Financiamento

Financiamento é quando uma empresa empresta ou doa uma determinada quantia em dinheiro a uma pessoa ou a uma empresa. No caso de empréstimo de dinheiro, a financiadora cobra uma porcentagem de juros sobre o valor emprestado.

Financiamento bancário

É uma dívida financeira junto ao banco com um período pré-determinado para sua liquidação. Quando a dívida é contraída, o credor passa a assumir o valor emprestado e o valor dos juros que são calculados de acordo com o valor do empréstimo. O financiamento bancário é aconselhável para a expansão de negócios lucrativos, financiamento de equipamentos, instalações etc. Não é aconselhável para uma empresa jovem ou não lucrativa, pois terá dificuldade em financiar sendo na visão do banco um empréstimo desinteressante.

Linha de crédito

São financiamentos flexíveis de curto prazo. São aconselháveis para suprir necessidades emergentes e inesperadas.

Factoring

Também a curto prazo, é aconselhável em casos de necessidades de emergência onde o atraso implica numa cobrança que gerará despesas extras para o credor, que passa a assumir a comissão do cobrador.

Leasing

É aconselhável quando não se pretende financiar grande quantidade de dinheiro ou materiais que serão necessários a curto período.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Financiamento"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/financiamento.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante