Por que os cubos de gelo boiam?

Cubos de gelo e icebergs boiam em virtude da alta densidade da água

Existe uma força chamada empuxo, capaz de dirigir verticalmente, para cima, corpos imersos na água ou em qualquer outro tipo de fluído.

Em razão desse princípio, a água tem o poder de exercer sobre o gelo essa força, cuja intensidade, direção e sentido são definidos pelo Princípio de Arquimedes:

Quando o corpo é colocado num fluído, sofre a ação de uma força direcionada na vertical para cima. O módulo da força (empuxo) é igual ao módulo do peso do volume desse fluído deslocado. Possuem mesmo módulo, mesma direção, mas sentidos opostos.

O princípio de Arquimedes foi formulado para a água, mas é válido para qualquer tipo de fluído e também para corpos flutuantes e parcialmente imersos.

Através do princípio fundamentado por Arquimedes, podemos obter a equação matemática do módulo do empuxo.

E = dL VL g

Onde:

E = empuxo
d = densidade do líquido
V = volume do líquido deslocado
g = aceleração da gravidade local

Então, o motivo pelo qual os cubos de gelo boiam em nossos copos com bebidas, é este: a densidade da água é muito maior que a densidade do gelo, ou seja, determinado volume de gelo pesa bem menos que a mesma quantidade de água, fazendo então com que o gelo boie.

Esse fenômeno explica, por exemplo, o motivo pelo qual os enormes icebergs (blocos de gelo), boiam em alto mar.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves dos. "Por que os cubos de gelo boiam?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/por-que-os-cubos-gelo-boiam.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante