Lei Zero da Termodinâmica

Lei Zero da Termodinâmica tem como objeto de estudo a estabilidade térmica entre os corpos a temperaturas distintas.

Os termômetros funcionam a partir da Lei Zero da Termodinâmica.

A Lei Zero da Termodinâmica é a lei que colaborou na conceitualização da grandeza temperatura e no desenvolvimento dos termômetros, a partir dos seus estudos a respeito do equilíbrio térmico entre diferentes corpos.

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O que diz a Lei Zero da Termodinâmica?

A Lei Zero da Termodinâmica é a lei que fundamenta a Termodinâmica por contribuir na definição da grandeza física temperatura, que é imprecindível para compreender a primeira e a segunda leis da Termodinâmica. Em razão disso e devido ao seu desenvolvimento ter sido posterior ao das duas primeiras leis, ela foi nomeada como Lei Zero pelo físico Ralph H. Fowler (1889-1944).

Ela pode ser enunciada como:

“Se dois corpos A e B estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo, então A e B estão em equilíbrio térmico entre si”.

A partir desse enunciado da Lei Zero, é possível compreender que, se dois corpos estão com temperaturas iguais à de um terceiro corpo, então todos terão a mesma temperatura, estando então em equilíbrio térmico, em que não ocorre fluxo de calor de um corpo para o outro.

Para que serve a Lei Zero da Termodinâmica?

A Lei Zero da Termodinâmica é importante porque ela define a grandeza física temperatura, que tornou possível que os termômetros fossem fabricados. Ela pode ser observada em situações que se referem ao equilíbrio térmico entre os corpos, por exemplo: ao misturar águas a diferentes temperaturas, haverá troca de calor até que as águas atinjam a mesma temperatura, e ao entrar em uma água com uma temperatura mais elevada ou mais fria, em pouco tempo, o corpo se acostumará à temperatura devido às trocas de calor.

Lei Zero da Termodinâmica e os termômetros

A Lei Zero da Termodinâmica contribuiu no desenvolvimento dos termômetros, que são equipamentos usados na medição da temperatura de qualquer corpo, vivo ou não.

Diferentes formatos e modelos de termômetros.

Existem atualmente três tipos de termômetros que variam em sua constituição e funcionamento:

  • Analógicos: compostos de mercúrio;

  • Digitais: formados por um componente eletrônico na ponta que possui sensibilidade a temperaturas;

  • Digitais infravermelhos: formados por sensores infravermelhos, medem a temperatura sem a necessidade de encostar nos corpos.

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O que são as escalas termométricas?

As escalas termométricas são representações das temperaturas em diferentes escalas, sendo as mais empregadas as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Temos abaixo uma comparação entre os valores de temperaturas equivalentes nessas escalas termométricas:

 Comparação entre as escalas termométricas Kelvin, Celsius e Fahrenheit.

Para encontrar a equivalência de temperatura em diferentes escalas termométricas, os valores medidos das temperaturas nos pontos de ebulição e de fusão da água são marcados e comparados a um terceiro ponto do quals se deseja saber a temperatura. Para isso, foi desenvolvida a fórmula da igualdade entre as diferentes escalas termométricas:

  •  é a temperatura na escala Celsius, medida em

  •  é a temperatura na escala Fahrenheit, medida em

  •  é a temperatura na escala Kelvin, medida em

Videoaula sobre a conversão entre escalas termométricas

Exercícios resolvidos sobre a Lei Zero da Termodinâmica

Questão 1

(Aprendiz de Marinheiro) Três termômetros de mercúrio são colocados num mesmo líquido e, atingido o equilíbrio térmico, o graduado na escala Celsius registra 45ºC. Os termômetros graduados nas escalas Kelvin e Fahrenheit, respectivamente, devem registrar que valores?

a) 218 K e 113 ºF

b) 318 K e 113 ºF

c) 318 K e 223 ºF

d) 588 K e 313 ºF

e) 628 K e 423 ºF

Resolução:

Alternativa B. Primeiramente, vamos converter a temperatura na escala Celsius para a temperatura da escala Kelvin utilizando a fórmula que as relaciona:

Depois, converteremos a temperatura na escalada Celsius para a temperatura da escala Fahrenheit, utilizando a fórmula que as relaciona:

Questão 2

(UERJ) Considere quatro objetos A, B, C e D. Observou-se que A e B estão em equilíbrio térmico entre si. O mesmo para C e D. Entretanto, A e C não estão em equilíbrio térmico entre si. Pode-se concluir que:

a) B e D estão à mesma temperatura.

b) B e D podem estar em equilíbrio térmico, mas também podem não estar.

c) B e D não podem estar à mesma temperatura.

d) A Lei Zero da Termodinâmica não se aplica a este caso, porque existem mais de três objetos.

e) A, B, C e D estão à mesma temperatura.

Resolução:

Alternativa C. Como os corpos A e B estão em equilíbrio térmico, os corpos C e D também estão em equilíbrio, mas os corpos A e C não estão em equilíbrio térmico, então, de acordo com a Lei Zero da Termodinâmica, os corpos B e D não poderão estar em equilíbrio térmico.

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Lei Zero da Termodinâmica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lei-zero-da-termodinamica.htm. Acesso em 09 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(ITA) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60 °C. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?

A) 33 °F

B) 60 °F

C) 92 °F

D) 108 °F

E) 140 °F

Exercício 2

(Vunesp) Dois copos de vidro iguais, em equilíbrio térmico com a temperatura ambiente, foram guardados um dentro do outro, conforme mostra a figura. Uma pessoa, ao tentar desencaixá-los, não obteve sucesso. Para separá-los, resolveu colocar em prática seus conhecimentos da Física Térmica.

De acordo com a Física Térmica, o único procedimento capaz de separá-los é:

A) mergulhar o copo B em água em equilíbrio térmico com cubos de gelo e encher o copo A com água à temperatura ambiente.

B) colocar água quente (superior à temperatura ambiente) no copo A.

C) mergulhar o copo B em água gelada (inferior à temperatura ambiente) e deixar o copo A sem líquido.
D) encher o copo A com água quente (superior à temperatura ambiente) e mergulhar o copo B em água gelada (inferior à temperatura ambiente).

E) encher o copo A com água gelada (inferior à temperatura ambiente) e mergulhar o copo B em água quente (superior à temperatura ambiente).