27 de Setembro — Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) é uma data comemorativa que tem como objetivo ressaltar a importância dessa atividade. Sua celebração ocorre há mais de três décadas.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado em 27 de setembro e foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.

Leia também: 8 de maio Dia Nacional do Turismo

Resumo sobre o Dia Mundial do Turismo

  • O Dia Mundial do Turismo é celebrado em 27 de setembro.

  • Ele foi criado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e celebrado pela primeira vez em 1980.

  • O objetivo dessa data é ressaltar a importância social, cultural e econômica do turismo.

  • Além de contribuir com o desenvolvimento econômico e com a geração de empregos, o turismo é importante para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação de nossos horizontes culturais.

Origem do Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas, e a sua celebração teve início no ano de 1980. O dia 27 de setembro foi escolhido por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que se deu dez anos antes, em 27 de setembro 1970.

A decisão foi tomada no âmbito da terceira reunião da Assembleia Geral da OMT, que aconteceu na cidade de Torremolinos, na Espanha, no ano de 1979. De acordo com a própria organização, além dessa data marcar o aniversário do principal documento balizador das atividades da OMT, ela é significativa por indicar o final da alta temporada de turismo no Hemisfério Norte e também o início da alta temporada no Hemisfério Sul.

Leia também: 24 de outubro Dia da ONU

Qual o objetivo do Dia Mundial do Turismo?

O objetivo do Dia Mundial do Turismo é ressaltar a importância dessa atividade em seus mais diferenciados aspectos sociais, culturais e econômicos. Mais recentemente, discute-se também o papel das atividades turísticas na promoção do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, todos os anos, a OMT leva atenção a um tema específico, com o intuito de explorar as diversas facetas do turismo e a sua relevância no mundo atual.

Para que possamos ter uma dimensão de como as atividades associadas ao turismo reverberam na vida cotidiana, no desenvolvimento econômico de uma determinada localidade e sobretudo na natureza, basta vermos alguns dos últimos temas atribuídos ao Dia Mundial do Turismo:

  • Crescimento inclusivo (2021);

  • Desenvolvimento rural (2020);

  • Geração de empregos (2019);

  • Sustentabilidade e transformação digital (2018);

  • Turismo sustentável e desenvolvimento (2017);

  • Acessibilidade universal (2016);

  • Desenvolvimento comunitário (2015);

  • Turismo e a água: proteção do nosso futuro em comum (2014);

  • Energia sustentável (2013).

Importância do turismo

O turismo é considerado uma atividade econômica alocada no setor terciário da economia. Estudos recentes mostram como essa prática tem ganhado cada vez mais espaço nas economias locais, uma vez que o turismo envolve tanto os estabelecimentos e serviços diretamente associados a ele, como de hotelaria e transporte, quanto outras cadeias produtivas e de serviços locais, a exemplo de restaurantes e lojas. Sendo assim, o turismo é muito importante para a geração de receita para uma determinada localidade, movimentando diversos setores e atividades da economia, além de contribuir com a geração de empregos.

A importância do turismo reside também na conservação de espaços e monumentos históricos e na criação de infraestrutura física e realização de melhorias naquelas já existentes, como ruas, parques, avenidas, praças e canteiros. Isso fomenta a recepção de viajantes e pode beneficiar, por extensão, a população que vive em áreas ou cidades turísticas.

Do ponto de vista do indivíduo, a prática do turismo permite o conhecimento de novos lugares, o contato com culturas diferentes e a imersão em contextos sociais que distam daquele com o qual estamos habituados, contribuindo em muito para a formação e desenvolvimento pessoal.

Leia também: Sete maravilhas do mundo moderno

Turismo no Brasil e no mundo

A cidade do Rio de Janeiro é um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Enquanto atividade econômica, o turismo tem apresentado expressivo crescimento nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo. A sua participação direta na composição do Produto Interno Bruto (PIB) mundial é de 3,3%, ao passo que as atividades turísticas e todas as demais que elas movimentam somam uma expressiva fatia de 10,4%.

A OMT contabilizou, para o ano de 2019, um total de 1,5 bilhão de chegadas em todo o mundo. Esse movimento foi duramente afetado pela pandemia da covid-19, assim como o setor turístico como um todo. De acordo com a OMT, as chegadas encolheram em 86%. O continente em que houve maior retração do setor foi o asiático.

Levando em consideração os principais destinos turísticos mundiais, têm destaque as cidades e países da Europa, notadamente a França e a sua capital, Paris, e Londres, na Inglaterra. A Ásia é também um dos continentes mais visitados do mundo, com intenso fluxo de turistas em Hong Kong, Bangkok (Tailândia), Macau (China) e Singapura.

O Brasil recepciona somente 0,5% dos turistas do mundo, sendo mais comum no país o turismo doméstico, isto é, aquele realizado pelos próprios brasileiros de um local a outro dentro do território nacional. Os estados do Sudeste são aqueles que mais recebem e de onde partem os visitantes; em segundo lugar, está a região Nordeste. Já os turistas estrangeiros vêm sobretudo da América do Sul – de países como Argentina, Paraguai e Chile – e dos Estados Unidos. Os destinos favoritos são Rio de Janeiro e Búzios (RJ), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo (SP).

História do turismo

Viagens e deslocamentos temporários de pessoas sempre fizeram parte da história da humanidade. Em função disso, é difícil determinar o surgimento, de fato, do turismo enquanto prática recreativa. Ainda assim, o inglês Thomas Cook é referenciado como o pioneiro das agências de viagem, tendo criado o seu próprio estabelecimento no início do século XIX e, em função disso, recebendo a alcunha de pai do turismo moderno.

Fachada da empresa criada por Thomas Cook no século XIX.

Pesquisadores da área reportam, entretanto, que as viagens turísticas são registradas pelo menos desde o Antigo Egito, quando as pessoas visitavam outros locais com o propósito de acompanhar grandes eventos ou mesmo por questões de lazer, religiosas ou para conhecer novos lugares. Na Grécia Antiga, por sua vez, tem-se nos primeiros Jogos Olímpicos um dos principais atrativos turísticos que motivaram um intenso fluxo de visitantes ao país |1|.

Notas

|1| NAKASHIMA, S. K; CALVENTE, M. del. C. M. H. A História do turismo: epítome das mudanças. Turismo & Sociedade (ISSN: 1983-5442). Curitiba, v. 9, n. 2, p. 1-20, maio-agosto de 2016. Disponível aqui. Acesso em 24 abril 2021.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "27 de Setembro — Dia Mundial do Turismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-turismo.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante