Cálculo da resistência elétrica

A resistência elétrica é caracterizada pela dificuldade oferecida à passagem da corrente elétrica por um condutor submetido a uma diferença de potencial.

As lâmpadas incandescentes brilham por causa do efeito Joule, que ocorre em seu filamento de tungstênio
Crédito da Imagem: Shutterstock

Se ligarmos diferentes fios condutores a uma mesma fonte de energia, veremos que as correntes obtidas serão diferentes umas das outras. Isso ocorre porque o próprio fio oferece “dificuldades” à passagem da corrente elétrica. Com a finalidade de medir essa “dificuldade”, definiu-se uma nova grandeza: a resistência do condutor.

Os resistores são elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a integralmente em energia térmica. A conversão de energia elétrica em energia térmica é chamada de Efeito Joule.

Os resistores podem ser encontrados em vários objetos, como no chuveiro, na lâmpada etc. A figura a seguir mostra como os resistores são representados em um circuito elétrico.


Representação de resistores por meio de símbolos

Equações

A resistência elétrica (R) pode ser definida pelas seguintes equações:

ou

Nas equações acima, temos:

U→ é a diferença de potencial (ddp);

i→ é a intensidade da corrente elétrica;

R→ é a resistência elétrica;

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da resistência elétrica é ohm, cujo símbolo é Ω (ômega). O nome dessa unidade é uma homenagem ao físico George Simon Ohm.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Cálculo da resistência elétrica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/calculo-resistencia-eletrica.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Marque a alternativa correta: os resistores são elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a integralmente em energia térmica. A conversão de energia elétrica em energia térmica é chamada de:

a) Efeito Joule
b) Efeito Térmico
c) Condutores
d) Resistores
e) Amplificadores

Exercício 2

Um fio condutor foi ligado a um gerador ideal, que mantém entre seus terminais uma tensão U = 12 volts. Determine o valor da resistência desse fio e marque a alternativa correta.

a) 4 Ω

b) 5 Ω

c) 6 Ω

d) 7 Ω

e) 8 Ω