Leucipo e Demócrito

Leucipo e Demócrito foram os últimos pré-socráticos. Eles formularam a teoria atomista para solucionar a dúvida acerca da origem do Universo.

Demócrito, considerado o filósofo sorridente, foi discípulo de Leucipo.
Crédito da Imagem: shutterstock

Leucipo e Demócrito ficaram mais conhecidos pela posteridade como os fundadores da teoria atomista. Nos escritos deixados pelos pensadores pré-socráticos, reunidos e conhecidos como as teorias da Escola de Abdera, encontram-se as primeiras ideias de átomo que se tem registro na história.

As teorias desses pensadores podem ser consideradas também como o início da Química, além de serem uma importante ferramenta para compreender o pensamento dos pluralistas na Grécia Antiga. O pensamento dos dois filósofos é inseparável, visto que a doutrina atomista foi iniciada por Leucipo e finalizada por Demócrito, o seu discípulo.

Leia também: Escolas filosóficas pré-socráticas

Biografia de Demócrito e Leucipo

Leucipo nasceu em Mileto (cidade onde nasceu Tales, o primeiro filósofo) em 500 a.C. O pensador entrou em contato com as ideias do também pré-socrático Parmênides, ao viver durante um tempo em Eleia. Após a estada em Eleia, partiu para Abdera, onde fundou uma escola filosófica e conheceu o seu principal discípulo, Demócrito, com quem formulou a teoria atomista. Leucipo faleceu por volta de 420 a.C.

Demócrito viveu entre 460 e 370 a.C. Sua personalidade extrovertida o deu o reconhecimento de “o filósofo sorridente”. Para além de seu bom humor, o pensador é conhecido por ter estabelecido, junto ao seu mestre Leucipo, a primeira ideia de átomo, o que deu impulso aos estudos antigos de Química.

Leucipo e Demócrito são os últimos pré-socráticos. A sua filosofia, assim como a filosofia desenvolvida pelos demais pluralistas, visava a resolver a querela deixada por Parmênides (defensor do imobilismo) e Heráclito (defensor do fluxo perpétuo da natureza).

Principais ideias de Demócrito e Leucipo

Leucipo é o responsável por apontar, pela primeira vez, que a origem do Universo derivada de microscópicos, infinitos e indivisíveis elementos, que se agregavam sempre, formando os seres e objetos do mundo. Demócrito, seu discípulo da Escola de Abdera, aperfeiçoou a teoria do mestre Leucipo, dando a ela um nome e maiores detalhes.

Para os pré-socráticos, a natureza seria composta pelos átomos. A palavra grega átomo significa "sem divisão" ou "indivisível". Os átomos seriam, na concepção dos atomistas antigos, a menor partícula possível.

Átomo


Modelos atômicos mais modernos que tiveram influência da teoria de Demócrito.

As menores partículas tinham uma capacidade de agregarem-se e soltarem-se de acordo com as suas características. A teoria atomística de Leucipo e Demócrito é bastante rudimentar e ultrapassada, se comparada com modelos atômicos mais recentes, como os modelos de Bohr e Rutherford. Porém, a história da Atomística começa com Leucipo e Demócrito que, além da importância histórica, detêm o mérito de ter formulado uma teoria atomista sem nenhum tipo de equipamento tecnológico para ajudar e comprovar o que estavam falando.

Segundo a teoria atomística antiga, os átomos que compunham os objetos possuíam as mesmas características dos objetos que formavam. Por exemplo, se o objeto fosse azul, os átomos seriam azuis. Se o objeto fosse triangular, os átomos que o formavam eram triangulares. Os átomos eram infinitos e agrupavam-se pela similaridade, ou seja, os iguais tinham a capacidade de se juntar, dando forma às coisas.

Os átomos eram infinitos e nunca foram criados, tendo sempre existido no Universo. Também eram invisíveis e somente poderiam ser racionalizados e nunca provados.

Leia também: O que é Filosofia?

Leucipo e Demócrito para Química

Por terem formulado a primeira teoria atomística, que traria a noção de uma composição química das partes do Universo por meio de elementos, Leucipo e Demócrito são considerados os primeiros expoentes da Química enquanto ciência natural que investiga a composição elementar das coisas.

Frases

Frases e citações de Demócrito:

“Definimos o que é doce, amargo ou as cores, mas a composição destas definições está nos átomos.”

“O homem só é infeliz quando é injusto.”

“O bem não significa simplesmente não fazer o mal, mas antes não desejar fazer o mal.”

“O homem é um microcosmo.”

 

Por Francisco Porfírio
Professor de Filosofia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PORFíRIO, Francisco. "Leucipo e Demócrito"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/leucipo-democrito.htm. Acesso em 30 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas