Como fazer a inscrição no Encceja

Inscrições para a edição regular do Encceja geralmente entre os meses de abril e junho, no site do Inep.

Encceja

As inscrições para o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) abrem uma única vez ao ano. Em 2024, o prazo é do dia 29 de maio a 10 de abril.

Os brasileiros interessados no certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio devem fazer a inscrição no site oficial do Encceja. Não é cobrada nenhuma taxa.

Antes de mostrar como fazer a inscrição no Encceja, veja se você pode fazer a prova.

Ensino fundamental: para brasileiros com pelo menos 15 anos completos até o dia da prova

Ensino médio: para brasileiros com pelo menos 18 anos completos até o dia da prova

1) Acessar o site oficial

O primeiro passo para fazer a inscrição no Encceja é acessar o site oficial. A tela vai pedir para você informar seu CPF e data de nascimento, e clicar em uma determinada figura.

2) Dados pessoais

A segunda tela vai mostrar seus dados e pedir para completar o restante: nome do pai (opcional); cor ou raça; estado civil; nacionalidade; estado e cidade em que nasceu.

3) Endereço

Ainda na mesma tela, informe seu endereço com CEP. Caso não saiba o CEP, é possível consultar no site dos Correios.

Clique na imagem para ampliar

4) Atendimento especializado

A próxima tela é sobre atendimento especializado. Marque essa opção se você precisar de algum recurso de acessibilidade, como prova em LIBRAS e prova com letras ampliadas. Ao marcar sua condição, você precisará enviar algum atestado ou documento que a comprove.

5) Tipo de prova

Essa é a parte mais importante da inscrição do Encceja e que pode gerar alguma dúvida. Você deve marcar se deseja obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

O certificado de ensino médio também vale para o ensino fundamental, ou seja, se você tem 18 anos ou mais e não concluiu nenhuma etapa de estudo, não tem a necessidade de fazer a prova de ensino fundamental antes. Pode fazer direto a de ensino médio.

Caso nunca tenha participado do Encceja ou não tenha a declaração de proficiência de nenhuma prova, marque todas as quatro provas (veja na imagem abaixo). 

As pessoas que já fizeram o Encceja e conseguiram a pontuação em alguma prova – Matemática, por exemplo – não precisa fazê-la novamente.

6) Cidade de prova

Selecione o estado e o município onde pretende fazer a prova do Encceja. São cerca de 600 cidades disponíveis. Se não aparecer sua cidade, escolha a mais próxima.

7) Instituição certificadora

Os certificados de conclusão do ensino fundamental ou médio não são emitidos pelo Inep, ou seja, você não consegue acessá-los pela internet. Por isso, escolha uma instituição certificadora. Pode ser a Secretaria de Educação do seu estado ou um instituto federal.

Depois do resultado do Encceja, você terá que comparecer a essa instituição certificadora para obter o diploma. Anote em algum lugar para não esquecer.

Saiba como conseguir o certificado do Encceja

8) Confirmação de dados

Nessa tela você terá apenas que verificar e confirmar seus dados. Caso algum esteja errado, é possível alterá-lo.

Clique na imagem para ampliar

9) Questionário socioeconômico

Chegou a parte mais demorada da inscrição do Encceja. Você terá que preencher um questionário socioeconômico com perguntas sobre você e sua família.

10) Confirmar inscrição

Pronto! Como não precisa pagar nenhuma taxa para confirmar a inscrição no Encceja, é só esperar a divulgação dos locais de prova. O cartão com o local de prova geralmente é divulgado três semanas antes das provas.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LESME, Adriano. "Como fazer a inscrição no Encceja"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/como-fazer-a-inscricao-no-encceja.htm. Acesso em 30 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas