Definição física de densidade

Definimos a densidade de um corpo ou objeto como sendo a razão, isto é, o quociente entre a massa do corpo e o seu volume.

Materiais de diferentes massas apresentam densidades diferentes
Materiais de diferentes massas apresentam densidades diferentes

No estudo da física, muitos alunos apresentam dificuldades em diferenciar densidade de massa específica. De fato, é um pouco difícil, pois ambas são determinadas pela mesma equação. O que difere densidade de massa específica é que densidade leva em conta o volume total de um corpo, seja ele oco ou maciço, já a massa específica leva em consideração somente a parte maciça. Pois bem, vamos às definições.

Em física, definimos a densidade de um corpo (ou objeto) como sendo a razão entre sua massa e seu volume. Por exemplo, para sabermos a densidade de um tijolo, basta sabermos a sua massa total e seu volume total. Matematicamente, temos:

Na equação acima temos:

d– representa a densidade
m – representa a massa do corpo (ou objeto)
V – representa o volume

De acordo com a definição dada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida de densidade é o kg/m3 (quilograma por metro cúbico). Sendo assim, podemos concluir que o cálculo da densidade de um objeto só depende de sua massa total e de seu volume. Por exemplo, podemos efetuar a medida da densidade de um peixe, de uma fruta ou de um livro.

Temos que ficar atentos para um fato muito interessante, onde objetos com a mesma forma e mesma dimensão, mas produzidos, isto é, feitos com materiais diferentes, possuem massas e densidades diferentes.

Por outro lado, na física, definimos a massa específica de uma substância como sendo a massa por unidade de volume dessa substância. Nesse caso, nos interessa somente a massa desse objeto. Por exemplo, supondo que temos um tijolo furado, para sabermos a massa específica dele, temos que primeiramente determinar qual é sua massa e o volume da parte maciça, isto é, o volume do tijolo menos o volume da parte oca. Matematicamente, temos:

Sendo que:

ρ – representa a massa específica
m – representa a massa
V – representa o volume da parte maciça

Analogamente, no SI (Sistema Internacional de Unidades) a unidade de medida da massa específica é kg/m3 (quilograma por metro cúbico).


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Definição física de densidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/definicao-fisica-densidade.htm. Acesso em 03 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm3 , quanto vale sua densidade ?

a) 10 g/cm3
b) 4 g/cm3
c) 5 g/cm3
d) 15 g/cm3
e) 20 g/cm3

Exercício 2

Calcule o valor da massa de um objeto constituído de ouro maciço cuja densidade é igual a 20 g/cm3 e volume igual a 25 cm3.

a) 5 g
b) 45 g
c) 85 g
d) 300 g
e) 500 g

Exercício 3

Veja a figura abaixo. Suponhamos que o cilindro da figura abaixo possua uma parte interna oca em forma de um paralelepípedo. Supondo que o volume do cilindro seja igual a 100 cm3 e que o volume da parte interna oca seja igual a 64 cm3, determine a densidade e a massa específica do cilindro. Adote a massa do cilindro igual a 540 g.

a) 10,2 g/cm3 e 13 g/cm3
b) 15 g/cm3 e 14 g/cm3
c) 5,4 g/cm3 e 15 g/cm3
d) 6 g/cm3 e 16 g/cm3
e) 2 g/cm3 e 17 g/cm3

Exercício 4

Qual é a densidade de uma mistura de dois líquidos de densidades d1 = 0,4 g/cm3 e d2 = 0,6 g/cm3? Suponha que m1 = m2.

a) 0,48 g/cm3
b) 0,56 g/cm3
c) 2,36 g/cm3
d) 0,84 g/cm3
e) 1,56 g/cm3