As orações coordenadas e o uso da vírgula

O uso da vírgula com as orações coordenadas pode apresentar algumas particularidades.

Dentre os elementos inerentes aos temas relacionados à Gramática, figura-se o uso da vírgula que, indubitavelmente, se perfaz de uma representativa importância.

Diante de tal pressuposto, torna-se imprescindível que conheçamos suas peculiaridades, com vistas a colocarmos em prática todo nosso conhecimento em se tratando da modalidade escrita. E por assim dizer, o artigo ora em questão tem por finalidade abordar o uso deste sinal de pontuação, tendo em vista o período composto por coordenação. Partamos, pois, rumo à concretização deste intento:


# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula.
Exemplo:

O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer.


# As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.
Exemplos:

Não pude comparecer ao aniversário, contudo enviei meu presente.

Carlos ora aparentava calmo, ora agitado.

Não obtive um bom resultado,
pois não me esforcei para tal.


Observações dignas de nota:


* Há somente dois casos em que as aditivas são constituídas pela vírgula, vejamo-los:


# Quando possuírem sujeitos diferentes.
Exemplo:

Os alunos não se mostraram interessados, e o professor não fez questão de incentivá-los.


# Quando o conectivo “e” se apresentar várias vezes repetido, configurando, portanto, uma figura de linguagem ora denominada de polissíndeto.

Exemplo:

Os garotos estudaram, e demonstraram seus conhecimentos, e sagraram-se vencedores nas Olimpíadas de Matemática.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "As orações coordenadas e o uso da vírgula"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/as-oracoes-coordenadas-uso-virgula.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

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Lista de exercícios


Exercício 1

Leia, reflita e analise as orações coordenadas abaixo em que a vírgula se encontra separando-as. Feito isso, sua tarefa consistirá em apontar se realmente o uso de tal ocorrência se encontra de acordo com o padrão formal da linguagem, ou não, justificando sua resposta.

a- João é querido por todos, e seu irmão se mostra muito simpático com as pessoas com quem convive.

b- Chegou, sentou, começou a fazer as atividades.

c – Ou começa a estudar, ou sairá mal nas avaliações.

d- Beatriz é bonita, e educada.

e – Sorri, e bate palmas, e cumprimenta a todos ali presentes.

Exercício 2

(PUC – Campinas) Observe as frases:

I – Ele foi, logo eu não fui.
II –O menino, disse ele, não vai.
III – Deus, que é pai, não nos abandona.
IV – Saindo ele e os demais, os meninos ficarão sós.

Assinale a afirmativa correta:

a – ( ) em I há erro de pontuação.
b- (  ) em II e III as vírgulas podem ser retiradas sem que haja erro.
c – ( ) Na I, se se mudar a vírgula de posição, muda-se  o sentido da frase.
d – ( ) na II, faltam dois pontos depois de disse.
e – n.d.a