América Latina

A América Latina é uma subdivisão regional formada por países que possuem características socioeconômicas e culturais semelhantes e um passado histórico colonial em comum.

A América Latina é formada por 20 países e consiste em uma subdivisão do continente americano.

A América Latina é uma divisão regional do continente americano formada por países que apresentam um passado histórico e estrutura socioeconômica semelhantes, além de os principais idiomas falados nesses territórios terem origem no latim.

Os países latino-americanos são detentores de uma grande riqueza de paisagens, proporcionada pelos mais diversos tipos de clima e relevo. A região conta com quase 660 milhões de habitantes, a maioria dos quais vive nas cidades. A economia dos países da América Latina é, em sua maioria, baseada no setor terciário e na exploração e comercialização dos recursos naturais, o que inclui a terra agrícola.

Leia também: Oriente Médio — uma região composta por países e territórios da Ásia Ocidental

Resumo sobre a América Latina

  • América Latina é uma das regiões em que se divide o continente americano.

  • Estende-se por mais de 20 mil km², desde o México até o sul da América do Sul.

  • É constituída por 20 países e dez dependências.

  • A região possui uma grande variedade climática e paisagística, com áreas de clima tropical, subtropical, frio de montanha e desértico, além de grandes formações de relevo, como a Cordilheira dos Andes, a Planície Amazônica e a Sierra Madre.

  • Abriga parte importante da biodiversidade mundial, com destaque para a presença da Floresta Amazônica.

  • Sua população é de 659.744.000 habitantes.

  • Aproximadamente 80% dos latino-americanos vivem nas cidades, sendo as maiores delas São Paulo, Cidade do México e Buenos Aires.

  • A América Latina passou por um processo de industrialização tardia e urbanização rápida e acelerada.

  • A economia dos países latino-americanos é baseada na exploração e exportação de recursos naturais, com papel importante também do setor terciário.

  • O nome América Latina foi dado em função de os principais idiomas falados na região (espanhol, francês e português) serem derivados do latim.

Videoaula sobre América Latina

Dados gerais da América Latina

  • Nome oficial: América Latina.

  • Gentílico: latino-americano.

  • Extensão territorial: 20.139.378 km².

  • Abrangência territorial: México e todos os países da América Central e América do Sul.

  • Climas:

    • tropical;

    • equatorial;

    • subtropical.

  • Divisão administrativa: 20 países e dez dependências.

  • Idiomas: espanhol, português, francês, inglês e outros idiomas locais.

  • Religiões:

    • catolicismo;

    • protestantismo;

    • espiritismo.

  • População: 659.744.000 habitantes (ONU, 2022).

  • Densidade demográfica: 32,8 hab./km².

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):

    • Maior IDH: 0,855 (Chile).

    • Menor IDH: 0,535 (Haiti).

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 5,45 trilhões.

  • PIB per capita: US$ 8.327.

  • Fuso horário: GMT -3 a GMT -8.

Países da América Latina

Argentina

Haiti

Bolívia

Honduras

Brasil

México

Chile

Nicarágua

Colômbia

Panamá

Costa Rica

Paraguai

Cuba

Peru

Equador

República Dominicana

El Salvador

Uruguai

Guatemala

Venezuela


Importante: Porto Rico pode também ser considerado um país pertencente à América Latina em decorrência da sua história de colonização espanhola e pelas características socioeconômicas do território. No entanto, nem sempre aparece listado em decorrência do seu atual status de Estado Livre Associado aos Estados Unidos. A Guiana Francesa também integra a América Latina, sendo esse território uma dependência da França.

A listagem de países que pertencem à América Latina pode divergir de acordo com a fonte. Isso acontece porque os critérios para a divisão regional, quando levam em consideração principalmente fatores socioeconômicos, incluem todos os territórios (países e dependências) da América Central como sendo parte da América Latina.

Mapa da América Latina

Geografia da América Latina

A América Latina é uma subdivisão do continente americano que compreende países com características socioculturais e históricas semelhantes, com processos de formação territorial também correlatos. Essa grande região se estende por 20.139.378 km², desde o México até o extremo sul da América do Sul, compreendendo 20 países e dez dependências. Devido à sua abrangência territorial, é referida também como América Latina e Caribe pelas Nações Unidas.

Clima da América Latina

A maior parte da América Latina fica na zona tropical do planeta Terra, o que condiciona a predominância de climas quentes e de umidade média a elevada, como o clima tropical (e suas variações, como o clima subtropical) e o clima equatorial, estando este presente nas áreas mais próximas à linha do Equador.

Identifica-se ainda a ocorrência de climas secos e desérticos em regiões como o norte do México e a costa sudoeste da América do Sul, bem como climas mais amenos ou frios, como nos terrenos elevados da Cordilheira dos Andes e nas regiões subtropicais que compreendem o Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

Relevo da América Latina

 A Cordilheira dos Andes reúne algumas das maiores montanhas da América Latina.

A América Latina apresenta uma grande diversidade paisagística, que é formada por dobramentos modernos (ou montanhas), planaltos, depressões e extensas planícies.

Os países montanhosos se concentram ao norte e na costa oeste sul-americana, com destaque para as Montanhas Rochosas, que se estendem pelo território mexicano e lá recebem o nome de Sierra Madre, e para a Cordilheira dos Andes, presente em sete países da América do Sul. Grandes planaltos caracterizam o relevo brasileiro e de parte dos territórios vizinhos setentrionais, como Guiana e Suriname.

A planície amazônica, cuja maior extensão fica no Brasil, os terrenos que formam os pampas e o chaco, além das planícies litorâneas, são algumas das principais feições do tipo encontradas na América Latina.

Vegetação da América Latina

A vegetação da América Latina varia conforme a distribuição climática. A região abriga a maior e mais biodiversa floresta equatorial do mundo, que é a Floresta Amazônica. As florestas tropicais estão presentes ainda em grandes extensões no sul do México e nos países caribenhos, além da costa leste brasileira.

As savanas, que correspondem ao Cerrado e à Caatinga no caso brasileiro, são o segundo tipo de vegetação predominante nos países latino-americanos, com destaque ainda para os campos de gramíneas e estepes. Nota-se ainda a presença de grandes áreas desérticas no norte do México e na costa chilena.

A Floresta Amazônica está presente em nove países da América Latina.

Hidrografia da América Latina

O regime hídrico observado na maioria dos climas da América Latina permite ainda o desenvolvimento de longos e extensos cursos d’água perenes por toda a sua extensão, com destaque para o rio Amazonas e o rio Orinoco, na América do Sul, e o rio Grande, que faz as vezes de fronteira natural entre o México e os Estados Unidos — ou entre a América Latina e a América Anglo-Saxônica.

Acesse também: Tipos de vegetação da América Anglo-Saxônica

Divisão da América Latina

Os países da América Latina são divididos de acordo com a sua localização em:

  • América Central e Caribe: compreendem todos os países centro-americanos e aqueles que são total ou parcialmente banhados pelo mar do Caribe, o que inclui o México. Essa região pode ser subdividida em:

    • América Central Ístmica: formada pelos países que interligam as Américas do Norte e do Sul, como México, Nicarágua, Belize e Guatemala.

    • América Central Insular: formada pelos países insulares que constituem as Antilhas (Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas), como Cuba.

  • América do Sul: formada por 11 países e pelo território da Guiana Francesa. Divide-se em:

    • América Andina: conjunto de países que são atravessados pela Cordilheira dos Andes, como Venezuela, Colômbia e Equador.

    • América Platina: formada por Argentina, Uruguai e Paraguai.

    • Guianas: região onde se localiza a Guiana Francesa.

Demografia da América Latina

A América Latina é a região mais populosa do continente americano. De acordo com dados da ONU, vivem nos países latino-americanos 659.744.000 pessoas, o equivalente a 64% de toda a população da América. O mais populoso dos países latino-americanos é o Brasil, com 207,8 milhões de habitantes (IBGE, 2022). No outro extremo, o Uruguai abriga a menor população latino-americana, tendo 3,4 milhões de habitantes.

Quase 81% da população latino-americana vive nas cidades, o que nos leva a classificar a região como urbanizada. A Cidade do México, São Paulo, Buenos Aires, Rio de Janeiro e Lima se destacam como as cinco maiores áreas urbanas da América Latina, reunindo, em conjunto, mais de 80 milhões de pessoas.

A Cidade do México, capital do país, é uma das maiores cidades da América Latina.

O crescimento populacional da América Latina passa hoje por um processo de desaceleração. As taxas anuais têm diminuído de forma lenta e gradual, sendo atualmente de 0,9%. Com isso, tem-se dado uma alteração no perfil da população latino-americana e o consequente envelhecimento populacional. É importante notar que a expectativa de vida na região também aumentou nas últimas décadas e é hoje de 75,25 anos.

Economia da América Latina

A América Latina é uma região formada majoritariamente por países em desenvolvimento, classificados também como países emergentes. A economia haitiana é a única classificada pela ONU como subdesenvolvida, tendo o IDH mais baixo do continente (0,535). No geral, o Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina é de 5,45 trilhões de dólares, com valor per capita de aproximadamente 8 mil dólares.

Embora haja diferenças importantes quando analisamos individualmente as economias nacionais latino-americanas, o que esses países têm em comum é o peso que as atividades terciárias e primárias exercem internamente e também nas relações exteriores, tornando-se grandes exportadores de matérias-primas e receptores de investimentos estrangeiros diretos nesse setor.

As nações latino-americanas apresentam muitas riquezas naturais, que compreendem minérios, combustíveis e a terra, sendo assim grandes produtores minerais e de gêneros agropecuários, desde matérias-primas, como grãos, até alimentos, como carnes e frutas.

O setor industrial da América Latina se desenvolveu tardiamente quando comparado ao processo de industrialização que aconteceu em escala global a partir do século XVIII. As indústrias presentes na região se voltam principalmente para o processamento de alimentos e para a produção de bens de consumo duráveis, concentrando-se em países como Brasil, Chile, Argentina e México.

Infraestrutura da América Latina

A América Latina é composta por países emergentes, em sua maioria, e que apresentam maioria de sua população vivendo em áreas urbanizadas. Nesse sentido, uma característica do processo de urbanização dos países latino-americanos é o fato de ele ter decorrido de forma rápida e acelerada a partir da segunda metade do século XX, levando ao inchaço das cidades e à instalação do fenômeno conhecido como macrocefalia urbana. Essa realidade é comum de ser observada nas metrópoles e grandes cidades latino-americanas como São Paulo, Cidade do México, Bogotá, Lima e Montevidéu.

O acesso à rede de infraestrutura é limitado na América Latina, conforme apontam os dados da ONU. De acordo com a organização, cerca de 80% dos moradores das cidades possuem acesso à água potável, enquanto no campo essa parcela cai para 53%. O saneamento básico quase dobrou nos últimos anos, embora atenda a somente 40% da população urbana da região. Em contrapartida, o acesso à rede de energia elétrica é amplo, compreendendo 98,5% da população latino-americana, conforme o Banco Mundial.

História da América Latina

A história dos países latino-americanos é um dos traços que os aproxima e que, além disso, nos permite falar em uma região relativamente coesa. No passado que antecede a chegada dos europeus no continente americano, importantes civilizações se desenvolveram nos países da América Latina, notadamente nas regiões da Mesoamérica, hoje América Central, e da América Andina, em momentos diferentes. Ambas tiveram grande importância para o estabelecimento da cultura e para a formação territorial dos seus respectivos países. Tratamos aqui dos maias, astecas e incas.

Profundas transformações aconteceram nos países latino-americanos a partir do século XVI, com a chegada dos colonizadores europeus, notadamente espanhóis e portugueses. Diferentemente do que aconteceu na América Anglo-Saxônica, as colônias instaladas na América Latina foram colônias de exploração, de onde se retiravam recursos naturais como madeira, minérios e pedras preciosas para serem enviadas para a metrópole, na Europa.

O período que se estende do século XIX até o século XX é marcado pela independência das colônias latino-americanas. Uma das primeiras a conquistar a sua soberania territorial foi o Haiti (1804), seguido do Chile e da Colômbia (1810). A Guiana e o Suriname foram os últimos países a se tornarem independentes na região, o que aconteceu na segunda metade do século XX, respectivamente em 1966 e 1975.

O século XX ficou marcado pela formação de importantes blocos e organizações regionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), que compreende toda a América, e também o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que promove a integração econômica dos países latino-americanos situados na América do Sul. Ainda, grandes instabilidades políticas caracterizaram esse período, em especial o intervalo que compreende as décadas de 1960 a 1990.

Atualmente, o maior alinhamento político e ideológico dos governos locais dá início a um novo período que se acredita ser de maior integração política e econômica regional, fortalecendo assim a união entre os países da América Latina.

Veja também: Leste Europeu — uma região histórica e cultural do continente europeu

Etimologia de América Latina

A América Latina recebe esse nome em decorrência da raiz dos idiomas que são falados na maioria dos países que a compõem. Parte da família indo-europeia, os idiomas expressos na América Latina são derivados do latim, sendo esses idiomas o espanhol, o francês e o português.

É importante lembrar, no entanto, que existem países que integram essa região, mas que não possuem nenhum desses idiomas como língua oficial, a exemplo da Guiana, onde se fala inglês, e do Suriname, onde a língua oficial é o neerlandês, sendo ambas línguas germânicas.

Cultura da América Latina

A América Latina é conhecida pela sua enorme riqueza cultural. [1]

A cultura latina, como é chamada a expressão cultural da América Latina, é reconhecida em todo o mundo pela sua grande riqueza e diversidade. Os aspectos culturais da região são derivados principalmente dos povos nativos que habitavam os territórios latinos antes da chegada dos colonizadores, mas também dos europeus, dos africanos e dos diversos povos migrantes que aqui se instalaram.

Como vimos, as principais línguas faladas na região são o espanhol, o francês e o português. Muitos países, como aqueles da América Andina, por exemplo, preservam ainda os idiomas dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, totalizando mais de 400 línguas faladas. A religiosidade é outro aspecto importante da cultura latino-americana, com destaque para as religiões cristãs e para as celebrações tradicionais a elas associadas.

A cultura regional é marcada também pelos inúmeros ritmos musicais latinos, como o samba, a salsa, a bossa nova e a rumba, pelas danças típicas e pela rica gastronomia.

Curiosidades sobre a América Latina

  • A gastronomia do México foi tombada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2010.

  • No Paraguai, além do espanhol, o guarani é considerado também idioma oficial do país.

  • A Costa Rica é uma das nações mais felizes do mundo, sendo o único país latino-americano a figurar no ranking composto por 20 países.

  • A Argentina foi responsável pelo primeiro longa-metragem de animação do mundo, chamado El Apóstol (1917), do diretor Quirino Cristiani.

  • A América Latina reúne dez títulos da Copa do Mundo, pertencentes à Argentina (três), ao Brasil (cinco) e ao Uruguai (dois).

Crédito de imagem

[1] ooo.photography / Shutterstock

Fontes

UNITED NATIONS. Data: Latin America and the Caribbean. Disponível em: https://data.un.org/en/reg/g419.html.

UNDP. Human Development Insights: Latin America and the Caribbean. Disponível em: https://hdr.undp.org/data-center/country-insights#/ranks.

UNDP. Regional Human Development Report 2021 – Trapped: High Inequality and Low Growth in Latin America and the Caribbean. Disponível em: https://www.undp.org/latin-america/publications/regional-human-development-report-2021-trapped-high-inequality-and-low-growth-latin-america-and-caribbean.

WORLD BANK. Data: Latin America & Caribbean. Disponível em: https://data.worldbank.org/region/latin-america-and-caribbean.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "América Latina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A respeito das características que diferenciam a América Latina da América Anglo-saxônica, avalie as proposições abaixo:

I) A América Anglo-saxônica, além de ter tido um passado colonial diferente dos países da América Latina, possui o Inglês como língua oficial.

II) A maior parte dos países latino-americanos teve, no período colonial, suas economias destinadas ao abastecimento da metrópole, característica comum em colônias de exploração.

III) Os países da América latina possuem um passado comum. A maior parte de seus países foi colônia de exploração de países europeus, como Espanha, Portugal e França.

IV) Ao avaliar o passado dos países da América Anglo-saxônica e da América Latina, torna-se difícil compreender como países com períodos e história de colonização tão semelhantes tenham hoje um panorama social e econômico tão distintos.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e III.

b) II e IV.

c) Apenas a IV.

d) Todas as alternativas.

e) Nenhuma das alternativas.

Exercício 2

A respeito das características da América Latina, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) A América Latina representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (extremo sul do continente).

b) A América Latina é regionalizada de acordo com critérios físicos, como relevo, hidrografia e clima.

c) A América Latina é muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.

d) A América Latina recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.

e) O México, embora tenha proximidade com os países da América Anglo-saxônica, é um país que possui mais semelhanças históricas e culturais com os países que compõem a América Latina.