Aspectos humanos da América Central

Mapa da América Central

A América Central é um subcontinente da América (continente) situado entre a América do Norte e do Sul. Ocupa uma área de 731.000 km², onde vivem aproximadamente 75.303.248 pessoas, que resulta em uma densidade demográfica de 103 hab./km².

O país mais populoso da América Central é a Guatemala, com cerca de 15 milhões de habitantes. São Cristóvão e Névis figura como o país menos populoso dessa porção do espaço americano, com cerca de 54 mil pessoas. Barbados é o mais povoado, com densidade demográfica de 665 hab./km²; enquanto Belize é o país menos povoado, com 15 hab./km².



A população da região é constituída por uma variada composição étnica. Países como Guatemala, Honduras, Nicarágua, El Salvador e Panamá têm suas respectivas populações formadas por mestiços (mistura entre índio e branco), com um número reduzido de brancos. Os negros e mulatos são mais evidentes na planície costeira atlântica de Honduras, Nicarágua e Belize.

Quanto à religião, a que predomina é a católica. Existem diversas línguas na América Central, mas a principal é o espanhol, o qual é falado por praticamente todos os países; com exceção de Belize, que usa o inglês. Há também várias línguas nativas, como: macropenutiana (origem maia), mame, chol, itza, jacalteco, chuj, aguacateco, ixil, quiche, pokoman, cholti, chorti, achi, ponton, utoasteca, pipil, alaguilac, micarao, bagas, entre outras.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Aspectos humanos da América Central"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-geografico-america-central.htm. Acesso em 07 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas