A importância econômica das rochas

A argila, o basalto, o granito e o mármore são rochas que possuem uma grande importância econômica.

Lavatório feito de mármore

As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.

As rochas, para fins comerciais, são retiradas da natureza em estado bruto e, em seguida, são modeladas de acordo com a finalidade de uso. Esse tipo de atividade econômica é prejudicial à natureza, pois a remoção promove grandes impactos nos morros e serras de onde há a retirada, podendo formar grandes crateras no local, além do incômodo aos animais gerado pelo barulho (explosão de dinamites para a retirada das rochas).

Entre as principais rochas de importância econômica estão:

- Argila: é formada através da alteração de determinadas rochas, sendo constituída de minerais como a culinita, a ilita, a montmorileonita, os quartzos e os feldspatos. A argila pode ser encontrada nas cores branca e vermelha, estando localizada em áreas próximas de rios. É composta de sedimentos muito finos e, quando misturada com água, torna-se uma massa maleável, muito utilizada na fabricação de tijolos, vasos, azulejos, pisos, entre outros.

- Basalto: é uma rocha ígnea eruptiva composta de diferentes minerais, como a augita, a magnetita, a hematita, a apatita e o quartzo. O basalto é uma rocha de extrema importância mundial, sendo utilizada na construção civil e na pavimentação de estradas de vários países. Através do basalto é possível obter “pedras” de detalhes, “pedras” de revestimento e brita.

- Granito: composto essencialmente por quartzo e feldspatos, o granito é uma rocha ígnea, podendo apresentar grãos finos, médios ou grosseiros. Essa rocha tem grande valor comercial para a construção civil, podendo ser utilizada na ornamentação e revestimento.

- Mármore: é composto principalmente de calcita, mineral abundante na superfície terrestre. As jazidas de mármore estão localizadas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. Essa rocha possui uma grande variedade de cores e texturas, fato que a torna bastante atrativa para a construção civil, especialmente como ornamento.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "A importância econômica das rochas "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-importancia-economica-das-rochas.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas