Rally

O Rally é uma modalidade de competição automobilística que pode ser realizada de duas maneiras: o rally de estrada e o rally de estágio. No Brasil, a competição mais destacada é o Rally dos Sertões.

No rally de estágio os trechos percorridos incluem condições físicas bastante diferentes

Os Rallys são competições automobilísticas que se utilizam de veículos intactos ou modificados, caracterizadas por se ambientarem em locais abertos. A equipe é composta pelo piloto, responsável pela direção do automóvel, e pelo copiloto, cuja função é a de navegação.

A princípio, os rallys podem ser de dois tipos: o primeiro, e mais tradicional, é o rally de estrada, que ocorre em estradas de tráfego comum, cujo objetivo não é a velocidade, mas sim, a navegação e o controle do tempo de prova. O segundo tipo é o rally de estágio, que hoje é utilizado na categoria profissional, em que a equipe parte de um determinado ponto e deve atingir outro lugar determinado. Em geral, uma prova de rally de estágio dura vários dias, e os trechos (estágios) a serem percorridos incluem condições físicas bastante diferentes, que podem conter desde mata semifechada até trechos com gelo e neve.

O órgão internacional responsável pelas provas desse esporte é a Federação Internacional de Automobilismo – FIA. É de sua organização o Campeonato Mundial de Rally. No entanto, a prova mais tradicional, mundialmente falando, é o Paris-Dakar, circuito disputado desde o ano de 1979. No Brasil, a competição que mais apresenta destaque é o Rally dos Sertões, iniciado em 1993, e teve como percurso inicial o trecho Campos do Jordão (SP) a Natal (RN), totalizando 3.500 quilômetros.


Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Rally"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/rally.htm. Acesso em 27 de abril de 2024.

De estudante para estudante