Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são formadas pela transformação de outras rochas em condições específicas de temperatura e pressão.

As rochas metamórficas, como o gnaisse, a ardósia e o mármore, são muito utilizadas na construção civil
Crédito da Imagem: Shutterstock

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é chamada de protólito, que é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados (incluindo o metamorfismo), formou-se uma nova rocha.

Os protólitos podem ser rochas ígneas, rochas sedimentares e até mesmo metamórficas. Por causa de alterações de temperatura e pressão resultantes dos movimentos da crosta terrestre, no decorrer do tempo geológico, as rochas podem modificar-se, tanto em sua composição química quanto em seu aspecto visual e textura, mantendo ainda a sua forma sólida.

Os principais exemplos de rochas metamórficas são:

  • Gnaisse: é uma rocha metamórfica muito utilizada na construção civil e na pavimentação. Ela é originada a partir do granito. O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é uma formação rochosa em gnaisse.

  • Ardósia: formada a partir do xisto, que é também uma rocha metamórfica, a ardósia é outra rocha muito utilizada na construção civil. É comum nos pisos em bordas de piscinas, em fachadas e muros.

  • Mármore: tipo de rocha metamórfica originada do calcário exposto à alta temperatura e pressão. É muito utilizado na produção de pias, bancadas, fachadas, pisos e na construção em várias aplicações.

Esses tipos de rochas têm muita importância econômica em virtude de sua ampla utilização na construção civil e na fabricação de objetos ornamentais, pois são materiais de revestimento muito duráveis, além de conferirem solidez e nobreza aos produtos.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Rochas metamórficas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rochas-metamorficas.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

O processo de metamorfismo que origina as rochas metamórficas ocorre a partir de dois principais fatores condicionantes, que são:

a) o intemperismo e a erosão.

b) o local e a estrutura do lugar onde se encontra a rocha.

c) a ação humana e as condições climáticas.

d) o vulcanismo e os processos tectônicos.

e) a temperatura e a pressão do ambiente.

Exercício 2

As rochas metamórficas são resultantes de um processo de metamorfismo de rochas magmáticas ou sedimentares em que ocorre modificação de sua composição atômica. Os principais exemplos de rochas metamórficas são:

a) gnaisse, ardósia e mármore.

b) ouro, hulha e carvão mineral.

c) cobre, prata, estanho e xisto betuminoso.

d) bauxita, hulha e gnaisse.

e) estanho