Tênis

O tênis é um esporte no qual o jogador lança uma bola especial com uma raquete para o adversário que se encontra do outro lado da rede.

O tênis é um dos esportes mais praticados no mundo.
Crédito da Imagem: shutterstock.com

O tênis é um esporte no qual o jogador lança uma bola especial com uma raquete para o adversário que se encontra do outro lado da rede. O jogo envolve raciocínio rápido e estratégia.

Modalidade esportiva muito praticada no mundo, o tênis deve ser jogado em quadras específicas, que podem ser feitas de materiais como saibro, grama e cimento. Os tenistas também precisam usar uniformes e acessórios específicos.

Nascido na França no século XII, o tênis conta com diversos torneios ao redor do mundo. Mas quatro deles têm mais destaque e compõem o Grand Slam do Tênis. O torneio de Wimbledon é um deles.

Leia também: Badminton — esporte no qual as equipes utilizam raquetes para tentar pôr uma peteca no solo do campo adversário

O que é tênis?

O tênis é um esporte no qual dois jogadores lançam uma bola, usando uma raquete, acima da rede que separa uma quadra. O esporte também pode ser praticado por quatro jogadores, sendo duas duplas.

O objetivo do esporte tênis é o jogador rebater a bola com a raquete para o lado do adversário para atingir mais pontos. A prática esportiva exige raciocínio rápido e muita estratégia dos competidores.

O termo tênis tem origem na palavra francesa “tenez”, cujo significado é “segure”, imperativo do verbo segurar. Desde o início do esporte, esse verbo era falado pelo jogador que lançava a bola para o outro jogador.

Nascido na Europa no século XII e posteriormente propagado em todo o mundo pelos imigrantes europeus, o tênis é hoje um dos esportes mais praticados no planeta e um dos mais populares do Brasil.

Além de trabalhar o corpo, o tênis também é um esporte que promove a saúde mental dos seus praticantes. Entre os benefícios que o tênis traz para mente, destacam-se concentração, autoconfiança, disciplina e equilíbrio emocional.

Tênis, um esporte de elite

Desde que surgiu, o tênis foi considerado um esporte de elite. Veja abaixo alguns motivos:

  • o jogo ser praticado pela nobreza francesa e inglesa ou por um grupo social mais privilegiado;
  • as partidas serem realizadas em locais fechados e seletos;
  • o esporte ter espectadores limitados;
  • a prática esportiva precisar de quadras especiais;
  • os jogadores terem que usar bolas e raquetes feitas com materiais muito específicos;
  • o uniforme ser considerado muito elegante e os sapatos, especiais;
  • no Brasil, por exemplo, investe-se pouco em quadras de tênis públicas.

Regras do tênis

Duas jogadoras em uma partida de tênis.

As regras do esporte tênis são definidas pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Fundada em 1913, em Paris, capital da França, a federação conta com mais de 200 países-membros.

A ITF conta com um comitê de regras de tênis que avalia, com frequência, os jogos e as regras do esporte, sugerindo mudanças, caso seja necessário.

É importante ressaltar que as regras do tênis mudam se há dois ou quatro jogadores (duas duplas). Para entender as regras, deve-se saber primeiro como funcionam as partidas de tênis e como é a contagem de pontos.

Como funcionam as partidas de tênis?

As partidas de tênis funcionam seguindo pontos, games e sets. O significado desses termos pode ser entendido conforme a sequência abaixo:

  1. Jogador faz 4 pontos => ganha um game.
  2. Jogador vence 6 games => ganha um set.
  3. O set de um jogo de tênis pode ter de três a seis games.
  4. Uma partida de tênis pode ter entre três e cinco sets.

Como é feita a contagem de pontos em um jogo de tênis?

A contagem de pontos em um jogo de tênis é feita da seguinte forma:

  • 1º ponto: 15 a favor.
  • 2º ponto: 30 a favor.
  • 3º ponto: 40 a favor.
  • 4º ponto: game.
  • Sem ponto: zero.

Principais regras do tênis

De acordo com o Manual da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), existem 31 regras do tênis. Confira abaixo as principais:

  • A quadra de tênis deve ser retangular e ter um formato específico para jogos simples e para jogos de dupla.
  • A rede da quadra de tênis precisa estar toda esticada para que não sobre espaço entre os dois postes da rede e, com isso, a bola não passe de um lado para outro.
  • Antes de o jogo de tênis começar, os organizadores devem informar quantas bolas serão usadas (2, 3, 4 ou 6) e se elas poderão ser trocadas ao longo da competição.
  • Se os dois jogadores ganharem três pontos (40x40), diz-se que a contagem é “iguais”. Quem ganhar o próximo ponto é chamado de “vantagem”. Por fim, só ganha o game quem fizer dois pontos consecutivos.
  • Ganha o set o jogador que fizer seis games com vantagem de, pelo menos, dois games em relação ao adversário.
  • Agora, caso haja um empate no set de 6-6, os jogadores de tênis terão que disputar o tie-break (desempate de um set).
  • O tie-break do tênis será disputado até que um jogador tenha vantagem sobre o outro.
  • No tie-break, o jogador que alcançar os sete pontos ganha o game e o set.

Quadra de tênis

A quadra de tênis pode ser feita de saibro.

A quadra de tênis deve ter formato retangular com áreas delimitadas nas quais a bola pode cair ou não. Mas nem sempre a aparência foi assim, uma vez que, no início do esporte tênis, as quadras tinham o formato de uma ampulheta.

O piso da quadra de tênis pode ser grama, de saibro (terra batida), de cimento ou de asfalto. O tipo de material do qual é feita a quadra influencia no ritmo do jogo. Por exemplo, se a quadra de tênis é de saibro, a bola vai cair de maneira mais lenta. Já se a quadra é de cimento, considerado um piso mais firme e duro, a bola vai cair de forma mais rápida.

Hoje, de acordo com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), as quadras de tênis devem ter o formato de um retângulo com as seguintes dimensões:

  • Jogos de tênis simples (dois jogadores):

    • Comprimento da quadra de tênis: 23,77 m

    • Largura da quadra de tênis: 8,23 m

  • Jogos de tênis de duplas (quatro jogadores):

    • Comprimento da quadra de tênis: 23,77 m

    • Largura da quadra de tênis: 10,97 m

Equipamentos do tênis

A raquete e a bola são os principais equipamentos do tênis. Mas os jogadores também precisam usar roupas, calçados e acessórios específicos, segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Veja abaixo os equipamentos do esporte tênis.

Raquete de tênis

Exemplo de raquete de tênis.

A raquete de tênis é composta por um cabo (onde o jogador segura a raquete) e uma “cabeça”, que é onde a corda deve estar.

Bola de tênis

A bola de tênis tem características específicas.

A bola de tênis é feita de borracha e é moldada com ferro. Dentro da bola é inserida uma pastilha de nitrogênio, que vai estourar e fazer com que a bola “pule”. A parte externa da bola de tênis é revestida com feltro, que é um tecido de náilon na cor amarela.

Uniforme do tênis

O uniforme de tenistas costuma ser todo branco.

O uniforme do tênis, quando este começou a popularizar-se, era camisa polo e bermuda branca para os homens e camiseta polo e saia branca para as mulheres. Ambos tinham que usar um tênis específico, também branco.

Considerado elegante desde o surgimento do esporte, o uniforme do tênis ajudou a propagar a ideia de que este seria um esporte de elite. Atualmente, o uniforme dos jogadores de tênis pode ter cores e até a logomarca da empresa patrocinadora.

Acessórios do tênis

A viseira é um dos acessórios dos tenistas.

Os praticantes do tênis podem usar acessórios, sendo a viseira o mais comum, pois protege os olhos dos jogadores. Mas alguns preferem usar faixas no cabelo ou bonés. Os tenistas também devem usar munhequeiras para proteger os pulsos. A função do acessório é dar mais firmeza e estabilidade às mãos e evitar lesões.

Termos utilizados no tênis

O tênis é um esporte que conta vários termos técnicos e que também são usados em outros contextos. Veja abaixo os principais termos usados no tênis.

  • Ace: quando jogador faz um saque eficaz, gerando um ponto para si mesmo automaticamente.
  • Approach: momento em que o tenista se aproxima da rede para tentar fazer o voleio (ver abaixo).
  • Break: equivale a um ponto com o qual o jogador pode encerrar o game no saque do adversário.
  • Drop shot: quando o jogador lança a bola para perto da rede do adversário.
  • Foul: momento em que um jogador comete um erro no saque; por exemplo, pisando na linha de fundo antes de lançar a bola.
  • Match point: considerado o ponto fundamental que pode encerrar uma partida de tênis.
  • Slice: é quando o jogador tem como objetivo despistar ou quebrar o ritmo do adversário.
  • Smash: o jogador lança a bola de cima para baixo junto à rede.
  • Tie-break: é um game específico que pode definir um jogo quando há empate.
  • Voleio: o tenista rebate a bola antes de que esta toque o chão. O voleio ajuda a decidir muitos jogos de tênis.

Torneios de tênis

Existem vários torneios de tênis no mundo, mas há um grupo de quatro torneios considerados os principais. Esse grupo é chamado de Grand Slam do Tênis. O diferencial desses torneios é que as partidas são disputadas em cinco sets. Outro ponto é que essas competições contam com as maiores premiações em dinheiro. Confira abaixo os quatro principais torneios de tênis do mundo.

Torneio de tênis de Wimbledon

Estádio de Wimbledon foi palco do primeiro torneio de tênis da história. [1]

O primeiro torneio de tênis de Wimbledon, na Inglaterra, ocorreu em 1877. Considerada a competição de tênis mais antiga da história, o torneio de tênis de Wimbledon é o único que é realizado em uma quadra feita na grama. O evento ocorre em junho e julho.

US Open

Anteriormente chamado U.S. National Championship, o US Open, também chamado de Abertos dos Estados Unidos (EUA ou US), teve a primeira competição em 1881. O US Open é o último torneio do Grand Slam do Tênis, ocorrendo em agosto e setembro.

Roland Garros

O torneio de tênis Roland Garros ocorre em Paris desde 1891. O nome do evento é uma homenagem ao piloto de aviação Roland Garros, que morreu em um combate em 1918. O torneio é realizado nos meses de maio e junho.

Australian Open

O torneio de tênis Australian Open (Abertos da Austrália) é o primeiro do ano, sendo realizado em janeiro. O evento, que ocorre em Melbourne, na Austrália, ocorreu pela primeira vez em 1905.

Tênis no Brasil

O tênis é um dos dez esportes mais praticados no Brasil. Conforme estudo do Ministério do Esporte veiculado em 2016, o país tem aproximadamente 2 milhões de praticantes de tênis. O levantamento também aponta que são realizados mais de 350 torneios ao ano, movimentando cerca de 1,8 bilhão de reais.

A história do tênis no Brasil está ligada à introdução do esporte por imigrantes ingleses que vieram ao país para trabalhar em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro no final do século XIX. Um dos marcos do surgimento da prática esportiva foi a criação da primeira quadra de tênis em 1892 em São Paulo.

O tênis cresceu mais no Brasil quando, em 1955, foi criada a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Maiores tenistas do Brasil

Gustavo Kuerten é um dos tenistas brasileiros mais famosos. [2]

A paulista Maria Esther Bueno foi um dos principais nomes do tênis no Brasil. A jogadora fez grande sucesso no esporte entre os anos 1950 e 1970. A tenista ganhou mais de 60 torneios no mundo. A jogadora foi tricampeã nos torneios de Wimbledom de 1959, 1960 e 1964.

Outro grande nome do tênis brasileiro é Gustavo Kuerten. O catarinense obteve o tricampeonato no torneio Roland Garros em 1997, 2000 e 2001. Além disso, o tenista entrou no Hall da fama da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Veja abaixo a lista de principais tenistas da história do Brasil:

  • Maria Esther Bueno
  • André Sá
  • Fernando Meligeni
  • Jaime Oncins
  • Gustavo Kuerten
  • Thomaz Bellucci
  • Bruno Soares
  • Marcelo Melo
  • Bia Haddad

Tênis no mundo

Conforme dados divulgados em 2023 pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP), órgão que regula os torneios de tênis profissionais masculinos no mundo, a Espanha e os Estados Unidos são os países com mais jogadores em destaque no tênis. Mas, a Argentina e a França também têm representatividade no esporte. Uma curiosidade é que, em 2024, o sérvio Novak Djokovic encontra-se na primeira posição da ATP.

Tenistas famosos no mundo

Ao longo da história, diversos esportistas ficaram famosos por praticar o tênis. Confira abaixo alguns nomes e seus países:

  • Pete Sampras - Estados Unidos (EUA)
  • André Agassi - EUA
  • Irmãs Venus e Serena Williams - EUA
  • Roger Federer - Suíça
  • Rafael Nadal - Espanha
  • Novak Djokovic - Sérvia
  • Maria Sharapova - Rússia
  • Steffi Graf - Alemanha
  • Martina Navratilova - Tchecoslováquia

Acesse também: Voleibol — outro esporte muito praticado no Brasil e no mundo

Origem e história do tênis

A origem do tênis está ligada a um jogo da França do século XII chamado “Jeu de Paume”, que pode ser traduzido como jogo de palma da mão. A atividade consistia em rebater uma bola com a mão contra um muro.

Entretanto, ao praticar esse jogo durante muito tempo, os jogadores ficavam com as mãos inchadas e as unhas quebradiças. Assim, para proteger as mãos dos jogadores, passou-se a usar luvas e, alguns anos depois, surgiram as raquetes.

História das raquetes de tênis

As primeiras raquetes de tênis de que se têm história eram uma peça de madeira com um cabo e uma cabeça oval chamada battoir (batedor).

Alguns anos depois, as raquetes passaram a ser encordoadas de forma diagonal e contar com 150 cm de comprimento. As extremidades das peças de madeira eram ligadas ao cabo, coberto com pele de carneiro. Essa nova versão de raquetes encordoadas foi documentada no Trattato del Giuco della Palle (Tratado sobre o Jogo da Bola), escrito por Antonio Scaino em 1555.

As raquetes de tênis mais parecidas com as conhecemos hoje foram criadas em 1860. No novo modelo de raquete, o encordoamento era feito em linhas verticais e horizontais. Com isso, o tenista adquiriu mais força e velocidade nas suas jogadas.

No século XX, surgiram outras versões de raquetes, com materiais diversos, como aço, couro de carneiro, alumínio, fibra de vidro moldado, fibra de carbono ou grafite, etc.

Em 1984, houve uma mudança na estrutura da raquete. A cabeça passou a ser feita de material mais fino, o que conferiu mais estabilidade ao tenista

Curiosidades sobre o tênis

Irmãs Venus e Serena Williams, recordistas do tênis nos Jogos Olímpicos. [3]
  • O tênis entrou nas Olimpíadas em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, em Atenas na Grécia. Apenas homens participavam da competição. As mulheres tenistas passaram a participar das Olimpíadas no Jogos de Paris, em 1900.

  • Até a década de 80, os tenistas somente usavam uniformes brancos. O cenário mudou após a participação do tenista André Agassi em uma campanha publicitária da empresa de material esportivo Nike.

  • O melhor resultado do tênis brasileiro em uma Olimpíada foi obtido por Fernando Meligeni, em Atlanta (EUA), em 1996. O tenista alcançou o quarto lugar.

  • A partida mais longa da história do tênis ocorreu em 2011 e durou 11 horas e 5 minutos. John Isner e Nicolas Mahut foram os jogadores. O primeiro venceu a competição.

  • As irmãs Venus e Serena Williams são recordistas do tênis nos Jogos Olímpicos. As irmãs levaram quatro medalhas de ouro em torneios de simples e de duplas nas Olimpíadas de Sydney (2000), Pequim (2008) e Londres (2012).

Créditos de imagem

[1] Meaning March / Shutterstock

[2] A.PAES / Shutterstock

[3] Leonard Zhukovsky / Shutterstock

Fontes

Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Disponível em: https://www.atptour.com/en/.

ATP World Tour. Disponível em: https://www.protennislive.com/posting/ramr/bythenumbers.pdf.

Brasil Tênis. Dicionário do tênis: conheça os principais termos do esporte. Disponível em: https://brasiltenis.com.br/2024/01/22/dicionario-do-tenis-conheca-os-principais-termos-do-esporte/.

Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Disponível em: http://cbt-tenis.com.br/.

CBT. Vestuário e equipamento para profissional e junior ITF. Disponível em: http://cbt-tenis.com.br/arquivos/juvenil/juvenil_657cb594431c5_15-12-2023_17-22-44.pdf.

FALCÃO, Rodrigo Scialfa. Dez principais habilidades psicológicas no tênis. Revista Tênis. Disponível em: https://revistatenis.uol.com.br/artigo/dez-principais-habilidades-psicologicas_9006.html.

Federação Internacional de Tênis (ITF). Disponível em: https://www.itftennis.com/en/.

Lacoste Fondation - Fundação Gol de Letra. Esporte para todos: o tênis como prática transformadora! Disponível em: https://www.goldeletra.org.br/wp-content/uploads/2023/02/Caderno-Lacoste.pdf.

Ministério do Esporte. Tênis. Inteligência Esportiva. Disponível em: http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/site_api/arquivos/tenis.pdf.

PERSIANI, Felipe. Como são feitas as bolinhas de tênis? Revista Tênis. Disponível em: https://revistatenis.uol.com.br/artigo/como-sao-feitas-bolinhas-de-tenis_17396.html.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Tênis"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/tenis.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante