Colorado

O Colorado é um estado que pertence ao território dos Estados Unidos. Situado nas Montanhas Rochosas, sua economia se baseia na agropecuária e no turismo.

Bandeira do estado do Colorado.

Colorado é um estado pertencente aos Estados Unidos, com capital na cidade de Denver. É mais conhecido como Estado Centenário, por ter sido incorporado à união em 1876, um século após a independência estadunidense. Localizado no oeste do país, o Colorado tem a paisagem natural caracterizada pelas Montanhas Rochosas e florestas boreais que compreendem boa parte de seu território e são os principais atrativos turísticos do estado. Além do turismo, o Colorado se destaca na produção agropecuária e de combustíveis fósseis. Atualmente, 5,7 milhões de pessoas vivem no estado, a maioria em grandes centros urbanos como Denver.

Leia também: Montana — outro estado que tem sua paisagem marcada pelas Montanhas Rochosas

Resumo sobre o Colorado

  • Colorado é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos.

  • Sua capital é a cidade de Denver.

  • Foi o 38º estado a ser incorporado à união, em 1º de agosto de 1876, cem anos após a independência dos Estados Unidos. Por essa razão, é conhecido como Estado Centenário.

  • Situado na região centro-oeste do país, apresenta clima temperado continental e clima semiárido.

  • Sua paisagem natural se divide entre Montanhas Rochosas recobertas pelas florestas boreais, a oeste, e planaltos recobertos pelas pradarias, a leste.

  • A população do Colorado é de 5.773.733 habitantes, maioria dos quais vive nas cidades. A maior delas é Denver, com 706.799 habitantes.

  • A economia do Colorado é baseada em atividades como o turismo, a exploração de combustíveis fósseis e a agropecuária.

Dados gerais do Colorado

  • Nome oficial: Estado do Colorado.

  • Gentílico: coloradense.

  • Extensão territorial: 269.601,37 km².

  • Localização: oeste dos Estados Unidos.

  • Capital: Denver.

  • Maior cidade: Denver.

  • Menor cidade: Laird.

  • Clima: temperado continental e semiárido.

  • Governo: democracia representativa.

  • Divisão administrativa: 64 condados e 271 municípios.

  • Idioma: inglês.

  • Religiões:

    - protestantismo;

    - catolicismo;

    - mormonismo;

    - ortodoxa oriental;

    - unitarismo;

    - Nova Era;

    - judaísmo;

    - hinduísmo.

  • População: 5.773.733 habitantes.

  • Densidade demográfica: 21,4 hab./km².

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,942.

  • Moeda: dólar estadunidense.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 484,3 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 74.167.

  • Gini: 0,454.

  • Fuso horário: GMT-7.

Mapa do Colorado

Geografia do Colorado

Colorado é um dos 50 estados integrantes do território dos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Denver. O estado do Colorado se estende por quase 270 mil km² na região centro-oeste do país, sem saída para o mar. Seu território estabelece fronteira com outros seis estados da união:

  • Wyoming e Nebraska, ao norte;

  • Kansas, a leste;

  • Novo México e Oklahoma, ao sul;

  • Utah, a oeste.

Clima do Colorado

Distante da costa, a continentalidade e o relevo montanhoso são os principais fatores climáticos atuantes no Colorado. O estado apresenta clima temperado continental, no oeste, e clima semiárido frio, no leste.

  • Clima semiárido frio: o leste do Colorado apresenta temperaturas médias que variam entre 24 °C no verão e -2 °C no inverno. Além disso, nos meses mais frios a sensação térmica pode ser de até -12 °C em decorrência dos ventos gelados e intensos. A precipitação anual média nessas áreas não ultrapassa 500 mm.

  • Clima temperado continental: apresenta verões amenos, com temperaturas de até 16 °C, e invernos muito frios, que podem registrar -8 °C ou menos. A precipitação nas áreas com esse tipo de clima chega até 1.250 mm.

Relevo do Colorado

O Colorado está inserido na região das Montanhas Rochosas, sendo caracterizado pela presença de uma série de cadeias montanhosas que caracterizam a maior parte do relevo de seu território. O extremo leste do estado é denominado Pediplano do Colorado e consiste em uma região formada por planaltos. A altitude média do estado é de 2.070 metros.

O ponto mais alto do Colorado é, também, o pico mais elevado das Montanhas Rochosas. Trata-se do monte Elbert, situado a 4.401,2 metros acima do nível do mar.

Trecho das Montanhas Rochosas no Colorado, com vista para o monte Elbert.

Vegetação do Colorado

A vegetação do Colorado se divide entre a floresta boreal (ou floresta de coníferas), que recobre a região montanhosa do estado, e as pradarias, presentes nas áreas menos acidentadas a leste.

Hidrografia do Colorado

Os rios Grande, Arkansas e Colorado são os três cursos d’água mais extensos do estado. O Colorado conta com uma rede com mais de 170 mil km de rios, muitos dos quais se formam a partir do derretimento da neve. Além dos rios e lagos, o estado apresenta 14 áreas de geleiras, recobertas por uma camada de neve permanente.

Veja também: Cordilheira dos Andes — a cadeia montanhosa mais extensa do mundo

Demografia do Colorado

A população do Colorado é de 5.773.733 habitantes, o que faz com que o estado apareça na 21ª colocação dos estados mais populosos dos Estados Unidos. Esse é o dado referente ao último censo demográfico. Atualmente, estima-se que a população do Colorado tenha crescido em 1,1% e ultrapasse 5,8 milhões de habitantes. A densidade demográfica do estado é baixa, de somente 21,4 hab./km², com a maioria dos moradores vivendo nas regiões central e leste, onde predominam os terrenos menos acidentados.

O Colorado é um estado urbanizado, com 86% dos seus habitantes vivendo nas cidades. Confira, na sequência, quais são as três maiores cidades do Colorado e suas respectivas populações:

  • Denver: 706.799 habitantes.

  • Colorado Springs: 475.282 habitantes.

  • Aurora: 383.496 habitantes.

Denver é a cidade mais populosa do Colorado.

Economia do Colorado

A economia do Colorado é a 15ª maior dos Estados Unidos. O Produto Interno Bruto (PIB) do estado é de 484 bilhões de dólares, valor que corresponde a 1,85% do PIB nacional. A renda per capita também figura entre as maiores do país e alcança, hoje, 74 mil dólares anuais. O Colorado é um estado altamente desenvolvido e que possui desigualdade socioeconômica inferior à média nacional, embora a população vivendo em situação de pobreza seja de 9,7%.

O turismo é uma das principais atividades econômicas do Colorado, como veremos adiante. Junto dele estão a agropecuária e a mineração. O estado é um grande produtor de combustíveis fósseis, o que compreende o gás natural, principalmente, petróleo e carvão mineral. A agricultura e a pecuária, por sua vez, são praticadas em mais de 38 mil propriedades espalhadas pelo Colorado, que somam cerca de 13 milhões de hectares. Além da grande criação bovina e da sua respectiva produção de carne, leite e derivados, o Colorado se destaca no cultivo de trigo, cevada, feno, batata, frutas e vegetais.

Turismo no Colorado

O Colorado é detentor de inúmeras belezas naturais que, por si só, já são capazes de atrair a atenção de visitantes do mundo todo. Junto delas estão os sítios históricos, os museus, os resorts e as experiências culturais diversas que movimentam o turismo no estado. Dados recentes indicam que o Colorado tem recebido, em média, 80 milhões de visitantes (nacionais e internacionais) todos os anos.

A seguir, confira alguns dos principais destinos turísticos desse estado.

  • Parque Nacional das Montanhas Rochosas

Passeios ao ar livre, escaladas e centenas de lagos são algumas atrações desse parque natural.
  • Cidade de Aspen

A cidade de Aspen, nas Montanhas Rochosas, é muito procurada pelos seus resorts de esqui na neve durante o inverno.
  • Parque Nacional de Mesa Verde, na cidade de Montezuma

O sítio arqueológico abriga registros da vida dos indígenas Pueblo, que viveram há milhares de anos nos Estados Unidos.

Infraestrutura do Colorado

O estado do Colorado dispõe de uma das malhas rodoviárias mais densas da região montanhosa do país, com quase 300 mil km de vias construídas. As ferrovias, entretanto, são utilizadas principalmente para o transporte de cargas, com algumas poucas linhas que realizam o translado de passageiros. Além disso, o Aeroporto Internacional de Denver é um dos principais do meio-oeste estadunidense.

Como vimos, o Colorado é um importante produtor de combustíveis fósseis, em especial o gás natural. Para a geração de eletricidade, entretanto, as fontes de energia renováveis, com destaque para as fontes solar e eólica, já superam as fontes não renováveis, como o carvão mineral e o gás natural.

Governo do Colorado

O sistema de governo do Colorado é o democrático representativo. O Poder Executivo do estado é desempenhado pelo governador e pelo vice-governador, ambos eleitos para exercerem um mandato de quatro anos com direito a uma reeleição. O Poder Legislativo é formado pela Assembleia Geral do Colorado, um órgão bicameral composto pelo Senado que possui 35 membros, e pela Câmara dos Representantes, que possui 65 membros.

O governo do Colorado tem como base a Constituição do Estado do Colorado, cuja versão utilizada até o presente foi aprovada no ano de 1876.

Por que o estado se chama Colorado?

O nome do estado do Colorado tem origem no termo em espanhol “colorado”, que faz referência à cor vermelha. A denominação foi dada inicialmente ao rio Colorado, em função da coloração avermelhada que apresenta, decorrente da composição mineralógica da areia em seu leito. O território do Colorado ganhou esse nome em 1871, e, cinco anos mais tarde, ele foi oficializado como o nome do novo estado.

Cultura do Colorado

A cultura do Colorado se apresenta como um quadro formado pela herança dos povos tradicionais e nativos da região e dos diversos povos imigrantes que se estabeleceram nesse estado do meio-oeste dos Estados Unidos. Na cidade de Denver, principal centro cultural do Colorado, é possível vislumbrar um pouco da diversidade de culturas do estado através de museus como o History Colorado Center e o Museu de Artes de Denver, além de teatros, festivais e centros culturais.

O Colorado é conhecido pelas histórias do Velho Oeste e pelos diversos elementos em sua paisagem cultural que remetem a esse período, em especial nas cidades onde o ouro foi descoberto, no século XIX. O estado possui, ainda, uma ampla tradição na literatura e nos esportes, como o esqui, a pesca e futebol americano, sendo a casa de inúmeros times, como o Denver Broncos. Outro aspecto cultural do Colorado remete às suas grandes fazendas e à pecuária, tendo sido o local de origem da prática do rodeio nos Estados Unidos, que se iniciou em 1869.

Saiba mais: Texas — estado que é referência estadunidense da música country e da cultura dos cowboys

História do Colorado

Vestígios arqueológicos indicam que a área que corresponde, hoje, ao estado do Colorado já era habitada há pelo menos 15.000 anos. Entre os povos que estavam instalados nessa parcela do território norte-americano estão os Anasazi, cujos principais descendentes são os indígenas Pueblo. Além deles, outros povos indígenas se estabeleceram na região, como os Apache e os Comanche. A chegada dos primeiros europeus aconteceu somente a partir do século XVI e seguiu um padrão muito parecido para outros estados da região central dos Estados Unidos.

O explorador espanhol Francisco Vázquez de Coronado, em sua busca por metais preciosos como o ouro, alcançou a região do Colorado por volta de 1541, mas não obteve sucesso em seu objetivo. O ouro só foi encontrado na área três séculos mais tarde. Após a retirada dos espanhóis, os franceses reivindicaram a posse sobre uma extensa faixa central do território norte-americano em 1682. Essa área ficou conhecida como a Louisiana. Uma parte do atual Colorado, mais precisamente o leste, foi adquirida pelos Estados Unidos no ano de 1803, com a compra da Louisiana.

A partir de 1806, exploradores estadunidenses chegaram até o Colorado seguindo o curso do rio Arkansas, e, após eles, muitos viajantes que tinham como destino a costa oeste se estabeleceram temporariamente naquelas terras seguindo as trilhas que iam sendo abertas. O primeiro assentamento fixo foi feito somente na década de 1830. Com a descoberta de ouro em Cherry Creek, que hoje conhecemos como Denver, no ano de 1858, uma grande onda de migrantes foi atraída para o leste do Colorado.

Pouco antes da descoberta de ouro na região leste, mais precisamente após o fim da Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), o Colorado passou integralmente para o domínio estadunidense após a compra da área, que estava sob a posse do México. Em 1861, o Congresso dos Estados Unidos estabeleceu o território do Colorado e, em 1º de agosto de 1876, o Colorado foi incorporado à união como o 38º estado.

Curiosidades sobre o Colorado

  • Recebe o apelido de Estado Centenário (The Centennial State), porque se tornou oficialmente um estado um século após a independência dos Estados Unidos.

  • O lema do estado é Nil sine numine, que pode ser traduzido como “Nada sem providência”.

  • Denver é apelidada de Mile-Hight City por estar situada a uma altitude de uma milha, que equivale a aproximadamente 1.610 metros.

  • Três quartos de todas as terras estadunidenses com altitude superior a 3.000 metros ficam no Colorado.

Fontes

BEA. Bureau of Economic Analysis – U.S. Department of Commerce. Disponível em: https://www.bea.gov/.

CENSUS. United States Census Bureau. Disponível em: https://www.census.gov/en.html.

COLORADO DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Colorado Agriculture Brochure. Disponível em: https://ag.colorado.gov/sites/ag/files/documents/Colorado%20Agriculture%20Brochure.pdf.

COLORADO. Colorado State Archives. Disponível em: https://archives.colorado.gov/.

DEMPSEY, Caitlin. States in Order of Admission to the United States of America. Geography Realm, 29 jul. 2021. Disponível em: https://www.geographyrealm.com/states-in-order-of-admission-to-the-united-states-of-america/.

DENVER. Tourism Pays for Colorado. Visit Denver, [s.d.]. Disponível em: https://www.denver.org/tourism-pays/tourism-pays-for-colorado/.

EIA. State Profile and Energy Estimates: Colorado. U.S. Energy Information Administration, [s.d.]. Disponível em: https://www.eia.gov/state/?sid=CO.

GLOBAL DATALAB. Subnational HDI. Disponível em: https://globaldatalab.org/shdi/table/shdi/USA/.

HARRINGON, John. About half of America’s states owe their names to Native American origin: Here's how each state got its name. USA Today, 02 jul. 2020. Disponível em: https://www.usatoday.com/story/money/2020/07/02/how-each-state-got-its-name/112043890/.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Colorado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/colorado.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante