
Os conteúdos cobrados na prova do Encceja nível médio são os conhecimentos ensinados nesta etapa escolar. Isso corresponde a muitas matérias, há cadernos criados pelo MEC com as competências que serão cobradas em cada uma das provas.
Em 2025, o exame do Encceja será aplicado no dia 3 de agosto. Para te ajudar a se preparar e conquistar o seu diploma, o Brasil Escola organizou uma apostila online com links para aulas, exercícios e artigos sobre todas as habilidades que você precisará desenvolver.
Confira os cadernos de conteúdo comlpetos disponibilizados pelo Inep. Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Conteúdos para o Encceja de nível médio
As provas do Encceja nível médio são: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Veja o que será cobrado em cada uma delas.
Matemática para o Encceja médio
- I. Compreender a Matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com a transformação da sociedade.
Aqui, o essencial é compreender o funcionamento geral da matemática, tais como as operações básicas e de que maneira ela influencia sua vida. Alguns exemplos são a engenharia e o preço dos produtos no mercado.
- II. Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Será necessário também desenvolver as suas habilidades de raciocínio lógico. Para melhorar essa habilidade leia esse texto.
- III. Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
Aprenda o que são números naturais, inteiros e racionais.
- IV. Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
Conheça as fórmulas, regras e funcionamento das principais formas da geometria plana tais como triângulo, quadrado e círculo.
- V. Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
Grandeza é tudo que pode ser medido, pesado ou contado. É preciso entender como utilizamos as grandezas para compreender a realidade.
- VI. Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
As variações (mudanças) na grandeza podem acontecer de forma proporcional ou inversamente proporcional, veja exercícios sobre este tema.
- VII. Aplicar expressões analíticas para modelar e resolver problemas, envolvendo variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas.
Neste tópico, será preciso interpretar números e seus significados em determinados contextos, como censo demográfico ou relatório de experimentos científicos.
- VIII. Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
Interpretar gráficos é essencial para a matemática. Aprenda a fazer isso.
- IX. Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas e cálculos de probabilidade, para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
É necessário que você compreenda que os fenômenos naturais e sociais não acontecem de uma forma pré-estabelecida e saiba utilizar a estatísticas para interpretar informações relacionadas a eles. Sobre estatística você pode realizar exercícios no nosso site.
Linguagens para o Encceja médio
- I. Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
A comunicação está em constante transformação por conta do desenvolvimento de novas tecnologias. Veja, por exemplo, como funciona a Inteligência Artifical chinesa.
- II. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
Cada grupo social tem sua forma de se expressar pela linguagem e para compreendê-los é preciso reconhecer a importância da língua deste grupo social. Conheça mais sobre inglês e espanhol.
- III. Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
Linguagem nem sempre é verbal, falamos com nosso corpo o tempo inteiro. Saiba mais sobre linguagem verbal e não verbal.
- IV. Compreender a Arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
A arte é uma das formas mais fundamentais da expressão humana e está presente em diferentes sociedade. Entenda melhor o conceito de arte.
- V. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
A linguagem tem muitos recurso e é necessário saber interpretá-los e usá-los no seu dia a dia. A prova do Encceja cobrará o desenvolvimento desta habilidade.
- VI. Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Sistema simbólico nada mais é que as imagens que vem a nossa cabeça e se relacionam com determinadas palavras ou atitudes. A estrutura textual e os recurso da língua são vastos e relacionados com esse sistema simbólico. Entenda melhor os diferentes gêneros textuais que existem.
- VII. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
Cada cultura tem seu ponto de vista sobre determinados assuntos. Entenda como a diversidade cultural influencia a construção do Brasil enquanto nação.
- VIII. Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
O Português, nossa língua materna, é rico em recursos discursivos e em história. É essencial, não só para o Encceja, mas para a vida, conhecer o funcionamento da nossa língua.
- IX. Entender os princípios/ a natureza/ a função/e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação, na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-os aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.
Vivemos a era da informação, as transformações tecnológicas da comunicação interferem constantemente no desenvolvimento humano. Entender o funcionamento dessa dinâmica será exigido na prova do Encceja. Utilize este artigo para estudar.
Ciência da natureza para o Encceja médio
- I. Compreender as ciências como construções humanas, relacionando o desenvolvimento científico ao longo da história com a transformação da sociedade.
A sociedade humana vive transformações científicas há muitos séculos, é necessário compreender como esse desenvolvimento molda o mundo que vivemos. Veja o que foi a revolução científica.
- II. Compreender o papel das ciências naturais e das tecnologias a elas associadas, nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social contemporâneo.
A economia e a sociedade são constantemente transformadas pelas descobertas físicas, químicas e biológicas que promovem um avanço tecnológico mais rápido que as transformações sociais. Como exemplo recente de tecnologia moldando sociedade, podemos citar a proibição dos celulares nas escolas, por conta da maior dependência deste aparelho no público jovem.
- III. Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal.
As tecnologias desenvolvidas pelas ciências da natureza nos influenciam a todo tempo, como exemplo veja a utilização da ciência para solucionar crimes e preservar a natureza.
- IV. Associar alterações ambientais a processos produtivos e sociais, e instrumentos ou ações científico-tecnológicos à degradação e preservação do ambiente.
A maneira que o ser-humano manipula a natureza determina a forma que ela se comprta nos anos seguintes. O aqeucimento global, por exemplo, é um fênomeno potencializado pela ação humana, compreenda.
- V. Compreender organismo humano e saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais.
A saúde humana é relacionada com inúmeros temas, a ciência se manifesta na medicina, a cultura na alimentação e o ambiente no funcinamento geral dos sistemas do corpo. Compreenda melhor o funcionamento do corpo com a nossa lista de exercícos sobre o tema.
- VI. Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos.
As ciências da natureza tem o seu jeito próprio de funcionar. Veja informações sobre física, química e biologia.
- VII. Apropriar-se de conhecimentos da física para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.
A física estuda, entre outros assuntos, os corpos e seus movimentos. Ela tem as prórpias regras e fórmulas, veja aqui as principais.
- VIII. Apropriar-se de conhecimentos da química para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.
A química compreende o funcionamento das moléculas e substâncias em diferentes contextos. É preciso conhecer suas principais fórmulas para isso.
- IX. Apropriar-se de conhecimentos da biologia para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.
A biologia estuda tudo que é vivo e influencia inúmeras descobertas e desenvovlvimentos tecnológicos. Aprimore seus conhecimentos de biologia aqui.
Ciências humanas para o Encceja médio
- I. Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
A identidade é extremamente relacionada coma cultura, ambas utilizam dos símbolos para se expressar. Saiba mais sobre identidade cultural.
- II. Compreender a gênese e a transformação das diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que neles intervêm, como produto das relações de poder.
O ser-humano e o espaço por ele ocupado se relacionam constante e diretamente. As relações de poder das sociedades se refletem diretamente nas ocupação da natureza, como exemplo, podemos citar a presença das favelas nos morros do Rio de Janeiro.
- III. Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
A Geografia é a ciência responsável por estudar como o humano se relaciona com o espaço que ocupa. Saiba mais sobre Geografia.
- IV. Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas de diferentes grupos e atores sociais.
A história e os seus respectivos processos moldam as organizações humanas. Os grupos sociais e seus atores possuem identidade históricas de acordo com os eventos que ele vivem. Veja, como exemplo, a história do soldado brasileiro que lutou na Segunda Guerra Mundial e perceba como a participação braileira moldou movimentos políticos posteriores.
- V. Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
A democracia é um valor essencial para o bem-estar da sociedade brasileira. Entenda a importância deste sistema político.
- VI. Perceber-se integrante e agente transformador do espaço geográfico, identificando seus elementos e interações.
Aqui, é necessário que você se entenda como parte do mundo e da natureza que te cerca. Para isso, reflita como você interfere nas cosias e como elsa interferem em você.
- VII. Entender o impacto das técnicas e tecnologias associadas aos processos de produção, ao desenvolvimento do conhecimento e à vida social.
Os processos de produção e a divisão do trabalho na sociedade são pilares da sociedade capitalista que vivemos. Entenda como a divisão do trabalho foi essencial nas sociedades ao longo dos anos.
- VIII. Entender a importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação e seu impacto na organização do trabalho e da vida pessoal e social.
A sociedade promove e se transforma com as descobertas científicas e tecnológicas, desde a invenção da energia elétrica até os avançoes na invenção de carros, por exemplo. Realize exercícios sobre esta relação para compreender melhor o que acontece.
- IX. Confrontar proposições a partir de situações históricas diferenciadas no tempo e no espaço e indagar sobre processos de transformações políticas, econômicas e sociais.
Acontecimento históricos como a colonização, o fim da escravidão, o Estado Novo de Getúlio Vargas, o golpe de 1964, a redemocratização, moldam o presnetes e as organizações sociasi que nel aatuam. Confira os seus conhecimentos sobre história do Brasil e veja se você está apto para atender esta competência na prova do Encceja 2025.