Figuras de som

Aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia são figuras de som ou harmonia. Essas figuras de linguagem estão relacionadas à sonoridade das palavras.

As figuras de harmonia estão associadas ao som das palavras.
As figuras de harmonia estão associadas ao som das palavras.

Figuras de som são figuras de linguagem associadas à sonoridade de vocábulos ou expressões. Desse modo, em um texto que apresente uma repetição intencional de consoantes, podemos identificar a aliteração, mas se for uma repetição de vogais, temos a assonância. Já a palavra que imita um som, como “tique-taque”, é uma onomatopeia. Além disso, termos parecidos, mas com distintos significados, revelam uma paronomásia.

Leia também: Polissíndeto – figura de linguagem que consiste na repetição de conjunções

Resumo sobre as figuras de som

  • Figuras de som são figuras de linguagem relacionadas à sonoridade de palavras ou expressões.

  • Aliteração é a repetição de consoantes ou sílabas.

  • Assonância é a repetição de vogais.

  • Onomatopeia é a imitação de sons produzidos por animais, natureza, objetos ou pessoas.

  • Paronomásia é o uso de palavras semelhantes, mas com significados distintos.

Videoaula sobre as figuras de som

O que são figuras de som?

As figuras de som ou harmonia são figuras de linguagem construídas com base na sonoridade de palavras ou expressões. Um dos exemplos mais conhecidos está no poema Violões que choram..., do escritor simbolista Cruz e Sousa (1861-1898):

Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

No trecho acima, é evidente a sonoridade provocada, principalmente, pela repetição da letra “v”.

Veja também: Pleonasmo – figura de linguagem que consiste na repetição de ideias

Quais são as figuras de som?

Existem as seguintes figuras de som:

  • Aliteração

É a repetição de consoantes ou sílabas:

  • Todo dia, Benito bebe batida de banana.
  • A moto movia-se mais ou menos morro acima.

  • O javali jazia junto à jabuticabeira.

É bom ressaltar que tal figura é comum em textos literários. Seu uso em textos funcionais é considerado um vício de linguagem.

  • Assonância

É a repetição de vogais:

  • A manada passava, e nada a fazia parar.
  • Então a gente pede ao moleque o chiclete.

  • Nunca vi jabuti nem ali nem aqui.

  • Onomatopeia

É um termo que imita o som de animais, barulhos da natureza em geral, ou, ainda, o som produzido por objetos ou por pessoas:

  • Armandinho disse que o miau comeu o piu-piu que estava na árvore.
  • Estava com medo, pois troava lá fora, e a chuva só fazia aumentar.

  • Ouviu um toc-toc na porta e soube que era a morte.

  • O fiu-fiu era geral, e tal assédio a incomodava.

  • Paronomásia

É o uso de palavras parecidas, mas que possuem grafia, som e significado diferentes:

  • Ao fazer a descrição do esposo, ela apontou sua principal característica, a discrição.
  • O cavaleiro também era um cavalheiro.

Exercícios resolvidos sobre figuras de som

Questão 1 - (UFPA)

Tecendo a manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe o grito que um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos,

se entretendendo para todos, no toldo

(a manhã) que plana livre de armação.

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo

que, tecido, se eleva por si: luz balão.

(MELO, João Cabral de. In: Poesias completas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.)

Nos versos

“E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos,

se entretendendo para todos, no toldo…”

tem-se exemplo de

A) eufemismo.

B) antítese.

C) aliteração.

D) silepse.

E) sinestesia.

Resolução

Alternativa C. A aliteração ocorre com a repetição da consoante “t”.

Questão 2 - (UEL)

Fonte: HAGAR — Folha de S. Paulo, Ilustrada E 9, 17/08/2006.

Fonte: CHICO B. — Folha de S. Paulo, Ilustrada E 11, 25/08/2006.

As onomatopeias da segunda tira referem-se, respectivamente, a:

A) Escarro, pancada e soco.

B) Beijo, afago e escarro.

C) Escarro, afago e revide.

D) Bocejo, escarro e estouro.

E) Beijo, soco, grito de guerra.

Resolução

Alternativa A. As onomatopeias “ptu!”, “tomp!” e “pow” se referem, respectivamente, a: escarro, pancada e soco. 

 

Por Warley Souza
Professor de Português

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Warley. "Figuras de som"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/figuras-som-ou-harmonia.htm. Acesso em 30 de março de 2025.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Nomeie as figuras de som utilizadas nos enunciados abaixo:

a) O rato roeu a roupa do rei de Roma.

b) Tic-tac, tic-tac fazia o relógio na parede.

c) Venha, Vera, venha ver as velas ao vento.

d) Quem conta um conto sempre aumenta um ponto.

Exercício 2

Relacione as colunas de acordo com as figuras sonoras utilizadas nas frases.

a) O gato fez “miau"

b) Quem casa, quer casa.

c) “A bela bola rola: a bela bola de Raul”. Cecícila Meireles.

d) O peito do pé de Pedro é preto.

( ) Aliteração

( ) Assonância

( ) Paronomásia

( ) Onomatopeia

Exercício 3

(Enem – Inep)

Canção do vento e da minha vida

O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,

O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.

[...]

O vento varria os sonhos
E varria as amizades...

O vento varria as mulheres...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.

O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos...
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.

BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.

Na estruturação do texto, destaca-se:

a) ( ) a construção de oposições semânticas.

b) ( ) a apresentação de ideias de forma objetiva.

c) ( ) o emprego recorrente de figuras de linguagem, como o eufemismo.

d) ( ) a repetição de sons e de construções sintáticas semelhantes.

e) ( ) a inversão da ordem sintática das palavras.

Exercício 4

(Enem – Inep )

Para o Mano Caetano

O que fazer do ouro de tolo
Quando um doce bardo brada a toda brida,

Em velas pandas, suas esquisitas rimas?
Geografia de verdades, Guanabaras postiças
Saudades banguelas, tropicais preguiças?

A boca cheia de dentes
De um implacável sorriso
Morre a cada instante
Que devora a voz do morto, e com isso,
Ressuscita vampira, sem o menor aviso

[...]

E eu soy lobo-bolo? lobo-bolo
Tipo pra rimar com ouro de tolo?
Oh, Narciso Peixe Ornamental!
Tease me, tease me outra vez
Ou em banto baiano
Ou em português de Portugal
De Natal

[...]

* Tease me (caçoe de mim, importune-me).

LOBÃO. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2009 (adaptado).

Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem:

a) ( ) “Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2)

b) ( ) “Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3)

c) ( ) “Que devora a voz do morto” (v. 9)

d) ( ) “lobo-bolo//Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12)

e) ( ) “Tease me, tease me outra vez” (v. 14)