Teoria dos mundos

Teoria dos mundos dividia os países em três grupos conforme seu nível de desenvolvimento e alinhamento político. Desenvolvida na Guerra Fria, entrou em desuso nos anos 1990.

Mapa comumente utilizado para representar os três mundos da teoria dos mundos.

A teoria dos mundos foi criada no contexto da Guerra Fria, e dividia os países em três grupos distintos conforme o seu nível de desenvolvimento econômico e social. Em decorrência do contexto geopolítico da época, os três mundos refletiam também o alinhamento das nações com base em seus ideais políticos.

O primeiro mundo era formado pelos países desenvolvidos capitalistas, enquanto a União Soviética e as nações que, em algum momento, se alinharam aos ideais socialistas compunham o segundo mundo. O terceiro mundo compreendia as nações não alinhadas e que hoje correspondem aos países emergentes e subdesenvolvidos.

Confira no nosso podcast: Países mais e menos ricos do mundo

Resumo sobre teoria dos mundos

  • A teoria dos mundos dividia os países em três grupos (mundos) conforme o seu nível de desenvolvimento econômico e social.

  • Foi aplicada durante a Guerra Fria, mas caiu em desuso a partir da década de 1990.

  • O primeiro mundo compreendia os países desenvolvidos que formavam o bloco capitalista, com destaque para os Estados Unidos.

  • O segundo mundo compreendia os países que foram, em algum momento, alinhados com a União Soviética.

  • O terceiro mundo compreendia os países não alinhados e que correspondem hoje aos países subdesenvolvidos e emergentes, como Brasil, Argentina, México e Índia.

O que é a teoria dos mundos?

A teoria dos mundos é uma teoria econômica que surgiu em meados do século XX, em pleno contexto de Guerra Fria, e dividia os países em três grupos diferentes ou três mundos. A separação era feita de acordo com grau de desenvolvimento econômico e social interno de cada nação bem como com o seu alinhamento político e ideológico.

Essa concepção foi bastante utilizada entre o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e o início dos anos 1990, quando um novo contexto político e econômico global se impôs, marcado pelo avanço da globalização e pelas reformas estruturais profundas em diversos países, notadamente de adoção de um sistema econômico de mercado em detrimento da economia planificada. Com isso, a teoria dos mundos deixou de representar um retrato da geopolítica global e se tornou obsoleta.

Os “três mundos” da teoria dos mundos

Conforme vimos anteriormente, a teoria dos mundos separava os países do globo em três grandes grupos, que são os diferentes mundos.

  • Primeiro mundo: era integrado por aquelas nações consideradas as mais desenvolvidas à época, grupo esse que permanece quase o mesmo desde então. Outro aspecto que eles tinham em comum era o seu alinhamento com o sistema capitalista, portanto, com os Estados Unidos. Assim, o primeiro mundo era formado por, além desse país norte-americano, nações como Canadá, França, Itália, Reino Unido, Portugal, Grécia, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Taiwan.

  • Segundo mundo: era composto pela União Soviética e pelos países com ela alinhados. Dentre eles podemos citar: China, Cuba, Coreia do Norte e Iugoslávia, território que começou a se fragmentar em 1991 e corresponde hoje a sete diferentes países. Esse grupo deixou de existir pelas profundas transformações incorridas em muitos desses países, marcadas sobretudo pela abertura econômica, como foi o caso da China, em um processo que teve início em 1978 e se consolidou na década de 1990.

  • Terceiro mundo: correspondia àquelas nações que não estavam alinhadas de forma clara com os países centrais da Guerra Fria. Um aspecto em comum entre os países do terceiro mundo é o fato de eles terem passado pelo processo de colonização. Para além disso, esse grupo englobava as economias consideradas atualmente em desenvolvimento ou subdesenvolvidas. O Brasil era um dos países que compunham o terceiro mundo, ao lado de Índia, México, Argentina, Chile, Bolívia e demais países da América do Sul, a maior parte dos países africanos e do subcontinente indiano.

Criação da teoria dos mundos

A teoria dos mundos foi desenvolvida após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em um contexto de bipolaridade política e ideológica que pairava sobre o mundo e de fragilidade econômica e social em muitas nações, em especial aquelas diretamente envolvidas no conflito.

Tendo em vista a distância entre os estágios de desenvolvimento em que se encontravam e a ampla diferenciação econômica entre os países, tal teoria de cunho econômico foi criada com o propósito de separá-los em grupos. Sob outra perspectiva, podemos dizer que a teoria sugeriu uma regionalização do mundo com base nos parâmetros econômicos observados em um intervalo de tempo específico (1945-1990).

Em conformidade com o contexto geopolítico, atribui-se ao demógrafo francês Alfred Sauvy (1898-1990) a utilização do termo terceiro mundo pela primeira vez, o que se deu em um artigo que ele produziu para um jornal em 1952, e a cunhagem das demais expressões para se referir respectivamente aos países capitalistas (primeiro mundo) e socialistas (segundo mundo). Na visão de Sauvy, as nações não alinhadas pertenciam ao terceiro mundo.

  • Videoaula sobre Guerra Fria

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Teoria dos mundos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/teoria-dos-mundos.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante