Primeira lei para processos isovolumétricos

Em um processo isovolumétrico, a pressão é mantida constante e o volume ocupado pelo gás varia proporcionalmente à sua temperatura absoluta.

Diagrama PV para um processo isovolumétrico para um gás que teve sua temperatura variada

Em processos isovolumétricos, o volume permanece constante e não há, portanto, realização de trabalho. O calor trocado com o meio é igual à variação da energia interna do sistema (veja o gráfico acima).

De acordo com a Primeira lei da Termodinâmica, em qualquer processo termodinâmico a quantidade de calor Q recebida por um sistema é igual ao trabalho realizado por ele mais a variação da sua energia interna. Sendo assim, a equação que representa a primeira lei segue abaixo:

Q=τ+∆U

Como enunciado no primeiro parágrafo, onde se diz que não há realização de trabalho, temos que τ=0. Assim, o calor trocado com o meio é igual ao aumento da energia interna do sistema. Dessa forma, temos:

Q=∆U

Quando for fornecido calor para o sistema, ou seja, quando Q for positivo, a energia interna aumentará; e quando o sistema perder calor, ou seja, quando Q for negativo, a energia interna diminuirá. Os processos com volume constante ocorrem quando o recipiente que contém o material é rígido (por exemplo, um botijão de gás).

Ao receber calor, o sistema tende a expandir-se, mas é impedido pelas paredes do recipiente, portanto a pressão e a temperatura do sistema aumentam.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Primeira lei para processos isovolumétricos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/primeira-lei-para-processos-isovolumetricos.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta relativa aos processos termodinâmicos isovolumétricos.

a) Quando os gases recebem calor durante as transformações isovolumétricas, o sinal do trabalho termodinâmico produzido pelo gás é negativo.

b) Quando os gases recebem calor durante as transformações isovolumétricas, o sinal do trabalho termodinâmico produzido pelo gás é positivo.

c) Nos processos isovolumétricos, a pressão do gás permanece constante, enquanto a temperatura e o volume variam, de forma que nenhum trabalho é realizado por ou sobre o gás.

d) Nos processos isovolumétricos, o volume do gás altera-se, enquanto a temperatura e a pressão variam, de forma que nenhum trabalho é realizado por ou sobre o gás.

e) Nos processos isovolumétricos, o volume do gás permanece constante, enquanto a temperatura e a pressão variam, de forma que nenhum trabalho é realizado por ou sobre o gás.

Exercício 2

Certo gás diatômico e ideal recebe 12 J de calor de uma fonte externa durante uma transformação isocórica. Considerando que o gás não cede qualquer quantidade de energia em forma de calor para suas vizinhanças, a variação da energia interna do gás, durante essa transformação, é de:

a) +6,0 J

b) -12,0 J

c) +12,0 J

d) +24,0 J

e) -24,0 J