Graphicolor: o novo aliado dos pequenos em fase de alfabetização

Lápis de escrever colorido que apaga traz mais diversão para os estudos.

Por que escrever colorido?

Importantes no processo de aprendizagem, as cores contribuem, e muito, para crianças em fase de alfabetização. A variação constante de tons estimula a atenção seletiva, melhorando a percepção e memória dos estudantes, além de potencializar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.

Mas escrever colorido e poder apagar?

Segundo a psicopedagoga Mariana Megale, outro fator importante para o aprendizado, especialmente nessa faixa etária, é o erro. A oportunidade de poder apagar e refazer algo traz novas descobertas, trabalha a autoestima e dá mais autonomia aos pequenos ao mesmo tempo.

“A possibilidade de apagar permite uma nova relação com o erro”.

Psicopedagoga Mariana Megale

Além disso, errar é exercitar a criatividade! Quando estimulada a encontrar outra solução para um mesmo desafio, a mente da criança precisa se soltar para se superar, fazendo com que ela revisite o caminho percorrido e sugira novas alternativas. Nesse processo, ela também desenvolve empatia e coloca-se no lugar do outro.

O lançamento

Entendendo esse contexto e com a ajuda de educadores e profissionais da área, a marca desenvolveu o Graphicolor, o novo lápis de escrever colorido que apaga – ideal para disciplinas e atividades diversas, como o aprendizado de letras, operações matemáticas, registro de mapas e gráficos, entre outras. Seu grande diferencial está na tecnologia exclusiva da grafite, que, mesmo colorida, é totalmente apagável.

O item é patenteado globalmente pela Faber-Castell e está disponível nas cores azul, rosa, vermelho e verde.

Para todas as idades

A novidade, apesar de pensada especialmente para crianças em fase de alfabetização, conquista ainda jovens e amantes de itens de papelaria graças ao seu conceito versátil. Os consumidores terão agora funções que antes eram desempenhadas por outros produtos, como destacar e marcar. A diferença é que, por ser apagável com borracha, Graphicolor pode ser aplicado em livros, partituras musicais, esboços, entre outros. Tudo isso sem comprometer a durabilidade do material!

Dicas de uso

  • Memorização

Que tal trabalhar o conceito de unidade, dezena e centena? Estudantes que aprendem por abordagens visuais passam a ter acesso a compreensões novas e profundas.

Usar as cores diferentes para representar opostos também é uma forma de entender o antônimo:

QuenteFrio

PertoLonge

RápidoDevagar

Dentro - Fora

  • Marcações

Sublinhar ou circular palavras e frases importantes de um texto é uma forma de chamar a atenção para os conceitos mais importantes e auxilia na memorização.

  • Anotações

Ajuda a fixar o conhecimento adquirido durante a leitura e a possibilidade de apagar preserva os livros literários e didáticos.

No site do produto, você encontra mais dicas e pode fazer ainda o download de materiais de apoio gratuitamente. Acesse: www.graphicolorfaber-castell.com.br

Graphicolor, escrever nunca foi tão colorido!

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Graphicolor: o novo aliado dos pequenos em fase de alfabetização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/graphicolor-novo-aliado-dos-pequenos-fase-alfabetizacao.htm. Acesso em 03 de maio de 2024.

De estudante para estudante