Diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista

Apesar de os três profissionais (psiquiatra, psicólogo e psicanalista) trabalharem com a mente humana, cada um tem uma função no tratamento da saúde mental.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual profissional procurar quando se quer tratar a saúde mental. Psicólogos, psiquiatras e psicanalistas são três profissões que trabalham com a mente humana, mas são distintas em alguns pontos e possuem abordagens diferentes. No entanto, os três profissionais podem atuar juntos no tratamento ou acompanhamento de um paciente.

Cada uma delas, dentro da sua área de atuação e com seu método de tratamento, busca garantir ao paciente o aumento da qualidade de vida e a promoção da saúde. Por isso, é importante conhecer cada uma delas para saber qual profissional procurar.

Leia também: Como a psicologia ajuda estudantes no período pré-vestibular e Enem

Psicólogo

O psicólogo é um profissional formado no curso de psicologia, no qual estuda cerca de cinco anos para concluir a graduação e, após a conclusão, deve ter seu registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) para que possa exercer a profissão.

Psicólogos podem atuar em atendimento individual ou em grupo.

O profissional de psicologia não é um médico e, por isso, não tem permissão para receitar remédios aos pacientes. Os psicólogos trabalham com a intervenção psicológica, sendo ela por meio da orientação, diálogo e aconselhamento. Uma das principais virtudes do psicólogo é saber ouvir.

A formação em psicologia pode ser ramificada para diversas linhas, inclusive a psicanálise, e, após o profissional ter seu CRP, ele se torna apto para atuar na área que escolher. O psicólogo pode fazer psicodiagnósticos, orientação vocacional, psicoterapia, tratamento de fobias e atuar em muitas outras áreas.

O campo de atuação do psicólogo é vasto, podendo atuar em escolas, equipes esportivas, empresas, clínicas e hospitais. Na maioria das vezes, eles são procurados para atender pessoas que estão passando por algum tipo de transtorno comportamental, como crises emocionais, luto, problemas no trabalho ou relacionamentos, depressão, fobia e outros casos.

O psicólogo é o profissional encarregado de estudar o comportamento humano, fazendo análises por meio da observação e também da interação para tentar diagnosticar, prevenir e tratar doenças relacionadas ao sistema emocional.

O tratamento de um paciente por um psicólogo costuma ter longa duração, já que ele tenta desenvolver a capacidade das pessoas de entenderem as causas daquilo que acontece com elas e o impacto disso em seus comportamentos.

Quando o psicólogo nota que o paciente precisa usar medicamentos, como antidepressivos, ele faz o encaminhamento a um psiquiatra.

Leia também: Diferença entre doenças, síndromes e transtornos

Psiquiatra

Dos três profissionais citados neste artigo, o psiquiatra é o único que é médico. O psiquiatra forma-se em medicina e, posteriormente, especializa-se em psiquiatria. São cerca de nove a dez anos até que esse profissional possa concluir sua formação.

Profissionais podem trabalhar em conjunto no processo de tratamento de um paciente.

O médico psiquiatra, durante sua especialização, passa pelos setores de neurologia, emergências, clínica médica e outras para que possa aprender, na prática, a forma de estudar e tratar um paciente.

O trabalho do psiquiatra é um pouco mais abrangente, já que ele tem conhecimento sobre neurologia e psicofarmacologia e, por isso, tem a capacidade de compreender a questão biológica do problema apresentado pelo paciente.

Entre os profissionais que atuam no trabalho da mente humana, o único que pode prescrever medicação para o paciente é o psiquiatra. Quem estiver em tratamento com esse profissional, além do auxílio neurológico, também pode receber um auxílio medicamentoso.

Psicanalista

A psicanálise é um método terapêutico que foi proposto pelo médico neurologista Sigmund Freud, no século XX, com o objetivo de entender como funcionava a mente humana, em especial dos que tinham sofrimento mental. Freud pedia para que seus pacientes se deitassem em um sofá, o conhecido “divã”, de forma que eles pudessem sentir-se mais à vontade durante as consultas.

Representação de Freud e divã em museu de Londres [1]

Como a psicanálise é uma linha terapêutica da psicologia, geralmente os psicanalistas são psicólogos que se especializam nesse tipo de terapia. Também é comum ter médicos que são psiquiatras e psicanalistas, podendo, nesse caso, receitar medicamentos.

No entanto, para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O psicanalista pode ser graduado em outras áreas distintas das que cuidam da saúde mental. A especialização em psicanálise dura, em média, dois anos.

O psicanalista utiliza associações livres, sonhos e materiais inconscientes do próprio paciente para poder auxiliá-lo em sua recuperação. Alguns psicanalistas utilizam a técnica da regressão, que consiste em instruir o paciente a buscar na sua mente o exato momento de sua vida que possa ter originado as emoções negativas.

Diferenças entre as profissões

É importante lembrar que os psicólogos e psiquiatras podem ser psicanalistas, mas nem todo psicanalista é um psicólogo ou psiquiatra, já que ele pode ter formação superior em outras áreas.

Veja as diferenças entre os três profissionais:

 

Formação

Psicólogo

Psiquiatra

Psicanalista

Psicologia

Medicina

(Com especialização em psiquiatria)

Não exige graduação específica, apenas especialização na área.

Atuação

Clínicas, hospitais, empresas, escolas etc.

Clínicas e hospitais

Clínicas

Tratamento

Várias linhas

Exames e medicações

Psicanálise

Públicos

Individual ou grupo

Individual

Individual ou grupo

Medicação

Não utiliza.

Pode receitar.

Não utiliza.

 

Créditos da imagem:

[1] Shutterstock/Yuri Turkov

 

Por Giullya Franco
Jornalista

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCO, Giullya. "Diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/psiquiatra-psicologo-psicanalista.htm. Acesso em 28 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Vídeoaulas