Físicos importantes e suas descobertas

Aqui você encontrará um pouco das histórias de vida de homens e mulheres que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Física.

A Conferência de Solvay reuniu alguns dos mais importantes físicos da história.

Conheça alguns daqueles que são considerados os físicos mais importantes para o desenvolvimento da Ciência e quais foram as suas principais contribuições.

Galileu Galilei: Galileu (1564-1642) viveu na Itália e ficou conhecido por estudar o movimento dos corpos. No ano de 1630, Galileu provou que corpos de massas diferentes caíam em direção à Terra com a mesma aceleração.

Isaac Newton: Newton (1643-1727) foi o físico inglês responsável por estabelecer três leis universais do movimento, bem como a lei da gravitação universal. Ele revolucionou o entendimento do Universo a partir de suas equações.

Michael Faraday: Faraday (1791-1867) ficou conhecido por seus estudos acerca do eletromagnetismo. No ano de 1831, Faraday descobriu o fenômeno da indução eletromagnética.

James Clerk Maxwell: Maxwell (1831-1879) produziu uma teoria sobre o eletromagnetismo, essa teoria afirmava que a luz é produzida por campos elétricos e magnéticos, e comporta-se como uma onda.

Wilhelm Röntgen: Röntgen (1845-1923) foi o primeiro físico da história a produzir e detectar raios X.

Marie Curie: Foi a única cientista da história a ser laureada com os prêmios Nobel de Física e Química. Marie Curie contribuiu para o estudo da radiação a partir criação de métodos usados para a separação de isótopos radioativos, além de ter descoberto, junto ao seu marido, os elementos rádio e polônio.


Marie Curie foi uma das maiores cientistas da história, suas contribuições permitiram um melhor entendimento da radioatividade.

J.J. Thomson: Thomson (1856-1940) descobriu a existência da primeira partícula subatômica: o elétron.

Max Planck: O físico alemão Max Planck (1858-947) propôs que a radiação emitida por corpos negros fosse quantizada, isto é, formada por pequenos pacotes de energia. Sua interpretação da radiação é considerada como o pontapé inicial para o estudo da mecânica quântica.

Albert Einstein: Albert Einstein (1879-1955) foi um físico alemão responsável pela explicação do efeito fotoelétrico, pela criação das teorias de relatividade especial e geral, bem como o estabelecimento da relação entre massa e energia.

Veja também: Entenda a relação entre Einstein e a bomba atômica

Ernest Rutherford: Rutherford (1871-1937) descobriu a existência do núcleo atômico em 1911, em 1920, descobriu a existência dos prótons.

Neils Bohr: Niels Bohr (1885-1962) foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da teoria que explica a estrutura dos átomos. Seu modelo atômico e suas contribuições foram de grande importância para o avanço da mecânica quântica.

Wolfgang Pauli: Pauli (1900-1958) trouxe contribuições sobre a teoria quântica, em especial, ao estudo do spin. Em 1931, Pauli descobriu a existência dos neutrinos. Sua maior contribuição para a Física, entretanto, só foi publicada em 1952: o princípio de exclusão, fundamental para o entendimento dos níveis de energia de átomos e elétrons.

Erwin Schroedinger: Schröedinger (1887-1961) desenvolveu a equação que prevê a evolução de sistemas quânticos, uma das mais importantes equações da mecânica quântica.

Paul Dirac: Paul Dirac (1902-1984) previu, por meio de cálculos, a existência de partículas cuja carga elétrica apresentava sinais contrários aos da matéria ordinária. Essas partículas passaram a ser chamadas de antimatéria.


Dirac descobriu a existência da antimatéria.

Werner Heisenberg: Heisenberg (1901-1976) ficou conhecido por sua descoberta: o princípio da incerteza. Esse princípio mostrou que existem limitações naturais nas medições feitas com partículas quânticas.

Enrico Fermi: Fermi (1901-1954) foi um dos físicos atuantes na criação do primeiro reator nuclear, desenvolvido pelo Projeto Manhattan, responsável pela criação da primeira ogiva nuclear. Fermi foi responsável por grandes contribuições para a área da mecânica quântica e para o estudo da física de partículas.

Robert Oppenheimer: Oppenheimer (1918-1988) foi diretor de um dos mais importantes laboratórios do Projeto Manhattan. Estudou o processo de obtenção do urânio enriquecido, bem como desenvolveu aproximações que permitiam a resolução de equações até então insolúveis, alavancando o desenvolvimento de áreas como a mecânica quântica e a Física do estado sólido.

Richard Feynman: Feynman (1918-1988) foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da eletrodinâmica quântica, uma teoria que descreve a influência dos campos elétrico e magnético sob as partículas quânticas. Feynman recebeu o prêmio Nobel de Física no ano de 1965, juntamente com Julian Schwinger e Sin-Itiro Tomonaga.

Stephen Hawking: Hawking (1942-2018) foi um importante físico britânico que desenvolveu teorias sobre a origem e o desenvolvimento do Universo, bem como sobre a dinâmica dos buracos negros. Hawking sofria de uma rara condição genética e degenerativa responsável por atrofiar seus músculos.

Veja também: O que é Física?

Físicos famosos atuais

Conheça os maiores nomes da física contemporânea, que se encontram vivos atualmente e que cujas contribuições ainda são consideradas recentes.

Timothy Berners-Lee: Tim Berners Lee, é um físico britânico, cientista da computação e professor no MIT. Em 1990, com a ajuda de Robert Callilau, desenvolveu o que conhecemos hoje por world wide web, dando início a toda a rede de computadores mundial.

Alan Guth: Alan Guth é um físico e cosmologista norte-americano. Alan é considerado o pai da teoria inflacionária. Segundo essa teoria, o Universo teria se expandido exponencialmente, em velocidades possivelmente superiores à da própria luz, durante os primeiros instantes de sua existência. Sua teoria surgiu como uma tentativa para resolver alguns dos problemas encontrados na teoria do big bang.

Ashoke Sen: Ashoke Sen é um físico teórico indiano, membro da Royal Society desde 1998, após ter sido indicado por Stephen Hawking. Ashoke Sen tem dado grandes contribuições para o avanço da teoria das cordas.

Peter Higgs: Peter Higgs é um físico teórico britânico laureado com o prêmio Nobel de Física em 2013, juntamente com François Englert pela descoberta do potencial de Higgs. De acordo com a sua descoberta, há um bóson que confere massa às demais partículas. Os bósons de Higgs foram observados em 2012 pelo Centro Europeu de Reações Nucleares (CERN).

Veja também: Você sabe o que é Física moderna?

Físicos brasileiros

Conheça alguns dos mais importantes físicos brasileiros e saiba quais foram as suas contribuições para o desenvolvimento da Física.

Cesar Lattes: Cesar Lattes (1924-2005) foi um dos descobridores da partícula subatômica conhecida como méson-pi. Sua descoberta foi fundamental para a confirmação da teoria da relatividade de Einstein. Cesar Lattes também foi um dos responsáveis pela criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Cesar Lattes foi um dos mais importantes físicos brasileiros.

Constantino Tsallis: Tsallis é um físico greco-brasileiro e atualmente é professor no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), sua principal contribuição diz respeito à uma generalização da estatística de Boltzmann-Gibs, relacionada ao cálculo de entropia.

Mario Schenberg: Mario Schenberg é considerado um dos maiores físicos teóricos do Brasil, suas contribuições diversas abrangeram diferentes áreas da Física, além disso, Schenberg teve diversas colaborações com físicos de renome mundial, como George Gamow e Subrahmanyan Chandrasekar.

Grandes físicos da antiguidade

Anaximandro: Anaximandro foi um importante filósofo grego que se preocupava em entender o funcionamento do Universo e sua origem. Seus maiores feitos foram relacionados a Astronomia. Anaximandro desenvolveu métodos para medir a distância entre as estrelas, além disso, diversas afirmações feitas pelo filósofo são observadas experimentalmente nos dias atuais.

Arquimedes: Arquimedes foi, entre outras coisas, um grande cientista e inventor. Arquimedes descobriu a lei do empuxo e a aplicação das alavancas.

Aristarco: Aristarco foi o primeiro filósofo a afirmar que a Terra movia-se em torno do Sol. Além disso, desenvolveu um método capaz de medir a distância relativa entre a Terra e o Sol, a partir da distância entre a Terra e a Lua, seus resultados, entretanto, foram errôneos, em razão da precariedade dos instrumentos usados na época para a medição de ângulos.

Demócrito e Leucipo: Demócrito foi discípulo e sucessor de Leucipo. A fama desses filósofos decorre do atomismo: uma vertente de pensamento que afirmava que tudo que existe é formado por partes minúsculas e indivisíveis, chamadas de átomos.

Diversos físicos foram importantes para o desenvolvimento da Ciência, suas contribuições moldaram a nossa sociedade, graças ao surgimento de novos métodos e tecnologias oriundas dos princípios que foram descobertos por esses pesquisadores, por isso, é importante que se estude e que se compreenda qual é o papel da Física para a humanidade.

 

Por Me. Rafael Helerbrock.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Físicos importantes e suas descobertas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/construtores-fisica.htm. Acesso em 06 de maio de 2024.