Espelhos paralelos

Ao colocarmos dois espelhos paralelos com as faces refletoras uma de frente para a outra conseguiremos um número infinito de imagens.

Espelhos paralelos

Ao manusearmos dois espelhos planos, podemos obter a formação de imagens através da associação de espelhos. Se colocarmos dois espelhos planos formando um ângulo de 90º entre eles, obteremos a formação de três imagens. Conforme o ângulo entre eles diminui, o número de imagens formadas aumenta.

Quando colocamos esses espelhos frente a frente podemos ver infinitas imagens sendo formadas. Mas como são formadas essas imagens quando os espelhos são colocados paralelamente?

A figura abaixo nos mostra esse caso particular em que os espelhos são dispostos paralelamente.


Formação de imagens em espelhos paralelos

A imagem formada de F em relação ao espelho E é o ponto I1. Essa imagem passa a ser o objeto para o espelho E, produzindo então a imagem I2, a qual vai ser o objeto para o espelho E, e assim por diante. Da mesma forma, a imagem de F em relação ao espelho E’ é o ponto I3, o qual funcionará como objeto para E, produzindo a imagem I4, e assim por diante. Desse modo, são formadas infinitas imagens, como podemos ver na figura abaixo.


Infinitas imagens formadas entre dois espelhos paralelos

Agora vamos ver uma situação especial de espelhos paralelos, onde o objeto não está entre os espelhos. Para isso, vamos verificar um periscópio rudimentar. Com ele, o observador pode enxergar a imagem A’B’ de um objeto AB que está acima dele. Podemos verificar que a imagem é direita.


Periscópio

Os periscópios são usados em submarinos, e são sistemas um pouco mais complexos, sendo formados por várias lentes e prismas no lugar de espelhos. Como visto na figura acima, usando dois pequenos espelhos e papelão, podemos construir um periscópio caseiro.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Espelhos paralelos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/espelhos-paralelos.htm. Acesso em 29 de abril de 2024.

De estudante para estudante