Amplitude térmica

Para compreender as características e as variações de um determinado clima, é importante conhecer alguns conceitos, como o de amplitude térmica.

Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de uma região
Crédito da Imagem: Shutterstock

A amplitude térmica é uma expressão utilizada para indicar a diferença entre a temperatura máxima e mínima registradas em um mesmo lugar durante certo período. Ela pode ser diária, mensal ou anual. É um conceito frequentemente utilizado para comparar diferentes tipos de clima.

Cálculo da amplitude térmica

Como dissemos, amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de uma região em um determinado período de tempo, que pode ser um dia, um mês ou um ano. Sendo assim, temos que:

  • AT = amplitude térmica;

  • T = temperatura máxima;

  • t = temperatura mínima.

Tomemos como exemplo o climograma da cidade de Atenas na Grécia* para entender a diferença entre amplitude térmica anual, mensal e diária.

  • Amplitude térmica anual: é obtida a partir da diferença entre a maior temperatura máxima do ano e a menor temperatura mínima do ano.

No caso do climograma da cidade de Atenas, a maior temperatura mínima foi registrada em janeiro (5,2°C) e a maior temperatura máxima em julho (33,5°C).

AP = T – t

AP= 33,5 °C – 5,2 °C

AP = 28,3 °C

Portanto, a amplitude térmica anual da cidade de Atenas é de 28,3°C.

  • Amplitude térmica mensal: é obtida a partir do cálculo da diferença entre a média da temperatura máxima registrada no mês e a média da temperatura mínima desse mesmo mês.

No mês de julho, na cidade de Atenas, a temperatura máxima teve média de 33,5°C e a média da temperatura mínima nesse mesmo mês foi de 20,8°C. Portanto, a amplitude térmica mensal de agosto (AP = T - t) na cidade de Atenas é de 12,7°C, ou seja, a temperatura variou 10,6°C durante o mês de agosto.

  • Amplitude térmica diária: é calculada a partir da diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas naquele dia.

Na cidade de Atenas, no dia 12 de janeiro de 2017, a temperatura máxima foi de 13°C e a temperatura mínima foi de 6°C. Portanto, a amplitude térmica diária (AP = T - t) da cidade do Atenas no dia 12 de janeiro de 2017 foi de 7°C.

Fatores que influenciam a amplitude térmica

A amplitude térmica varia de acordo com os diferentes tipos climáticos existentes no planeta. O clima mediterrâneo, por exemplo, que é o típico da cidade de Atenas, tem amplitude térmica anual acima de 30 °C, pois apresenta verões quentes e invernos frios. Já o clima equatorial possui temperaturas altas durante todo o ano, e sua variação é pequena, pois sua amplitude térmica não costuma ultrapassar os 5°C.

Existem muitos fatores, naturais e antrópicos, que podem influenciar a amplitude térmica de um determinado lugar. Vejamos:

* Fonte - IPMA


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Amplitude térmica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/amplitude-termica.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante