Elementos climáticos

Os elementos climáticos são os aspectos que caracterizam um determinado tipo de clima. Dentre os principais elementos do clima estão: temperatura, umidade, pressão e radiação.

Os elementos climáticos são as características próprias do clima: temperatura, umidade, pressão atmosférica e radiação solar.

Elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que definem o clima. Cada tipo climático pode ser descrito por meio de um conjunto de características particulares que correspondem aos elementos daquele clima. São quatro os principais elementos formadores de um clima:

  • temperatura;

  • umidade;

  • pressão atmosférica;

  • radiação solar.

Por meio desses aspectos é possível determinar com maior grau de precisão um tipo de clima e estabelecer comparativos com outras ocorrências climáticas, por isso a sua importância.

Leia também: Quais são os climas presentes no Brasil?

Resumo sobre elementos climáticos

  • Elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que caracterizam o clima.

  • Os principais elementos climáticos são: temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica e radiação solar.

  • São importantes porque é por meio da análise prolongada do conjunto de elementos que conseguimos determinar o clima de uma área.

  • Os elementos do clima dependem da atuação dos fatores climáticos, que são os aspectos do meio ambiente e da atmosfera que determinam o clima de uma área, como latitude, altitude, maritimidade e continentalidade e relevo.

O que é clima?

Clima pode ser definido como a sucessão de tempos atmosféricos observada em uma determinada localidade por um longo período. Para a definição precisa do clima de uma região, esse tempo de análise deve ser de pelo menos 30 anos. São realizados registros diários das grandezas atmosféricas para, decorrido o intervalo necessário, a caracterização do clima. O conjunto de grandezas atmosféricas que caracterizam um tipo climático é conhecido como elementos do clima.

O que são elementos climáticos?

Os elementos climáticos, chamados também de elementos do clima, são as propriedades da atmosfera que definem um determinado tipo de clima. É por meio desses elementos que conseguimos reconhecer um clima específico e diferenciá-lo de outras ocorrências climáticas.

Quais são os elementos climáticos?

Um clima pode ser descrito por meio de diferentes grandezas atmosféricas, que são passíveis de medição e conferência. Existem quatro grandezas em especial que são os principais elementos definidores de um clima: temperatura, umidade, pressão e radiação. Confira, a seguir, o que é cada um deles e como atuam.

  • Temperatura: é uma grandeza física utilizada para mensurar o grau de agitação das partículas em um corpo. Pensando no clima, a temperatura reflete o calor da atmosfera em uma determinada localidade, o que é influenciado por fatores como a radiação solar e quantidade de água presente no estado de vapor. Para sabermos o padrão térmico de um tipo de clima, é preciso mensurar as temperaturas diariamente em um período de tempo determinado, geralmente de 30 anos.

    A temperatura costuma ser expressa em graus Celsius (°C), mas podemos encontrar essa medida também em Fahrenheit (°F).

A temperatura mede o calor atmosférico de uma determinada localidade, e o padrão de temperaturas é o que define o clima.
  • Umidade: é uma grandeza que exprime o volume de vapor d’água em suspensão na atmosfera. O padrão de umidade de um clima é determinante para a sua pluviosidade (volume de chuvas) e para a formação de nuvens, além de influenciar na temperatura. A umidade atmosférica pode ser medida de duas maneiras:

→ Umidade absoluta: volume total de água no estado gasoso presente no ar em uma determinada localidade. Expressa em gramas por metro cúbico (g/m³).

→ Umidade relativa: relação entre a umidade absoluta do ar e a quantidade máxima de vapor d’água que a atmosfera consegue reter até que ele atinga o seu ponto de orvalho e condense. Expressa em porcentagem (%).

A umidade atmosférica reflete a quantidade de vapor d’água em suspensão na atmosfera.
  • Pressão atmosférica: o peso exercido pela coluna de ar sobre uma superfície recebe o nome de pressão atmosférica. Essa grandeza pode ser expressa em milibares (mb), hectopascal (hPa) ou em atmosfera (atm). No nível do mar, por exemplo, convencionou-se que a pressão atmosférica é de 1 atm. A pressão diminui com a altitude, razão pela qual as áreas mais elevadas apresentam menores temperaturas.

O barômetro é o instrumento utilizado para a medição da pressão atmosférica.
  • Radiação solar: a quantidade de energia emitida pelo Sol que chega à superfície terrestre determina o clima de diferentes regiões. Os raios solares atingem com maior intensidade as áreas mais próximas do Equador, onde ficam os climas mais quentes. À medida que nos afastamos das baixas latitudes e nos aproximamos dos polos, a intensidade dos raios solares diminui e as temperaturas se tornam mais baixas, proporcionando climas temperados e frios.

A energia que é emanada do Sol é fundamental para a diferenciação dos climas no planeta Terra.

Importância dos elementos climáticos

Os elementos climáticos são importantes porque é por meio deles que conseguimos identificar um tipo de clima. Somente com a análise dos elementos do clima é que conseguimos classificar e descrever uma determinada ocorrência climática, que se distingue de outras por causa de suas características principais: temperatura, umidade, radiação solar e pressão atmosférica. Todos esses aspectos são analisados por um longo período de tempo até a distinção de um padrão, que é chamado de clima.

Leia também: Latitude e o clima — o que explica as regiões polares serem as mais frias?

Diferenças entre elementos climáticos e fatores climáticos

Os fatores climáticos atuam sobre os elementos climáticos, por isso são indispensáveis na composição das diferentes ocorrências de clima presentes no mundo. Apesar de serem codependentes, é importante saber que se tratam de conceitos distintos.

  • Elementos climáticos: aspectos próprios do clima. São as grandezas que caracterizam um clima, utilizadas na sua descrição. Como vimos, os principais elementos do clima são: temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar e radiação solar.

  • Fatores climáticos: aspectos do meio ambiente e da atmosfera que influenciam os elementos do clima e são responsáveis por definir a dinâmica climática de uma área. Os principais fatores do clima são: latitude, altitude, relevo, maritimidade e continentalidade e vegetação.

Exercícios resolvidos sobre elementos climáticos

Questão 1

(Uece 2016) Sabendo que o clima tem uma inequívoca ação dinâmica, manifesta no sistema oceano-continente-atmosfera, pode-se afirmar corretamente que alguns dos seus principais elementos formadores são:

a) relevo, vegetação e temperatura.

b) umidade, solos e hidrografia.

c) temperatura, umidade e pressão.

d) pressão, geologia e massas de ar.

Resolução: Alternativa C. Diversas grandezas atmosféricas podem ser classificadas como elementos formadores do clima. As principais delas são a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica.

Questão 2

(Unitau 2016) Os fatores climáticos governam o clima, ao passo que os elementos climáticos o descrevem. São exemplos de fatores e de elementos do clima, respectivamente:

a) os astronômicos e a latitude.

b) a temperatura e a precipitação.

c) o relevo e a temperatura.

d) os astronômicos e o relevo.

e) a temperatura e os ventos.

Resolução: Alternativa C. Dos itens listados, o relevo e a temperatura são, nessa ordem, o fator e o elemento climático.

  • Nas alternativas A e D, somente latitude e pressão correspondem a fatores climáticos.

  • A alternativa B traz dois elementos climáticos.

  • A alternativa E traz um elemento climático e um fator climático, portanto, na ordem inversa àquela pedida pelo enunciado.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Elementos climáticos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-climaticos.htm. Acesso em 09 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

As alternativas abaixo apresentam exemplos de elementos climáticos. NÃO é um desses elementos:

a) correntes marítimas

b) radiação solar

c) umidade

d) temperatura

e) pressão atmosférica

Exercício 2

Tradicionalmente, em regiões serranas, as médias termais são mais baixas, ao contrário de regiões mais baixas. Esse cenário é explicado, entre outros, pela relação entre a temperatura e a

a) latitude.

b) altitude.

c) maritimidade.

d) vegetação.

e) umidade.