Turismo

A prática do turismo cresceu junto do aperfeiçoamento dos meios de transporte e comunicação. Configura hoje uma importante atividade do setor terciário da economia.

O turismo é hoje uma das atividades econômicas que mais crescem em todo o mundo.

O turismo corresponde ao deslocamento voluntário e temporário de indivíduos com um propósito pessoal que pode ser desde a busca por descanso e lazer até viagens de negócios e tratamentos de saúde. As atividades turísticas fazem parte do setor terciário da economia e apresentaram um crescimento expressivo na última década, tanto no Brasil quanto no mundo. Além da sua importância econômica, o turismo gera empregos direta e indiretamente, incentiva a conservação dos espaços físicos e proporciona o contato com novos povos e culturas.

Leia também: 27 de Setembro — Dia Mundial do Turismo

Resumo sobre turismo

  • Turismo é uma prática que corresponde ao deslocamento voluntário e temporário de pessoas com um propósito definido, como descanso, lazer, negócios ou saúde.

  • O turismo pode ser doméstico ou internacional. É classificado ainda de acordo com a motivação, como: de lazer, religiosa, cultural, de negócios, de saúde ou ecoturismo.

  • Enquanto atividade econômica, integra o setor terciário.

  • Corresponde à principal forma de arrecadação de receitas em muitos territórios.

  • É responsável pela geração direta e indireta de empregos.

  • É importante também para a preservação dos espaços e de suas culturas.

  • Os países que mais atraem turistas no mundo são França, Espanha e Estados Unidos.

  • No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro se consagrou como principal destino turístico tanto de visitantes internacionais quanto nacionais.

  • Os profissionais que trabalham com a prática turística podem ser tanto os técnicos no assunto quanto os bacharéis em Turismo (turismólogos).

O que é turismo?

O turismo é uma prática que se refere ao deslocamento voluntário e temporário de uma pessoa ou grupo de pessoas partindo do local onde vivem em direção a outras localidades, sejam elas dentro dos limites de um mesmo país ou não. Os motivos que levam a essa movimentação são bastante pessoais e variam desde o desejo por conhecer novos espaços e culturas até alguma necessidade específica, como consulta médica ou assuntos de negócios.

Essa definição de turismo é semelhante àquela estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada das Nações Unidas que tem como objetivo a promoção de um turismo sustentável e acessível. De acordo com a OMT, o turismo é um fenômeno que compreende três dimensões: social, cultural e econômica. A prática está associada ainda com todas as atividades que os visitantes, chamados de turistas, realizam na localidade de destino, o que inclui a movimentação financeira.

Tipos de turismo

O contato com a natureza e a busca por aventura estão entre as razões que levam as pessoas a realizarem viagens turísticas.

A prática do turismo é caracterizada como voluntária no sentido de ser realizada de acordo com a vontade do indivíduo, e não sob alguma imposição externa. Dessa forma, existem inúmeras razões que fazem com que uma pessoa se desloque para outra localidade na condição de turista, o que permite classificar o turismo em tipos.

Em primeiro lugar, pode-se diferenciar o turismo entre doméstico e internacional. O primeiro tipo é aquele praticado dentro dos limites territoriais de um mesmo país e ocorre quando a pessoa se desloca para outra cidade ou estado. Já o turismo internacional consiste na visita a outro país.

Quando se trata de motivação, classifica-se o turismo em:

  • De lazer ou recreação: tem como objetivo o descanso e o divertimento, sendo esse o principal tipo de turismo praticado em todo o mundo.

  • De negócios: é o turismo realizado por indivíduos, representando ou não alguma empresa ou entidade, que têm como finalidade o estabelecimento de laços comerciais, fechamento de negócios e contratos, realização de reuniões de trabalho, dentre outras atividades semelhantes. É muito comum em centros financeiros como São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, e em cidades como Nova York, Chicago e Londres, no contexto internacional.

  • Religioso: peregrinação de indivíduos ou grupos para locais sagrados, centros ou eventos religiosos. Dentre as localidades onde o turismo religioso é realizado em maior escala podemos citar Meca e Jerusalém, Vaticano, na Europa Central, e Aparecida, no estado de São Paulo. Na Índia, a prática se concentra ao longo do rio Ganges.

  • Cultural: associado tanto ao conhecimento de novos costumes e tradições culturais de outras populações, seja dentro ou fora de um estado ou país, bem como à visita a monumentos e locais históricos, museus, teatros, centros culturais, eventos e estabelecimentos correlatos.

  • De saúde: tem como finalidade a realização de tratamentos e a manutenção da saúde física e mental, buscando a reabilitação ou o restabelecimento do bem-estar.

  • Ecoturismo: motivado pelas paisagens naturais de uma determinada localidade e pela vontade individual de obter contato maior com a natureza. Está atrelado, na maioria das vezes, ao turismo de lazer.

Qual a importância do turismo?

O turismo é uma atividade econômica que tem ganhado mais espaço na economia internacional e doméstica dos países de todo o mundo, contabilizando uma participação cada vez maior na arrecadação de receitas e na composição do Produto Interno Bruto (PIB).

É importante lembrar que o turismo está inserido no setor terciário da economia e não compreende somente o translado propriamente dito, mas também o preparo para a viagem e as atividades desempenhadas no local de destino, como a hospedagem, a alimentação, o transporte local e o comércio. Dessa forma, existe todo um circuito econômico e cadeias produtivas que giram em torno dessa prática e são por ela beneficiadas, direta ou indiretamente. Além disso, o turismo é importante para a criação de emprego e geração de renda para a população local.

A importância do turismo está atrelada ainda à preservação do espaço urbano e do patrimônio cultural e natural de uma determinada localidade. Em muitos casos, como os de cidades em que a movimentação de visitantes é intensa, a criação de infraestrutura urbana ou a renovação e manutenção daquela já existente podem representar melhorias diretas à população.

Para além disso, o turismo permite o conhecimento de novos espaços e vivências, proporcionando maior contato com outras culturas e o desenvolvimento de novas relações sociais.

Leia também: Setores da economia — segmentos em que se dividem as atividades econômicas e produtivas da sociedade

Turismo no mundo

A participação do turismo na economia mundial chegou, no ano de 2019, a uma parcela de 10,4% do PIB do planeta, quase nove trilhões de dólares. Além disso, essa atividade foi responsável pela criação de mais de 300 milhões de postos de trabalho naquele mesmo ano, o que reforça a importância do turismo para o setor terciário da economia.

Paris, capital da França, é uma das cidades mais visitadas do mundo.

Levando em consideração os dados mais recentes da OMT, os 10 países que mais recebem turistas no mundo são os seguintes:

Algumas das cidades mais visitadas do mundo ficam no continente asiático, como Bangkok (Tailândia) e Macau (China). Destaca-se também o intenso fluxo de turistas em Londres (Reino Unido), Paris (França) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Turismo no Brasil

As Cataratas do Iguaçu, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, atrai turistas de todos os lugares do mundo.

O Brasil apresenta um enorme potencial turístico, o que se deve tanto à pluralidade cultural do país quanto às belezas naturais que são encontradas por todo o território nacional. Essa atividade obteve um expressivo crescimento na última década, com uma participação no PIB que atingiu o patamar de 4%, pouco mais de 270 bilhões de reais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número de chegadas internacionais que o país registrou no ano de 2019 superou 6,3 milhões, de acordo com o anuário estatístico do Ministério do Turismo. As modalidades de turismo de lazer e de negócios são as duas mais praticadas pelos visitantes que vêm de fora do país. As cidades que receberam o maior número de turistas internacionais nos últimos anos foram as seguintes:

  • Rio de Janeiro (RJ);

  • Florianópolis (SC);

  • Foz do Iguaçu (PR);

  • São Paulo (SP);

  • Búzios (RJ).

Os visitantes estrangeiros vêm sobretudo de países sul-americanos, como Argentina, Chile e Paraguai, mas também de outras localidades, como dos Estados Unidos. O turismo internacional, entretanto, representa uma parcela muito pequena dessa atividade no Brasil, predominando o turismo doméstico.

A região Sudeste do país, especialmente o estado de São Paulo, é aquela que mais atrai visitantes oriundos de outras áreas do território nacional. A segunda maior região receptora de turistas é o Nordeste, dentro da qual se destaca o estado da Bahia.

Leia também: As belezas naturais encontradas no Nordeste

História do turismo

O turismo é uma atividade realizada muitas vezes de maneira espontânea, o que torna mais difícil determinar quando ela teria surgido. Desde a Antiguidade são registrados fluxos de pessoas de um lugar a outro com um motivo específico, especialmente por questões religiosas e para o acompanhamento de torneios ou eventos esportivos, como foi o caso dos primeiros jogos olímpicos realizados na Grécia Antiga.|1|

Com o surgimento de novos modais de transporte e meios de comunicação, populações de diferentes partes do mundo começaram a colocar em prática o seu desejo por conhecer novos lugares e culturas. Dessa forma, observou-se a intensificação do movimento de turistas pelo mundo após a Revolução Industrial, com o advento das ferrovias, que permitiam a realização de viagens de maior distância.

Também no século XIX surgiu no Reino Unido aquela que ficou conhecida como a primeira agência de turismo do mundo. Ela foi aberta por Thomas Cook e esteve em funcionamento por 178 anos, encerrando definitivamente as suas atividades no ano de 2019. Pelo seu pioneirismo, Cook é muitas vezes chamado de pai do turismo. Pouco tempo após o surgimento dessa agência de serviços de viagem, muitas outras surgiram em países europeus e na América do Norte.

A partir da segunda metade do século XX, o turismo foi impulsionado pelo advento da globalização e pelo aperfeiçoamento dos meios de transporte e das tecnologias da informação e da comunicação, que proporcionaram a prática de viagens de longa distância e o contato com pessoas de todos os lugares do planeta. No período contemporâneo, o turismo enquanto atividade econômica é um dos setores de maior crescimento no mundo.

Estudo do turismo

O estudo do turismo abrange os conhecimentos teóricos e a prática organizacional das atividades turísticas, compreendendo áreas associadas, como a hotelaria, o entretenimento, os negócios e eventos de maneira geral. Dadas as inúmeras variedades de turismo e atividades contidas nessa prática, assim como a importância social, econômica e cultural que ela adquiriu com o passar do tempo, o estudo do turismo é feito por meio de uma perspectiva multidisciplinar, abrangendo várias áreas do conhecimento, como Marketing, Economia, Administração, Ciências Sociais e até mesmo a Geografia.

Existe hoje no Brasil uma série de universidades e institutos de educação superior que oferecem a formação no curso de Turismo, preparando futuros bacharéis em Turismo, os turismólogos, e também tecnólogos para a atuação no mercado de trabalho.

Notas

|1| NAKASHIMA, S. K; CALVENTE, M. del. C. M. H. A História do turismo: epítome das mudanças. Turismo & Sociedade (ISSN: 1983-5442). Curitiba, v. 9, n. 2, p. 1–20, maio-agosto de 2016. Disponível aqui.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Turismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-turismo.htm. Acesso em 05 de maio de 2024.

De estudante para estudante