Tomógrafo Computadorizado

O médico radiologista lauda lesões em seres humanos a partir de imagens geradas por métodos de diagnósticos não invasivos, ou seja, através de uma foto das estruturas internas de um paciente. Essas fotos são tiradas sem que haja a necessidade de abrir o paciente.

Um dos dispositivos responsáveis por gerar essas imagens internas de grande importância para a medicina dos seres humanos é o tomógrafo computadorizado.

O tomógrafo computadorizado é um dispositivo emissor de energia radiante que converte energia elétrica em raios x.


Tomógrafo Computadorizado: imagens sem sobreposição
e que podem ser avaliadas anatomicamente.

A passagem dos raios x pelo corpo do paciente é registrada originando imagens de diferentes estruturas em razão da diferença de densidade existente entre elas.

O interessante do tomógrafo é a forma com que ele trabalha; o feixe de radiação que é emitido pelo aparelho circunda o nosso corpo em virtude do movimento circular de onde saem os raios x e a mesa, onde o paciente encontra-se deitado, trabalha em sincronia, movimentando à medida que os raios vão sendo emitidos.

A sincronia entre emissão dos raios x e o movimento da mesa permite a visualização de partes do nosso corpo nos planos: sagital, coronal, axial; a reconstrução de uma imagem pode ser feita em 3d.


Tomografia no Plano Sagital


Tomografia no Plano Coronal


Tomografia no Plano Axial


Imagem Tomográfica em 3d

Esse aparelho permite a visualização de órgãos do nosso corpo sem a sobreposição de estruturas e a avaliação anatômica dos mesmos.

Por Frederico Borges
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Eletromagnetismo - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Thiago. "Tomógrafo Computadorizado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/tomografo-computadorizado.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante