Terremotos e o homem

Os terremotos provocam uma série de danos ao homem, por isso o homem tem estudado e pesquisado formas de diminuir esses danos.

Danos provocados por terremoto

Os terremotos ou abalos sísmicos ocupam um lugar de destaque entre os maiores fenômenos, com poder de provocar uma série de danos ao homem e à própria natureza; desse modo, essa catástrofe já vitimou bilhões de pessoas em todo o mundo no decorrer da história.

Diante desse problema um tanto quanto imprevisível, o homem, no desenvolver das décadas, elaborou estudos e pesquisas com intuito de conhecer e compreender esse fenômeno natural, os abalos sísmicos.
Os estudos foram evoluindo na medida em que as ciências e as tecnologias avançaram, desse modo, na contemporaneidade existem centros específicos responsáveis por observar o conjunto de placas litosféricas e outros elementos que causam tal fenômeno, gerando informações preliminares, com intuito de divulgá-las nos possíveis locais propícios à ocorrência de abalos.

Tendo em vista que alguns lugares possuem maior possibilidade de ocorrência de terremotos, o homem através de seu intelecto criou estruturas na construção civil (edifícios, casas) adaptadas à incidência de abalos sísmicos.

Devido o monitoramento realizado em distintos pontos do mundo, uma gradativa diminuição nos índices de vítimas foi alcançada, isso indica que tragédias que ocorreram no passado podem ser evitadas, pois a sociedade está mais preparada para esse evento natural.

O Tsunami que ocorreu na Ásia vitimou uma quantidade elevada de pessoas, o saldo de mortos foi elevado somente pelo fato de não ter havido uma previsão, pois o Oceano Índico no momento do evento não contava com aparelhos que identificassem tremores submarinos.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Terremotos e o homem "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/terremotos-homem.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante