresenta evidentemente a função emotiva da linguagem?

A) “Quem despetala a rosa estará lá pro que aconteça?”

B) “o voo mais bonito da minha vida”

C) “Ser o pseudofruto, a pele do caju”

D) “Eu me encho de esperança, de algo novo que aconteça”

Resolução:

Alternativa D.

No trecho “Eu me encho de esperança, de algo novo que aconteça” identifica-se o uso da primeira pessoa na conjugação do verbo “encho” e a presença do conteúdo subjetivo, nesse caso o sentimento de esperança e o desejo por novidades.

Fonte

Chalhub, S. Funções da linguagem. Série Princípios. Ática: 2001.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MATOS, Talliandre. "Função emotiva"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/funcao-emotiva-ou-expressiva.htm. Acesso em 21 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Vídeoaulas