Bandeira do México

A bandeira do México representa a esperança, a união do seu povo e a independência do país, conquistada em 1821. A atual versão da bandeira foi oficialmente adotada em 1968.

A bandeira mexicana é tricolor e traz seu escudo no centro, no interior da faixa branca.

A bandeira do México é um Símbolo Nacional do país. Ela é composta por três faixas verticais dispostas nas cores verde, branca e vermelha, nessa respectiva ordem a partir do mastro. As cores simbolizam a independência do país e a união do povo mexicano, ao passo que o seu brasão, localizado no centro da faixa central branca do pavilhão, faz referência à histórica cidade de Tenochtitlán, capital do Império Asteca.

Leia também: Bandeira do Brasil — o significado desse Símbolo Nacional

Resumo sobre a bandeira do México

  • A bandeira do México é um dos Símbolos Nacionais do país e representa a união de seu povo e a liberdade.

  • Ela é formada por três cores dispostas em faixas verticais: verde, branco e vermelho.

    • O verde vem sempre perto do mastro, e representa a esperança.

    • O branco fica na parte central da bandeira e representa a união do povo mexicano.

    • O vermelho fica na outra extremidade, distante do mastro, e representa o sangue dos mexicanos que lutaram em prol da independência do país.

  • No centro da faixa vertical, também o centro do pavilhão, fica o escudo da bandeira.

  • As cores foram ressignificadas após a independência do México.

  • O escudo da bandeira do México remete à história e às lendas associadas à cidade de Tenochtitlán, capital do Império Asteca.

  • A bandeira mexicana surgiu em 1821, e a versão atualmente utilizada foi adotada no ano de 1968, já com um novo brasão e as cores ressignificadas conforme estabelecido ainda em meados do século XIX.

  • O Dia da Bandeira é celebrado em 24 de fevereiro no México.

Significado da bandeira do México

A bandeira do México é um dos Símbolos Nacionais do país.

A bandeira do México é um dos Símbolos Nacionais do país latino-americano. Ela é composta por três faixas verticais de mesma largura, seguindo este esquema de cores:

  • verde, sempre perto do mastro;

  • branco, no centro;

  • vermelho, na outra extremidade.

No centro do pavilhão, situado na porção central da faixa em branco, está posicionado o escudo do México. A primeira versão da bandeira mexicana foi adotada durante a luta do país pela independência, o que se deu na primeira metade do século XIX. Dessa forma, a bandeira do México representa a liberdade do país e a união de seu povo.

  • Significado das cores da bandeira do México

Como vimos, a bandeira do México apresenta três faixas verticais, cada uma delas com uma cor que apresenta um significado em particular. Tais significados estão presentes tanto na esfera simbólica quanto na histórica, uma vez que as cores representaram a garantia de direitos fundamentais que remetem à luta pela independência mexicana. Esses direitos fundamentais são aqueles expressos no Plano de Iguala, chamado também de Plano das Três Garantias, estabelecido em 18 de fevereiro de 1821.

Verde: a cor verde é hoje um símbolo da esperança. No passado histórico, a cor representava a independência do México com relação à Espanha.

Branco: a cor branca representa hoje a união do povo mexicano. Durante o processo de independência, essa coloração era símbolo do catolicismo. A sua ressignificação veio após a separação de funções entre Estado e Igreja.

Vermelho: a cor vermelha é representativa do sangue daqueles que perderam suas vidas durante a luta pela independência do México, chamados de heróis da pátria. No entanto, no início do século XX, o vermelho representava a união dos povos mexicano e espanhol.

  • Significado do escudo da bandeira do México

Existem diversas interpretações para o significado do escudo presente na bandeira mexicana. Apresentamos abaixo uma imagem em que é possível visualizar o escudo em todos os seus detalhes.

A história do escudo mexicano remete à cidade de Tenochtitlán, capital do Império Asteca.

Desenvolvido no ano de 1969 por dois arquitetos, o escudo apresenta uma águia devorando uma cobra cascavel e empoleirada sobre um cacto de pera espinhosa (nopal ou palma), espécie típica do México. Logo abaixo desse conjunto de elementos aparecem um lago e ramos de carvalho e loro. Uma das interpretações para o escudo remonta aos astecas, povo pré-colombiano que viveu na região central do México entre os séculos XIV e XVI.

Segundo contam as lendas dos povos pré-colombianos, a presença de uma águia sobre um cacto indicaria o local ideal para a instalação de uma cidade. Foi essa a imagem que os astecas visualizaram na região do lago Texcoco, no Vale do México, o que os levou a construir a cidade que viria a ser a capital do Império Asteca, Tenochtitlán. A história de fundação da capital asteca é somente uma das várias interpretações possíveis para o escudo mexicano.

Acredita-se que a adição da cobra tenha influência das crenças trazidas pelos espanhóis, como se representasse a luta do bem contra o mal. Da mesma forma, o loro e o carvalho seriam símbolos de origem europeia.

Outra leitura do escudo indica a representação das deidades dos povos pré-colombianos. A águia seria uma das formas pelas quais o deus Huitzilopochtli se manifestaria, sendo ele o deus da guerra e responsável pela ida do povo asteca até a região onde foi erigida a capital do império. A serpente seria a representação do deus da sabedoria e do aprendizado, Quetzalcoatl, presente também em outras culturas mesoamericanas. A forma como as figuras da águia e da cobra aparecem no escudo indicaria um embate entre esses deuses.

Leia também: Bandeira da Argentina — o significado do Sol de Maio entre as cores azul e branca

História da bandeira do México

A bandeira do México surgiu durante a luta pela independência do país, que, até o início do século XX, era uma colônia espanhola. O primeiro pavilhão oficial do México surgiu no ano de 1821, desenvolvido por Agustín de Iturbide, figura central na emancipação do país e que atuou como imperador até o ano de 1823. As cores escolhidas para a bandeira, como vimos, tinham como referência os direitos fundamentais estabelecidos no Plano de Iguala.

Com o final do Primeiro Império Mexicano, em 1823, e a implantação da república, transformações foram feitas na bandeira. A figura da coroa imperial que fazia parte do brasão foi retirada, com a adição dos ramos de louro e carvalho para representarem a nova forma de governo do México, ao passo que a ressignificação das cores aconteceu em meados do século XIX, durante o período de governo de Benito Juárez, que se estendeu de 1858 a 1872.

A versão atual da bandeira nacional mexicana, com o brasão composto pela águia pousada em um cacto, foi adotada no ano de 1968. Duas décadas mais tarde, em 24 de fevereiro de 1984, foi aprovada a Lei sobre o Escudo, a bandeira e o hino nacional do México.

México

O México é um país latino-americano localizado na América do Norte. Com um amplo território banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico, estabelece fronteiras com os Estados Unidos, ao norte, e com Guatemala e Belize, ao sul. O país é caracterizado pela presença de climas quentes, que vão do tropical úmido ao árido, e relevo montanhoso. Em função das ocorrências climáticas, a vegetação mexicana varia entre áreas de estepes e desertos.

A economia mexicana é a segunda maior entre os países de origem latina, e tem como base a indústria petroquímica e a exploração mineral, além do comércio exterior e do turismo. O país se destaca ainda como sendo o segundo mais populoso da América Latina, contando atualmente com 130 milhões de habitantes. Sua capital é uma das maiores cidades do mundo, a Cidade do México, onde vivem 21 milhões de pessoas.

O México apresenta uma história muito rica e antiga que tem origem nos povos olmecas, maias, toltecas e astecas, refletindo na sua ampla tradição cultural, internacionalmente reconhecida e admirada.

 Vista da Cidade do México, capital nacional.

Curiosidades sobre a bandeira do México

  • A bandeira do México é celebrada no dia 24 de fevereiro.

  • Na primeira bandeira do México, as listras estavam na diagonal.

  • Fica na cidade de Piedras Negras, estado de Coahuila, a maior bandeira do México. Ela possui dimensões de 60x34 metros, com mastro de 120 metros de altura. A estrutura total tem peso de 160 toneladas.

  • “Juramento a Bandera” e “Toque de Bandera” são canções dedicadas à bandeira.

  • A bandeira mexicana foi utilizada pela primeira vez em 1822, um ano após a sua adoção.

  • A bandeira deve ser obrigatoriamente exibida durante a transmissão do hino nacional mexicano na televisão.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira do México"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-do-mexico.htm. Acesso em 14 de maio de 2024.

De estudante para estudante