Conjunções subordinativas

As conjunções subordinativas interligam orações ou termos da oração que apresentam relação de dependência sintática.

As conjunções subordinativas ligam termos ou orações que são interdependentes.

A conjunção é a palavra que une orações ou termos de uma oração que possuem mesma função. Essa relação estabelecida entre as orações pode ser independente (orações coordenadas) ou dependente (orações subordinadas).
Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, e estabelece entre elas uma relação de dependência sintática, temos a subordinação. Veja o exemplo:

Maria confirmou que não esteve em casa hoje.

Nesse exemplo, as duas orações estão ligadas pela conjunção que e têm relação de dependência entre si, uma vez que na primeira oração (Maria confirmou) o verbo “confirmou” não tem por si só sentido completo e depende da segunda (que não esteve em casa hoje) para tê-lo. No entanto, a segunda oração é a subordinada, já que está sujeita à primeira, com função de complemento do verbo.

Assim, temos a oração principal: Maria confirmou, e a oração subordinada: que não esteve em casa hoje, ligadas pela conjunção integrante que, a qual é subordinativa pelo fato de estar unindo a oração subordinada à oração principal.

→ Podemos classificar as conjunções subordinativas em:

• integrantes – são introdutórias de orações subordinadas substantivas: que, se, como, etc.;
Exemplo: Não sei dizer se ele chegou.

• causais – exprimem causa: porque, como, uma vez que, já que, etc.;
Exemplo: Eu sou feliz porque tenho uma família.

• concessivas – exprimem concessão: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, etc.;
Exemplos: Quando fui dormir ainda estava claro, ainda que passasse das sete da noite.
Apesar de estarmos refletindo mais sobre a economia do país, os juros só tem aumentado.

• condicionais – exprimem condição ou hipótese: se, desde que, contanto que, caso, se, etc.;
Exemplo: Avise-me caso eles já saibam da nova lei.

• conformativas – exprimem conformidade: conforme, segundo, como, consoante.;
Exemplo: Conforme ia passando o tempo, meu corpo cansava cada vez mais.

• comparativas – estabelecem comparação: como, mais...do que, menos...do que, etc.;
Exemplo: Estou mais feliz hoje do que ontem.
Ele chorou como quem tivesse perdido algo de muito valor sentimental.

• consecutivas – exprimem consequência: de forma que, de sorte que, que, etc.;
Exemplo: Estudou tanto que adormeceu.

• finais – exprimem finalidade: a fim de que, que, porque, para que, etc.;
Exemplo: Vamos embora a fim de que possamos assistir ao filme.

• proporcionais - estabelecem proporção: à medida que, à proporção que, ao passo que, etc.;
Exemplo: À medida que estudo todos os dias, minha memória se torna melhor.

• temporais – indicam tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, etc..
Exemplo: Desde que você foi embora, meu coração gerou expectativa para que voltasse.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Conjunções subordinativas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/conjuncoes-subordinativas.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


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Lista de exercícios


Exercício 1

(MP-SP) Na frase Quando ocorreu o encontro entre as civilizações pré-colombianas e pré-cabralianas, os colonizadores foram capazes de superar a tragédia do enfrentamento...”, a conjunção destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) assim que

b) contudo

c) sempre que

d) à medida que

e) antes que

Exercício 2

(FJG) A palavra como  tem o valor  de conjunção subordinativa conformativa na opção:

a) Indaguei-lhe como Rubião tinha assumido aquela postura de contemplação.
b) Como não tivesse condições financeiras suficientes, Rubião viveu com parentes.
c) Como estava agravável a manhã, Rubião resolveu passear na enseada.
d) As más notícias chegam tão rápidas como as chuvas de verão.
e) Como ele mesmo disse, mana Piedade não se casou.