Planaltos

Os planaltos são relevos irregulares, geralmente com altitudes elevadas, limitados por uma superfície mais baixa. Um exemplo no Brasil é o Planalto Central Brasileiro.

Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, Planalto Central.

Planaltos são unidades de relevo relativamente planas e localizadas em regiões de altitudes elevadas. Geralmente se situam acima de 300 metros do nível do mar e são limitados em um dos seus lados por uma superfície rebaixada.

Classificação dos planaltos conforme suas formações rochosas

→ Planaltos sedimentares: formados por rochas sedimentares, o que resultou da elevação das regiões de bacias sedimentares provocada por agentes endógenos de modificação do relevo (exemplo: tectonismo).

→ Planaltos cristalinos: formados por rochas ígneas intrusivas e metamórficas. São originados pelo desgaste de montanhas por meio de agentes exógenos de modificação do relevo (exemplo: ação da água e dos ventos)

→ Planaltos basálticos: formados por rochas ígneas extrusivas. São originados pelas erupções vulcânicas e consequente solidificação do magma na superfície.

Classificação dos planaltos segundo a sua estrutura geológica

De maneira geral, os planaltos podem ter duas origens segundo a estrutura geológica:

→ Situados nas bacias sedimentares de origem antiga e caracterizados pela presença de serras e morros em um de seus lados. Um exemplo desse planalto é a Chapada da Bacia do Paraná.

→ Situados em escudos cristalinos, estruturas mais antigas caracterizadas como áreas mais resistentes e onde há exploração de recursos minerais. Um exemplo desse planalto no Brasil são as Serras Leste-Sudeste.

Os planaltos são formados por meio de processos erosivos, fenômenos que provocam o desgaste e transformação do solo. Nesses processos, sedimentos são retirados e transportados de uma superfície à outra. A erosão pode ser provocada por agentes internos, como tectonismo e vulcanismo, ou agentes externos, como ação da água e do vento, que podem elevar ou rebaixar as superfícies. Nos planaltos, os processivos erosivos são bastante intensos, originando paisagens com formas onduladas e irregulares.

Erosão provocada pela ação da água

Particularidades

Os planaltos possuem paisagens acidentadas causadas por processivos erosivos, que liberam sedimentos para as áreas mais baixas, dando origem a depressões e planícies. Regiões de planaltos costumam apresentar morros, serras ou elevações de topo plano.

Chapada Diamantina, localizada no Planalto Atlântico, na Serra do Espinhaço, estados da Bahia e Minas Gerais

Maiores planaltos do mundo

Os planaltos podem ser encontrados ao longo de todo o planeta. Apresentam-se em diferentes altitudes, estando geralmente acima dos 300 metros e podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude. Os principais planaltos do mundo são:

1. Planalto do Tibete (localizado na China)

2. Planalto da Etiópia

3. Planalto do Decão (situado na Índia)

4. Planalto do Colorado (localizado no sudoeste dos Estados Unidos)

5. Planalto Brasileiro

O maior deles é o Planalto do Tibete, localizado na China. Esse planalto encontra-se a mais de 4500 metros de altitude.

Planalto do Tibete, localizado na China

Planalto Brasileiro

Segundo a classificação do geógrafo Aziz Ab'Saber1, cerca de 75% do território nacional é ocupado por planaltos. Os mais conhecidos são: Planalto Central, Planalto das Guianas, Planalto Nordestino, Planalto Maranhão-Piauí, Planalto Leste-Sudeste e Planalto Meridional.

Nota

1BOLIGIAN, L; MARTINEZ, R; GARCIA, W; ALVES, A. Geografia: Espaço e Vivência. São Paulo: Atual Editora, 2001.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Planaltos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/planaltos.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante